Você já acessou um site e simplesmente se encantou pelo mesmo graças a um banner atraente e bem colocado?

 

Parece pouco, mas várias vezes uma loja conquista um cliente pelo design bem planejado de banners que causam uma boa primeira impressão capaz de atiçar a curiosidade e aumentar a vontade do comprador em explorar as páginas e produtos da loja.

 

Talvez você ainda esteja em dúvida quanto a importância dos banners na sua loja virtual, então vamos pensar numa situação real:

 

Quando você sai para fazer compras na rua, shopping ou mercado e se depara com o mesmo produto em duas lojas diferentes, uma delas organizada, enfeitada na medida certa, com cores agradáveis, enquanto a outra, poluída visualmente, com excesso de informação e cores muito carregadas. Qual delas atrairia sua atenção, traria a sensação de segurança e credibilidade estimulando-o a entrar e conhecer os produtos?

 

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Bom, o impacto é o mesmo quando se trata de uma loja virtual, uma vez que os banners são parte essencial para chamar a atenção positiva ou negativamente clientes em potencial.

 

Agora que explicamos um pouquinho mais sobre a importância dos banners na sua loja virtual vem a dúvida: “Como eu mesmo poderia fazer bons banners para minha loja?”.

 

Aqui estão 7 dicas para você, mesmo leigo, consiga produzir banners interessantes e harmônicos para incrementar seu template!

1. Orientação e tamanho

A primeira dica é bem simples, porém de grande importância: antes de qualquer coisa você precisa ter em mente o básico sobre o seu banner, ele será horizontal ou vertical? Terá a largura da página inteira? Será uma composição de vários pequenos banners? Qual será a altura?

 

Com esses detalhes pré definidos, a procura pelos elementos que farão parte da composição se torna mais simples e direta agora que você possui uma imagem mais concreta do resultado desejado e já se encontra preparado para seguir adiante na criação do seu banner.

2. Imagem

Com a base do banner já em mente, hora de ir em busca de imagens que melhor atendam as proporções do seu projeto, tentando sempre aproveitar ao máximo os elementos das imagens que deseja utilizar.

 

Lembre-se sempre de eleger imagens em alta resolução e de livre uso no caso de não possuir material autoral, pois seus banners serão exibidos em diversos monitores de tamanhos variados e é preciso manter a qualidade.

 

Caso não conheça bons lugares para pesquisar suas imagens, aqui mesmo em nosso blog temos um artigo atualizado listando os melhores bancos de imagens para atender aos vários tipos de demanda que possa aparecer, confira!

 

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3. Template referência

Já com suas imagens em mãos, hora de pensar sobre a montagem do seu banner.

 

Para ajudar, uma alternativa bem interessante é procurar modelos de referência para guiá-lo na hora de organizar os elementos de maneira assertiva.

 

Um bom lugar para encontrar tais referências é o Freepik, por possuir uma enorme variedade de templates de banners dos mais diversos tipos e propósitos que irão te inspirar na montagem do seu projeto.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

4. Detalhes

Caso seu banner possua textos, procure sempre utilizar em pouca quantidade e de maneira simples.

 

Pequenas chamadas ou frases de efeito são importantes para que o entendimento do seu banner aconteça de maneira rápida e prática.

 

Elementos simples também podem ajudar a levantar o design do seu banner, como linhas, pequenas formas geométricas e pattern, que podem diminuir positivamente os espaços brancos (caso existam) e trazer detalhes que ajudam a reforçar sua proposta visual.

5. Cores

Procure seguir a paleta do seu e-commerce no momento de aplicar as cores nos elementos do banner, contraste a cor do texto com o fundo, busque tons chamativos que combinem com sua paleta padrão para aplicar destaques e lembre-se sempre de não sobrecarregar o visual com tons muito distintos do restante para não chamar atenção de maneira indevida e incômoda.

 

Para auxiliar nesta tarefa você pode encontrar paletas prontas, feitas por usuários ou mesmo montar a sua no Adobe Color.

6. Fontes

Este é, provavelmente, o momento que mais exige pesquisa de referência e testes para chegar a um bom resultado.

 

A escolha da fonte é algo com um enorme impacto visual no seu banner pois consegue transmitir bem o conceito do todo, enfatizando um tema retrô, moderno, divertido, elegante, casual, conservador…

 

A chave para o sucesso é testar combinações e procurar fontes que harmonizem, para tal, pode contar com a ajuda do Canva Font Combinations que apresenta uma variedade de fontes de diferentes estilos onde você escolhe uma fonte inicial e a ferramenta te indica uma complementar que combine.

 

Outra ferramenta ótima é o site DaFont, que conta com um acervo de centenas de fontes gratuitas para download.

 

Saiba como o design responsivo vai diminuir as taxas de abandono, melhorar a experiência de compra e alavancar os negócios em sua loja virtual. Confira!

7. Ferramentas online

Caso ainda esteja com dificuldade para criar um banner que te agrade, ainda pode contar com ferramentas de criação de banners online.

 

Com elas é possível criar layouts de banners dos mais diversos tipos e finalidades. Se você não conhece essa opção, aqui estão alguns sites que podem ser úteis para criar seus banners:

1. Canva

O Canva é uma das ferramentas mais populares do ramo atualmente. Possui versão para web e celular.

 

Sua interface simplificada e várias opções de edição tornam ele uma opção simples e prática para aqueles que não tem muita experiência com editores mais complexos.

 

Apesar de ter materiais pagos, grande parte de seu acervo é gratuito para uso além de possibilitar o upload de imagens da sua biblioteca pessoal.

2. Bannersnack

Já o Bannersnack é uma plataforma baseada na nuvem, onde é possível importar e exportar arquivos de diversos formatos com facilidade.

 

Ele permite a criação de até 10 banners estáticos gratuitamente e seus planos permitem a criação de banners animados para web além de vários outros recursos para incrementar suas publicidades.

3. Adobe Spark

O Adobe Spark também possui versão para web e smartphone, tornando a criação de publicidades algo versátil e rápido.

 

Sua integração com outros produtos Adobe, além de apps parceiros, como Dropbox e Google Fotos fazem com que a experiência do usuário para fazer upload de imagens seja simples, uma vez que lida com ferramentas já conhecidas pela maioria.

 

E para torná-lo ainda mais prático, a função Shuffle permite alterar o layout de um banner com apenas um clique, reajustando automaticamente textos e outros elementos.

4. Photopea

Por fim, o Photopea é uma ferramenta totalmente gratuita que suporta imensa variedade de formatos de arquivo, como PSD, XCF, Sketch, XD e CDR.

 

Possui um layout similar ao Photoshop, tornando a edição mais simples e intuitiva. Apesar de não possuir muitas opções de templates prontos, o Photopea é uma ótima solução para edição de materiais prontos na falta de um software de edição.

 

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