Loja virtual ou mercado livre: o que é melhor?

As vendas online têm se tornado populares, e muitas pessoas já preferem comprar seus eletrodomésticos, smartphones, computadores, entre outros muitos itens em ambientes virtuais. Para os empresários, a dificuldade está em escolher a melhor plataforma para divulgar os seus produtos.

 

Pensando nisso, elaboramos este post, que apresenta informações importantes sobre duas alternativas: Loja Virtual ou Mercado Livre, qual é a melhor? Continue a leitura e confira!

Como funciona a loja virtual?

Loja virtual é uma página na internet com funções complexas para o gerenciamento de venda de produtos online. A loja virtual será sua, então você terá uma grande liberdade na gestão. O começo demandará mais responsabilidade com pesquisa, planejamento e investimento e por isso você pode demorar um pouco para colher os frutos.

 

Em contrapartida, uma loja virtual dará maior possibilidade em relação à interação com os clientes, o que torna o fortalecimento da marca mais evidente, podendo, inclusive, fazer com que a loja se torne mais vantajosa.

 

Apesar de mais complexo, existem empresas diferenciadas que ajudam no processo de criação e manutenção de uma loja virtual a um baixo custo, o que torna a escolha do tipo de loja virtual ainda mais fácil.

Prós

  • maior liberdade e personalização;
  • custos operacionais mais baixos;
  • mais estabilidade e segurança;
  • maior interação e fidelização com os clientes;
  • construção e fortalecimento da sua marca.

Contras

  • requer investimento em marketing;
  • é necessário um planejamento;
  • o retorno pode ser um pouco mais demorado.

Como funciona o Mercado Livre?

O Mercado Livre é um Marketplace, ou seja, é um portal de e-commerce (muitas vezes também chamado de shopping virtual) funcionando em dois princípios: de um lado temos os clientes e do outro os lojistas, interagindo na mesma plataforma, ainda que de maneira distinta.

 

É, sem dúvida, uma excelente ferramenta para iniciar suas vendas, devido a uma série de fatores. A infraestrutura está pronta e graças a isso, começar a vender é fácil: basta fazer um cadastro, anunciar seus produtos (de graça ou pagando uma taxa para que eles tenham maior visualização dentro da plataforma) e aguardar os clientes começarem a comprar.

 

Outra grande vantagem é a quantidade de visitas que o site recebe por mês: em junho de 2015, segundo o relatório da com Score Media Metrix, registrou impressionantes 127,2 milhões de acessos. Isso significa que é o e-commerce com o maior número de visitas em todo o Brasil.

Prós

  • milhões de visitantes por mês;
  • facilidade para vender, principalmente iniciantes;
  • muitas opções para atingir maior e mais variado público.

Contras

  • concorrência muito alta;
  • as regras podem mudas a qualquer momento;
  • taxas elevadas.

Loja virtual ou mercado livre: qual é a melhor escolha?

Como você pôde ver, tanto a loja virtual quanto o Mercado Livre têm prós e contras, então, um dos fatores que vai determinar a sua decisão é o nível em que você está.

 

Se você for iniciante é recomendado, pela facilidade que oferece, o Mercado Livre. Porém, mesmo sendo iniciante, você também poderá optar pela loja virtual, que apesar de demandar mais pesquisa e planejamento, poderá trazer inúmeras vantagens para você e seu negócio.

 

Está na hora de dar o primeiro passo e finalmente criar sua loja virtual!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.

 

Vender no Mercado Livre sem saber isso, PODE TE QUEBRAR!


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais