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O dia do cliente está chegando e, assim como na Black Friday, Dia do Consumidor e em outras datas especiais, você precisa fazer preparativos para que possa aproveitá-lo ao máximo, impulsionando suas vendas e o reconhecimento da marca.

 

Diferente do que muitos pensam, a guerra de preços não é o suficiente para destacar seu próprio negócio dentre os concorrentes nestes tipos de oportunidade. Pensando nisso, criamos uma lista com dicas para ajudá-lo a vender mais no dia do cliente. Confira!

1. Otimize sua página de produto para conversão

Para começar, é importante garantir que sua página de produto está otimizada para conversão. Para isso, concentre-se em alguns elementos críticos que afetam a experiência de compra online.

 

Certifique-se de otimizar sua página para os mecanismos de busca, ou seja, trabalhar com SEO (Search Engine Optimization). Isso envolve garantir que sua página carregue rapidamente, assim como aplicar técnicas para fazer com que consumidores possam encontrá-lo através de resultados orgânicos no Google.

 

Outro fator crucial para que você consiga vender mais no dia do cliente é certificar-se que seu ecommerce é inteiramente compatível com o mobile, ou seja, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

 

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Hoje, grande parte das vendas online são feitas à consumidores acessando através destes aparelhos, como aponta um estudo realizado em 2018 pelo Mundo do Marketing.

 

Além disso, não deixe de inserir elementos de upsell e cross sell em sua página e destacar outros benefícios, como programa de fidelidade e frete, que falaremos a respeito logo mais.

2. Esteja pronto para atender novos visitantes

Toda estratégia que envolve promoções, expectativa e datas comemorativas têm como objetivo não apenas impulsionar as vendas, mas também trazer mais pessoas para sua página. Afinal, mesmo que estes novos visitantes não comprem agora, podem ser convertidos em leads e posteriormente serem trabalhados dentro do funil de vendas.

 

Levando isso em consideração, é importante estar pronto para atender imediatamente todas estas novas pessoas. Para isso, não esqueça de considerar que o telefone ficaria congestionado e o email não te permite alavancar o senso de urgência.

 

Portanto, a melhor forma de atender imediatamente no ambiente digital, de dentro da página de seu ecommerce, é através de uma solução de chat online. O chat online é considerado o canal de atendimento preferido pelo consumidor online e, diferente do que muitos pensam, não funciona apenas para oferecer suporte.

 

Esta ferramenta apresenta recursos projetados para aumentar suas chances de conversão, como a possibilidade de monitorar e abordar visitantes proativamente, enviar propostas através do chat.

 

As melhores soluções do mercado – como por exemplo a JivoChat – também oferecem integrações entre outros serviços e canais de atendimento, o que te permite otimizar o trabalho da equipe, centralizar informações e acompanhar o desempenho de perto.

 

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3. Gere expectativa para leads

Com seu ecommerce preparado para receber novos visitantes, é hora de empregar campanhas de marketing digital e gerar expectativa a partir de sua própria base de leads.

 

Para isso, não deixe de impulsionar sua marca nas redes sociais, tanto através de publicações em sua página quanto através de anúncios direcionados – que lhe permitem filtrar e segmentar o alcance para aumentar as chances de conversão – como a partir do Facebook Ads, por exemplo.

 

E claro, não deixe de alavancar seu email marketing e enviar conteúdo relevante, chamando atenção para o dia do cliente e informando que seu negócio estará apresentando ofertas especiais para a data.

 

O objetivo aqui é fazer com que seus leads cadastrados não comprem na concorrência e aguardem até o dia do cliente, onde você poderá aproveitar vários diferenciais – não só o preço – para vender mais e fidelizá-los.

4. Destaque seu programa de fidelidade

Como mencionamos anteriormente, a guerra de preços realmente não é o suficiente para conquistar clientes no mercado digital. Afinal, os consumidores já conhecem diversos serviços projetados exclusivamente para comparar preços entre diversos ecommerces e sabem que conseguem chegar na página de um concorrente com apenas alguns cliques.

 

Portanto, é necessário apresentar diferenciais e benefícios adicionais para impulsionar o processo de tomada de decisão, como é o caso de um programa de fidelidade.

 

Entre pontos que possam ser trocados por produtos ou serviços, cupons de desconto para compras futuras ou utilize outros formatos de programa de fidelidade para que o cliente possa perceber o valor agregado em comprar de você e não do concorrente, mesmo que estes estejam vendendo o produto mais barato!

 

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5. Chame atenção com o frete

Outro importante elemento que tem grande impacto no processo de tomada de decisão do cliente é o frete. Oferecer o produto por um menor preço mas fazer com que o valor final da compra seja mais caro que na concorrência devido ao valor do frete não é uma situação nem um pouco incomum no mercado digital.

 

Portanto, faça do frete um diferencial competitivo de seu negócio para que consiga vender mais no dia do cliente. Isso não significa necessariamente oferecer frete grátis, mas considere ao menos bonificá-lo durante esta data. Alternativamente, você pode sim oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor, por exemplo.

6. Alavanque o senso de urgência 

Assim como em outras datas comemorativas e promoções especiais, é importante saber alavancar o senso de urgência. Isso significa fazer com que o cliente tome a decisão imediatamente por considerar fatores que podem fazê-lo perder a oportunidade, como: estoque limitado, duração das ofertas, produtos ou valores agregados com duração limitada, entre outros elementos.

 

O objetivo de alavancar o senso de urgência é reforçar a assertividade do cliente, ou seja, tirá-lo “de cima do muro” e fazer com que tenha certeza que está fazendo um bom negócio ao avaliar suas ofertas e todos os benefícios agregados.

Pronto para vender mais no dia do cliente?

Aproveite todas estas dicas e não deixe de se preparar com antecedência para conseguir os melhores resultados. Esteja pronto para atender bem ao consumidor mobile, ofereça preços competitivos e agregue valor às suas ofertas para aumentar suas chances de conversão e fidelizar mais clientes.

 

Se suas páginas ainda não são compatíveis com dispositivos móveis ou você não consegue organizar todos estes elementos de forma prática, a iSET certamente pode ajudá-lo, oferecendo uma plataforma de ecommerce robusta e projetada para ajudá-lo a vender.

 

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