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A medida que seu site cresce, principalmente em lojas virtuais com alta rotatividade de produtos, cada vez mais links, imagens e conteúdos vão se acumulando em sua infraestrutura, e se ela não estiver preparada para isso, com o passar do tempo, você sentirá a lentidão se assentando cada vez mais rápida e pesando no seu sistema.

 

Por isso, vamos listar algumas dicas que poderão evitar problemas futuros e deixar sua loja virtual mais rápida!

Hospedagem

Muitas vezes, quando você está começando a montar sua primeira loja virtual, acaba optando por uma hospedagem barata. O que até pode te atender em um primeiro momento mas a medida em que sua loja virtual começar a crescer rapidamente, você começará a observar problemas de lentidão e indisponibilidade, que afetam da pior maneira possível os seus lucros.

 

Este tipo de hospedagem básica é um servidor compartilhado onde seu site divide os recursos e tráfegos com centenas de outros sites, o que pode impactar no desempenho do seu site, em casos de picos de acesso.

 

Se você optar por um Cloud Server ou por um sistema de loja virtual que já é nativamente hospedado em ambiente Cloud, como é o caso da iSET, você não terá que se preocupar com desempenho, pois é possível escalar automaticamente os recursos em momentos de picos e além disso, os recursos computacionais são exclusivos de sua loja virtual, o que vai deixar ela muito mais rápida.

Infraestrutura

Hoje contamos com tecnologias de CDN, como o CloudFlare ou o TurboCache, que já são integrados nas lojas virtuais da iSET.

 

Para reduzir o tempo de carregamento da sua loja virtual e ter uma resposta mais rápida, esses serviços criam uma cópia do seu site em várias regiões diferentes. Assim, quando um usuário for acessar sua loja virtual, o fará pelo servidor que estiver mais próximo.

 

Além disso, esses serviços contam com “minificação do código”, que comprime os códigos da loja facilitando a entrega deles para o navegador, e também armazena as imagens em um servidor de cache a parte, desonerando o servidor da loja virtual de ter que gastar recurso entregando e carregando todas as imagens do site a cada acesso, entre diversos outros recursos tecnológicos que irão deixar sua loja virtual mais rápida.

 

Não esqueça de deixar seu certificado SSL sempre ativo! Caso ele perca a validade, seus links apresentarão problemas de carregamento, o que atrapalhará a performance de abertura do site e a segurança do mesmo. Mantendo o seu SSL sempre ativo, haverá uma entrega positiva da velocidade do seu site e no SEO do Google.

Imagens

Um dos fatores mais comuns de lentidão em um site é imagens com qualidade extremamente alta e com tamanho exagerado, que demoram a ser baixadas pelos usuários com conexões ruins, atrasando o tempo de abertura da loja virtual e gerando um tráfego de dados muito alto, consumido exageradamente recursos do servidor.

 

Sempre faça um tratamento nas imagens antes de enviar para o servidor, como por exemplo compactando-as. Caso não tenha experiência com editores de imagem, existem softwares como o CompressPNG ou o CompressJPEG, que são gratuitos e fazem esse serviço de maneira automática e intuitiva.

Excesso de Plugins

Já faz muito tempo que o próprio Google recomenda você não utilizar plugins e extensões em JavaScript e Flash (que inclusive já caiu em desuso) de maneira excessiva em qualquer tipo de site.

 

A quantidade de códigos “Open Source” que deixam seu site mais bonito e prático é absurda, e pode deixar você tentado a encher sua loja virtual de coisas legais, mas que nem sempre são tão úteis.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

 

O carregamento das bibliotecas JavaScript tem uma grande relevância no tempo carregamento do site e se estiver mal instalada ou com erros, pode causar lentidão extrema ou travamento do site. Então, tente usar apenas scripts essenciais e não exagerar nos enfeites!

Cache do Navegador

Um recurso muitas vezes ignorado são os cabeçalhos que definem o tempo de cache dos recursos da loja virtual, que ficam armazenados no cache do navegador do usuário após o primeiro acesso ao seu site, fazendo com que os próximos acessos sejam muito mais rápidos.

 

Se o tempo de armazenamento for muito curto para tudo, as coisas poderão sempre estar lentas para seus clientes. Então, saber gerenciar o tempo de cache dos diferentes recursos da loja virtual é importante para evitar recarregamentos desnecessários de arquivos estáticos.

Monitore sua loja!

Se mesmo após revisar todos os itens citados acima em sua loja virtual ainda estiver com lentidão, você pode fazer baterias de testes para descobrir o que está causando a mesma, utilizando ferramentas feitas especialmente para esse objetivo. Confira algumas:

 

  • Think with Google: A própria Google oferece uma ferramenta comercial onde apresenta dados atualizados do seu site com dicas de onde você pode melhorar. Além disso, também mostra de maneira diferenciada os problemas que existem para os usuários mobile e para os de desktop.
  • Gtmetrix: Essa ferramenta também analisa, mostra relatórios de desempenho detalhados do seu site e também te dá dicas de como corrigir os problemas que estão causando lentidão.
  • PageSpeed Insights: Outra ferramenta do Google, mais focadas em usuários avançados que entendem os termos técnicos de maneira mais crua. Ela também analisa e gera relatórios do desempenho do site e dá dicas do que fazer para melhorar o mesmo.

Conclusão

Ter uma loja virtual rápida é sinônimo de mais conversão de vendas!

 

Com isso em mente, a iSET disponibiliza uma plataforma de e-commerce com os melhores recursos de infraestrutura e hospedagem para que você não tenha que se preocupar com isso. Além de disponibilizar uma equipe de consultores que irão te dar dicas na hora de customizar sua loja deixá-la com a melhor performance possível!

 

Para conhecer melhor a iSET, você pode clicar aqui: http://bit.ly/2GHRlPn

 

Bom, espero que eu tenha conseguido te ajudar. Deixe nos comentários se este post lhe foi útil!

 

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Victor Luiz
DevOps da empresa iSET - Internet, Soluções e Tecnologia, atuando na área de inovações tecnológicas e novas integrações. Acumulando experiência há 11 anos na área de e-commerce. Apaixonado pela cultura japonesa e amante de livros de fantasia e ficção científica.
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