fbpx

O Mercado Livre se tornou um dos principais marketplaces da América Latina e muitas pessoas anunciam diariamente neste site. Se você tem uma loja virtual ou não – e eu recomenda que tenha, e deseja saber se ainda vale a pena vender no Mercado Livre depois do crescimento dos e-commerces este post irá resolver suas dúvidas! Confira!

O Mercado Livre

Vender no Mercado Livre tem sem mostrado algo bastante positivo já que ele é o principal marketplaces do Brasil atualmente e grandes e pequenos e-commerces anunciam nesta plataforma de vendas, além de pessoas que não possuem loja física ou virtual

 

Esse marketplace possui milhões de visitantes por mês, o que mostra que ainda pode ser muito vantajoso utilizá-lo para começar a vender online ou para aumentar as vendas do seu negócio.

Como vender no Mercado Livre

Para vender no Mercado Livre não existe segredo, basta criar uma conta como novo usuário (para empresa ou pessoa física) e escolher em qual categoria deseja atuar. A partir daí você cria os anúncios dos seus produtos e acompanha as suas vendas e operações no painel do Mercado Livre.

 

Quando o usuário é novo nesse modelo de vendas é normal ficar confuso sobre o funcionamento da plataforma, mas não se intimide, separamos algumas dicas neste post para que você alcance seus objetivos.

Como ter sucesso vendendo no Mercado Livre

Existem algumas dicas que fazem com que suas vendas aumentem consideravelmente

O título dos anúncios pode ser um fator determinante

 

Crie um título que faça com que o consumidor encontre facilmente seu produto e entenda claramente do que se trata a mercadoria. O Mercado Livre possui uma página para ajudar seus anunciantes a escolherem melhor seus títulos por meio da exibição das palavras mais buscadas no marketplace, podendo ser visualizado por categorias, o que facilita bastante a atrair mais tráfego para os seus anúncios cadastrados no site.

Respostas rápidas são essenciais 

Essa ação pode aumentar suas vendas significativamente, uma vez que os e-costumers procuram agilidade no atendimento online. É universal o desejo de esclarecer nossas dúvidas de modo prático e rápido. Por isso, preste atenção no atendimento que está dando aos visitantes dos seus anúncios, e trate-os de forma educada e prestativa.

A importância da boa reputação 

Se o seu desejo é vender mais no Mercado Livre, não deixe de pensar na reputação que você tem neste site. A reputação influencia no seu posicionamento e na preferência das pesquisas. 

 

Para ganhar uma boa reputação siga as dicas citadas  acima e invista em manter seus clientes satisfeitos. Venda produtos de qualidade e confiança, cumpra os prazos de entrega e utilize embalagens seguras, a fim de evitar que ela seja danificada.

 

Saiba como lidar com essa situação de maneira rápida e eficaz.

Ainda vale a pena vender no Mercado Livre?

No início desse século, os e-commerces eram raros e quase não se utilizava este módulo para se vender ou comprar pela internet. Justamente nessa época, o Mercado Livre inicia suas atividades, suprindo as necessidades do vendedores e consumidores de vender e comprar online. Hoje em dia, os e-commerces têm crescido cada vez mais, mostrando-se muito vantajosos e relevantes. Então surge a questão: ainda vale a pena vender no Mercado Livre?

 

De acordo com Mercado Livre, site registra seis mil buscas e nove vendas por segundo, sendo que 90% dos produtos vendidos são novos. No país temos 15.480 vendedores com faturamento que permite sustentar 98.648 postos de trabalho. Esses números representam uma fatia de 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Isso deve ser suficiente para responder sua dúvida, certo? Se ainda não está convencido, leia mais algumas vantagens a seguir:

 

Uma das vantagens para se vender no Mercado Livre é a facilidade para vender, principalmente para inciantes. O custo de investimento não é tão alto, não é preciso criar uma infraestrutura própria, já que o anunciador utilizará uma plataforma para vender no Mercado Livre. 

 

Além disso, como mostrado acima, o número de visitantes é enorme diariamente, possibilitando a opção de atingir um maior público de modo mais fácil, e até automático.

 

Porém, esse marketplace também apresenta desvantagens. A concorrência é muito acirrada, podem existir muitas pessoas vendendo os mesmo produto que o seu que estarão a um clique de distância do consumidor. 

 

As taxas cobradas para se vender no Mercado Livre são elevadas e são feitas por produto vendido. Apesar do cadastro para se vender no Mercado Livre ser gratuito, serão cobradas tarifas sobre as vendas, anúncios e serviços feitos e ofertados no site. O cálculo para o custo para anunciar produtos é feito de acordo com a exposição e duração do mesmo somado a outras tarifas adicionais. Ademais, a tarifa sobre venda é cobrada também quando o vendedor não cancelar a venda no prazo estipulado.

 

Um fator negativo de vender no Mercado Livre(exclusivamente) é a dependência. Caso o marketplace encerre suas atividades, mude suas regras ou aumente as taxas, seu negócio estará totalmente vulnerável, pois a sua renda depende exclusivamente dessa plataforma. Por isso, ter o Marketplace como único canal de venda pode ser perigoso para seu negócio.

 

Vale lembrar que vender no Mercado Livre não deve ser seu único módulo de venda e que ter seu própria e-commerce é sempre uma opção mais confiável e positiva

 

Sendo assim, é importante que sua própria loja virtual seja trabalhada juntamente ao uso do Mercado Livre, aumentando assim a credibilidade da sua marca e a confiança dos seus clientes em buscar diretamente seu e-commerce para adquirirem os mesmos produtos encontrados nos Marketplaces.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Caso não tenha uma loja virtual ainda, não desanime! Ainda dá tempo de passar na frente de seus concorrentes e ter sucesso com as suas vendas.

Por que atuar em e-commerce juntamente do Mercado Livre

Uma loja virtual dá total liberdade de personalização ao seu dono, possibilitando a criação de uma personalidade à sua marca. Por meio dela, existe a possibilidade de maior interação com os clientes, o que torna o fortalecimento da marca mais evidente.

 

Apesar de mais complexa em relação aos marketplaces, existem empresas de vários tipos que ajudam no processo de criação e manutenção de um e-commerce com custo menor, o que torna a escolha do tipo de loja virtual ainda mais fácil!

 

Caso vender no Mercado Livre se torne inviável para que você venda de forma positiva, você ainda terá sua loja funcionando normalmente e não perderá produtos e informações nele cadastrados.

 

A integração para vender no Mercado Livre pode fazer sua loja crescer e lucrar mais, pois esse marketplace tem potencial para aumentar bastante as suas vendas, tornando-se seu aliado de vendas!

 

Existem muitas vantagens para se atuar em e-commerce juntamente do Mercado Livre, confira algumas delas:

 

  • Cadastro ilimitado de produtos;
  • Pedidos registrados automaticamente;
  • Retorno automático de pagamentos;
  • Gerenciamento automático em tempo real dos anúncios no Mercado Livre;
  • Qualificação das vendas.

 

Portanto, a loja virtual é um recurso essencial para quem deseja vender online. No e-commerce existe espaço para desenvolver sua própria marca, com design próprio, atendimento direto ao cliente e não precisará ficar refém das regras para vender no Mercado Livre ou qualquer outro marketplace.

 

Está na hora de dar o primeiro passo e finalmente criar sua loja virtual!

 

Bom, espero ter tirado suas dúvidas sobre se ainda vale a pena vender no Mercado Livre. Caso ainda queria esclarecer mais alguma assunto, deixe um comentário!

 

Boa sorte e boas vendas!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,   Facebook,   InstagramLinkedIn YouTube.

 

Vender no Mercado Livre sem saber isso, PODE TE QUEBRAR!


Comentários

Comentários

Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
Post criado 7

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo