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Nos últimos anos, temos ouvido muito falar a respeito de Marketing Digital e a sua importância para não só e-commerces como negócios de maneira geral. Hoje em dia, utilizar estratégias de Marketing Digital é extremamente essencial se você quer trazer sucesso à sua loja virtual. Afinal, a internet é o maior meio de comunicação atualmente e não podemos ignorar o fato de que grande parte da população mundial está online, ou seja, é onde os seus cliente estão.

 

O conceito de Marketing Digital pode até parecer simples mas é um assunto muito extenso e que demanda muito conhecimento e dedicação para que seja realizado da maneira correta. Entretanto, os resultados e benefícios que as estratégias de Marketing Digital trazem para o seu negócio são inúmeras.

 

Mas e aí?! Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender todo o básico sobre o assunto:

O que é Marketing Digital e qual o seu conceito?

Pois bem, Marketing Digital nada mais é do que as estratégias de marketing pensadas exclusivamente para a internet e os dispositivos móveis com o objetivo de atrair mais consumidores ao negócio e as campanhas comerciais, além de, claro, divulgar a marca da empresa e torná-la mais conhecida.

 

Philip Kotler, que atualmente é considerado o pai do Marketing, conceitua Marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

 

Ou seja, podemos dizer que o Marketing Digital, além de atrair consumidores e divulgar a marca da sua empresa, é extremamente importante para desenvolver uma melhor comunicação com o seu público-alvo e satisfazer os seus desejos, necessidades e ajudá-los com sua dor através dos seus produtos e/ou campanhas comerciais.

 

A grande sacada do Marketing Digital é: entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora certa.

Como surgiu o Marketing Digital?

Como todo mundo sabe, a internet começou a dar as caras nos anos 90, que foi quando os computadores começaram a se tornar mais acessíveis à população em geral. Porém, na verdade, a internet surgiu muito antes disso, lá por volta dos anos 60, e foi junto com o surgimento da internet que o Marketing Digital também surgiu.

 

Nos anos 90, quando houve essa “popularização” da internet, tivemos a Revolução Digital, que alterou completamente a maneira como nos comunicamos e fazemos nossas tarefas do dia a dia.

 

Bom, com o aumento da população na internet, começaram a aparecer os comércios eletrônicos (leilões online, compras pela internet, etc), além dos blogs e redes sociais, que foram cada vez mais chamando a atenção das empresas para que pudessem divulgar seus produtos e marca.

 

Foi a partir daí então, que o termo “Marketing Digital” começou a ganhar cada vez mais destaque e as pessoas começaram a sentir uma real necessidade de torná-lo parte de seus negócios – e vida.

 

Hoje em dia, inclusive, nós temos o Facebook e Instagram, redes sociais que inclusive já possuem seções dedicadas apenas ao comércio eletrônico – Facebook através do seu catálogo e Instagram através do Instagram Shopping.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

Qual a vantagem do Marketing Digital para meu e-commerce?

Se você já tem um e-commerce já deve saber o quão importante o Marketing Digital é para o seu negócio, correto? Bom, apenas para exemplificar: para dar início ao processo de venda em sua loja virtual você precisa de visitantes em seu site – você apenas terá vendas, se tiver visitas. Simples assim.

 

O seu e-commerce precisa sempre estar a vista do possível cliente. Mas como fazer isso de maneira, “natural”, atrativa e não-agressiva? É aí que o Marketing Digital entra!

 

No Brasil, atualmente, temos cerca de 116 milhões de pessoas na internet, o que equivale a mais ou menos 64% de toda a população do país. Como não aproveitar este fato para divulgar sua marca, seus produtos e realizar mais vendas?

 

Hoje em dia é literalmente uma regra que o seu negócio esteja na internet e realizando ações de Marketing Digital, afinal, todos os seus concorrentes estão aqui e não fazer isto é perda de espaço e relevância perante à eles.

 

A partir do momento em que você se dedica a realizar as estratégias de Marketing Digital, com certeza a sua visibilidade nas buscas do Google irá aumentar, além de também criar uma relação de confiança com o público, conseguir contatos de possíveis consumidores, atingir maior credibilidade, aumentar a popularidade da marca, possivelmente aumentar suas vendas e uma série de outros pontos fundamentais.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

Quais as estratégias de Marketing Digital?

Existem uma série de estratégias de Marketing Digital que você pode adotar para o seu e-commerce. Falarei aqui das mais importantes e de maneira resumida. Deixarei links em cada um dos tópicos para que, posteriormente, você possa aprofundar melhor o seu conhecimento.

 

Bom, vamos lá:

1. SEO

Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português, são as ações que contribuem para melhorar o posicionamento das páginas e conteúdos do seu site, dentro dos mecanismos de pesquisa (Google, Bling, Yahoo, etc).

 

É considerada uma das ferramentas mais práticas e econômicas que você pode utilizar para impulsionar as suas vendas na internet. Isso porque, falando de maneira simplista, basta você utilizar as palavras-chave corretas, nos lugares corretos e com a densidade correta. É lógico que não é tão simples assim e exige todo um conhecimento por trás, além disso, é uma estratégia de médio a longo prazo que exige um esforço inicial muito grande, porém, é uma das estratégias mais eficientes quando se trata de resultado duradouro e você realmente não precisará gastar dinheiro com isto, ou, gastará um valor muito baixo.

 

Para aprender mais sobre SEO, clique aqui.

2. Inbound Marketing

Inbound Marketing, basicamente, nada mais é do que um conjunto de estratégias, cujo foco é atrair consumidores para uma empresa de maneira voluntária.

 

Neste tipo de estratégia, o objetivo é procurar saber melhor quais são as necessidades ou desejos do público-alvo, para que, em seguida, se lance algum tipo de comunicação com essas pessoas, a fim de oferecer a solução para o que eles precisam.

 

Se trata de um método bastante eficaz, e que muitas empresas estão utilizando no momento. Entretanto, para colocar essas ações em prática, é necessário um nível básico de conhecimento e ter as estratégias já muito bem estruturadas, além de claro, também saber como fazer o acompanhamento das métricas.

 

Para aprender mais sobre Inbound Marketing, clique aqui.

3. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo possui o objetivo de engajar com seu público-alvo através da criação de conteúdo relevante e que gere um valor maior para as pessoas no momento em que conhecem sua marca.

 

Atualmente, é considerada uma das estratégias de Marketing Digital que mais cresce no Brasil e no mundo. Afinal, o conteúdo tem um poder enorme na hora de direcionar o público para a aquisição de produtos e serviços.

 

Por meio de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, é possível notar o custo de atração de clientes ser reduzido consideravelmente, isso porque, assim como o SEO, não é preciso de muitos recursos para fazer essa estratégia funcionar – basta produzir descrições de conteúdo muito boas, e um anúncio, de forma geral, mais atraente.

 

E o melhor: acredita-se que clientes conquistados desta forma são mais propensos a comprar novamente em sua loja.

 

Para aprender mais sobre Marketing de Conteúdo, clique aqui.

4. E-mail Marketing

Muita gente acredita que o E-mail Marketing pode ser uma estratégia de comunicação muito invasiva e pouco eficaz, entretanto, eu acredito que quando realizada da maneira correta, pode sim trazer muitos frutos.

 

O E-mail Marketing não deve ser sua estratégia de Marketing Digital principal, pois realmente existem outras estratégias mais eficazes e tão simples quanto, porém, eu a considero uma ótima estratégia de Marketing Digital quando se trata de manter o interesse do público.

 

Através do E-mail Marketing é possível enviar aos clientes ofertas, novidades da loja, cupons especiais, lançamento de produtos, etc. Mas atenção! Não transforme sua estratégia de e-mail marketing em SPAM. Ninguém gosta de ficar recebendo e-mail todo santo dia ou várias vezes ao dia de um único determinado assunto, que não vai mudar em nada a nossa vida.

 

Quanto mais e-mail você enviar ao seu cliente, menos chances dele se interessar de fato pelo o que você tem a falar. E lembre-se: mensagens sem conteúdo relevante àquele possível cliente não têm efeito algum, muito pelo contrário. Por isso, atente-se a enviar apenas conteúdos realmente interessantes e que tenham altas chances de engajar o seu público-alvo.

 

Para aprender mais sobre E-mail Marketing, clique aqui.

5. Redes Sociais

As redes sociais se transformaram no maior meio de socialização do mundo, e com isso, acabaram se tornando um local muito interessante quando se trata de aplicar as estratégias de Marketing Digital, até mesmo porque, boa parte do seu público-alvo muito provavelmente estará lá.

 

Existem diversas razões para que você invista nas redes sociais, a maior delas é o número altíssimo de visitantes que cada uma das redes sociais possuem. Você acessa o Instagram todo dia? E o Facebook? Agora imagine quantas pessoas, no mundo todo, acessam estas redes sociais todos os dias e mais de uma vez? É nítida a importância que a divulgação dos seus produtos, marca e campanhas nas redes sociais tem.

 

Agora, antes de mais nada, para que você realize uma boa estratégia de Marketing Digital nas redes sociais você precisa saber para quem você deve realizar a sua campanha. Voltando ao assunto do E-mail Marketing: apenas entregue conteúdos extremamente relevantes à sua persona. Além disso, existem várias redes sociais por aí e nada adianta você fazer uma campanha perfeita para sua persona, se ela não vai ser impactada. Ou seja, você também precisará saber em qual rede social a sua persona está e utiliza frequentemente.

 

Uma vez que você já sabe quem é a sua persona, fez uma campanha extremamente relevante, com conteúdo de qualidade e sabe onde entregar este conteúdo, está tudo encaminhado para dar certo. Lembre-se de sempre direcionar este público para onde você quer: blog, landing pages, ofertas exclusivas, etc.

 

Ah! E uma dica importante é sempre se atentar à qual horário a sua persona acessa aquela rede social. Manter um horário fixo é ótimo para mensurar os resultados da sua campanha mais tarde.

 

Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

A maneira mais fácil de você realizar a conversão de um lead (possível consumidor que demonstrou interesse em sua loja ou produto) é através de landing pages onde ele deverá cadastrar um e-mail, telefone de contato ou qualquer outro meio de comunicação pessoal.

 

Além disso, tão importante quanto todas as dicas dadas anteriormente, é você realizar análises frequentemente dos seus anúncios e campanhas. Acompanhar o desenvolvimento e as métricas do seu anúncio é de extrema importância, afinal, como você vai saber que está dando certo?

 

Para aprender mais sobre Redes Sociais, clique aqui.

 

Há muitos outros tópicos e assuntos que eu poderia abordar melhor sobre as redes sociais e o Marketing Digital em si, porém, toda a abordagem, tanto das redes sociais quanto dos outros tópicos citados acima são realmente resumos muito simplistas do assunto. Por isso, clique nos links no final de cada tópico, lá você poderá aprender melhor a respeito de cada tema.

 

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Ufa! Acredito que com este post deu para aprender melhor sobre o que é Marketing Digital, sua importância para o e-commerce e suas estratégias, não é?

 

Confira abaixo um gráfico com uma análise comparativa das estratégias de Marketing Digital com o melhor Return on Investment (ROI), ou Retorno Sobre Investimento, em português. Ou seja, a porcentagem de retorno que determinada estratégia de Marketing Digital trouxe para o investidor, seja em vendas, visitas, etc.

 

 

Bom, então é isto. Sinta-se livre para deixar nos comentários se este post lhe foi útil e também sugestões para posts futuros.

 

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Luana Pina
Sou Designer Gráfico, responsável por Elaborar e Administrar os Conteúdos das Mídias Socias da Empresa iSET - Internet, Soluções e Tecnologia e, nas horas vagas, praticante de Hipismo.
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