Como preparar o design da sua loja virtual para o final de ano

Você deve saber que o design de um e-commerce pode dar muitos resultados positivos, como aumentar as vendas e atrair clientes, principalmente no fim de ano. Mas isso só pode acontecer quando o design é preparado devidamente.

 

Pensando nisso, separei para você um post sobre como preparar o design da sua loja virtual para o fim de ano. Continue lendo!

Importância do design de e-commerce

Primeiramente é preciso saber por que o design da sua loja virtual para o final de ano é tão importante.

 

A aparência pode afetar diretamente na credibilidade da sua marca, pois é frequentemente relacionado à confiabilidade da loja. Além disso, um design profissional fará com que os visitantes do site naveguem com mais fluidez e facilidade pela sua loja, pois ela fica mais clara e autoexplicativa. Isso aumenta as vendas consideravelmente.

 

Agora confira algumas dicas de como preparar o design da sua loja virtual para o final de ano!

 

Um bom design para e-commerce pode trazer muito mais resultados do que você imagina e, principalmente, pode lhe ajudar a aumentar suas vendas!

Simplicidade

O simples pode ser a resposta para qualquer dúvida. O objetivo do design de e-commerce simples deve ser fazer com que seus clientes se interessem pelo seu e-commerce e se sintam seguros ao acessar sua loja virtual e comprar nela.

 

E é bastante simples fazer isso! Basta que você tenha um design simples, bonito e intuitivo. Pense em um checkout rápido e prático para não assustar seus clientes. Tudo tem que ser feito para facilitar a jornada de compra do cliente.

 

Sobre as imagens, logo e banners: tente usar um padrão que combine com a identidade da sua marca. Se você não entende muito sobre design de banners e imagens para loja virtual, contrate um profissional, você não cometerá erros desse jeito. Lembre-se de que fotos de produtos devem ter vários ângulos, serem de alta qualidade, boa iluminação e que despertem a confiança do seu consumidor

Experiência do cliente

A experiência do usuário online é uma pauta frequente entre os pesquisadores e empreendedores de marketing digital. Até mesmo o Google já se deu conta dessa importância. A empresa deixou claro que os mecanismos de busca vão dar crédito aos sites que oferecem essa condição de navegação.

 

Sendo assim, defina corretamente onde ficarão as informações importantes para o design do seu e-commerce, como por exemplo as categorias, filtros, busca inteligente, destaques de produtos, etc.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Rapidez na loja virtual

Para preparar o design do seu e-commerce para o fim de ano é extremamente necessário pensar na velocidade da sua loja virtual. Clientes não gostam de esperar, mesmo que sejam só alguns segundos a mais, eles irão se sentir incomodados.

 

Para ter um site mais rápido, possua um certificado de segurança ativo. Ele protege os dados dos seus clientes e dá mais confiança ao seu consumidor, também entregará uma resposta positiva da velocidade da sua loja para o Google, ajudando a melhorar sua indexação. Legal, não é?

 

Além disso, tenha hospedagem em nuvem, pois com isso não há oscilações visto que através destes sistemas é possível escalar automaticamente os recursos em momentos de pico. Outra dica é ter um design responsivo, que citaremos no próximo tópico.

Design responsivo e mobile

Não sabe o que é o design responsivo? Não precisa se preocupar, eu te explico!

 

O design responsivo adapta a diversos dispositivos móveis, como celular, tablet, notebook, televisão, etc. sem perder navegabilidade. Ele também possui uma interface inteligente que oferece uma ótima experiência de usuário e de compra ao seu consumidor.

 

Agora, a plataforma mobile é um design desenvolvido exclusivamente para dispositivos móveis.

 

Estes dois são ótimas opções para investimento para o movimento de fim de ano, mas também durante todo o resto do ano, pois é um bom diferencial.

 

Você sabia que, atualmente, mais de 80% das pessoas acessam os seus conteúdos utilizando os dispositivos móveis? Pois é, as pessoas estão cada vez mais usando seus celulares para realizar compras.

 

E é por isso que ter um design responsivo na sua loja virtual no ano novo é super importante! O design responsivo para e-commerce ajuda em diferentes esferas, sobretudo na rapidez de carregamento de dados. Ou seja, além de o visual ser mais atrativo e estruturado, o usuário não precisa ficar esperando tanto. Essa medida é eficaz, pois auxilia na redução da taxa de abandono.

 

Clique aqui e descubra qual é a diferença entre site responsivo e site mobile além das vantagens de cada tipo.

Call to action

Os botões Call to action são perfeitos para colocar na sua loja virtual no fim de ano. O termo call to action (ou “chamar para a ação”, em tradução livre) é usado para elementos no site que solicitam uma ação do usuário– o clique.

 

Além disso, são peça fundamental no processo de conversão. Quando o cliente está no seu site, ele procura por esse botão que irá permiti-lo efetuar a compra. Se ele demora mais de alguns segundos para achá-lo, normalmente desiste da compra– e você perde uma venda certa. Para que isso não aconteça, você deve dar destaque ao call to action.

 

Por esse motivo, não se esqueça de usá-lo na preparação do design da sua loja virtual para o final de ano.

Testes A/B

O teste A/B consiste em comparar duas versões (A e B) de uma web page a fim de descobrir qual delas apresenta melhor performance. No caso, são mostradas as duas páginas, simultaneamente, a dois grupos semelhantes de visitantes; vence a versão que apresentar a maior taxa de conversão.

 

Fazer um teste A/B é ótimo para saber o que está e o que não está funcionando no seu site. Você pode testar basicamente todos os elementos que compõem a página e que podem afetar o comportamento e as ações do cliente.

 

Ele é perfeito na hora de preparar o design da sua loja virtual para o final de ano, afinal, você pode testar cor e posicionamento dos botões call to action, imagens, banners, textos, links e muito mais!

 

Fazendo diferentes comparações entre esses elementos, você descobrirá qual ou quais tipos de modelo agradam mais ao potencial consumidor de ano novo!

Use imagens

Ao preparar o design da sua loja virtual para o final de ano utilizar as imagens certas no seu site pode aumentar consideravelmente a taxa de conversão, e por diferentes motivos. Uma simples foto pode trazer à tona no cliente bons sentimentos, como felicidade e alegria, e fazer com que ele crie laços com a marca.

 

Muitas pessoas compram algo por razões emocionais, e essa identificação criada entre consumidor/empresa a partir dos sentimentos despertados facilita o processo de compra. Adicionar fotos e alguns depoimentos é uma fórmula mágica para criar empatia.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Espero que você tenha gostado do post e que ele tenha resolvido suas dúvidas. Se você quer saber mais sobre design de e-commerce, leia nosso post sobre: ‘’Design para e-commerce: 6 dicas para aumentar suas vendas!’’.

 

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