O que é importante saber sobre pesquisa de satisfação do cliente

Toda empresa precisa criar ações para melhorar a qualidade de seu produto ou serviço e proporcionar uma ótima experiência de compra para o consumidor. Aplicar a pesquisa de satisfação do cliente é uma ótima maneira de certificar a excelência desse trabalho.

 

Desenvolver estratégias de marketing sem se preocupar com o feedback do cliente e o retorno do seu consumidor no pós-venda é a receita para o insucesso de qualquer negócio.

 

Por isso, neste post abordaremos a importância da pesquisa de satisfação do cliente e os detalhes que você deve ficar atento ao adotar essa estratégia. Acompanhe!

O que é a pesquisa de satisfação do cliente?

A satisfação do cliente é simplesmente o grau de felicidade experimentada por uma pessoa ao realizar uma compra ou usar determinado serviço de uma empresa. Consequentemente, quanto maior o nível de satisfação, maiores as chances de uma nova realização de compra.

 

A pesquisa de satisfação é justamente a ferramenta que verifica o quanto as expectativas do cliente foram atendidas.

Qual a importância da aplicação da pesquisa?

Realizar uma pesquisa de satisfação é sempre a melhor maneira de descobrir o que os clientes pensam.

 

Por meio dela, é possível também melhorar o relacionamento com clientes insatisfeitos e impedir que eles abandonem a marca. Ou seja, com essa estratégia, a empresa tem as ferramentas para atender às expectativas dos consumidores e conhecer as suas necessidades.

Quais métricas são importantes?

Para que a pesquisa apresente os resultados esperados, é importante acompanhar o processo utilizando algumas métricas. Confira as principais!

Net Promoter Score (NPS)

Quantas vezes já perguntaram a você sobre um bom lugar que recomendaria para almoçar ou jantar? Toda empresa gostaria de identificar esses clientes fiéis que levariam outras pessoas a fazer negócio com a organização.

 

Felizmente, há uma maneira de medir isso e incentivar a fidelidade. O NPS é um exemplo de pesquisa de satisfação que permite identificar clientes que gostam e recomendam a marca.

 

O NPS baseia-se em uma pergunta simples e direta ao consumidor: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?”.

 

Depois disso, é preciso fazer uma análise das notas recebidas. Se a média ficar abaixo de seis, significa que o grupo ou o cliente não estão satisfeitos e será preciso aplicar uma estratégia de recuperação.

CES

A pontuação do esforço do cliente (CES) avalia a satisfação do cliente em relação à solução de algum problema no produto ou serviço.

 

A pesquisa é composta por uma declaração bastante objetiva: “Por favor, avalie até que ponto você concorda com a seguinte afirmação: a empresa facilitou a resolução do problema do meu produto/serviço.”

 

A partir do resultado, é possível analisar a relação entre cliente e empresa e melhorar o vínculo com consumidores insatisfeitos.

CSAT

CSAT é a abreviação de Customer Satisfaction Score, um indicador de desempenho comumente utilizado para acompanhar a satisfação dos clientes com os produtos e/ou serviços de uma organização.

 

O CSAT é medido por uma ou mais variações de uma questão que geralmente aparece no final de uma pesquisa de feedback do cliente.

 

Por exemplo: “Como você avaliaria a sua satisfação geral com os bens/serviços que recebeu?”. Os respondentes utilizam a escala de 1 a 5. Quanto mais próximo do 5, mais satisfeito, e quanto mais próximo do 1, mais insatisfeito seu cliente estará.

Quais os benefícios de se utilizar a pesquisa de satisfação?

Realizar pesquisas para avaliar a satisfação de seus consumidores pode trazer grandes benefícios para o seu negócio:

 

  • ajuda a manter os clientes atuais;
  • impulsiona a atração de clientes em potencial;
  • contribui para estabelecer uma cultura organizacional na qual o trabalho de todos os membros da empresa é focado em satisfazer o cliente;
  • melhora o relacionamento entre empresa e cliente.

A pesquisa de satisfação do cliente é uma ótima ferramenta para medir o nível de comprometimento que o consumidor tem com a sua empresa. Além disso, com um trabalho de melhoria realizado a partir das respostas obtidas, é possível aumentar a taxa de fidelidade dos compradores.

 

Sendo assim, analise as informações e inclua a pesquisa de satisfação em sua estratégia de relacionamento.

 

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail conteúdos incríveis sobre temas relacionados.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais