Como preparar o design do seu e-commerce para a Black Friday

Sabia que o design do seu e-commerce pode atrair ou afastar seus visitantes? Bom, isso pode acontecer! Um bom design para e-commerce pode trazer muitos bons resultados do que você pensa, além de aumentar as vendas, principalmente no dia da Black Friday!

 

A primeira impressão é a que fica, é o dizem. E isso é verdade, você já acessou um site e simplesmente se encantou pelo mesmo e entrou nele outras vezes graças a um layout bem planejado e atraente? Pois é! Parece pouco, mas várias vezes uma loja conquista um cliente pelo design bem planejado que atiçam a curiosidade e aumentar a vontade do comprador em explorar as páginas e produtos da loja.

 

Pensando nisso, eu decidi separar para você dicas sobre como preparar o design do seu e-commerce para a Black Friday!

Importância do design de e-commerce

O design de uma loja virtual é tão importante quanto a decisão sobre quais meios de envio se utilizará no negócio. A aparência pode afetar diretamente na credibilidade da sua marca, pois é frequentemente relacionado à confiabilidade da loja. Além disso, um design profissional fará com que os visitantes do site naveguem com mais fluidez e facilidade pela sua loja, pois ela fica mais clara e autoexplicativa. Isso aumenta as vendas consideravelmente.

Como saber se devo atualizar o design da minha loja?

E como saber que está na hora de atualizar o design da sua loja virtual? Bem, existem alguns jeitos de chegar a esta conclusão e começar a buscar por maneiras de corrigir os possíveis problemas.

 

É o seguinte: veja se sua loja apresenta mensagens de erro. Esse é o problema mais fácil de notar e devem ser os primeiros a serem resolvidos, pois podem afetar bastante o percurso dos visitantes da loja até a finalização da compra, e, consequentemente, as suas vendas.

 

Verifique se sua taxa de conversão está cada vez menor, isso pode mostrar se o design do e-commerce está desatualizado; designs ultrapassados também tornam a usabilidade pouco intuitiva, o que dificulta que seus clientes façam suas compras em sua loja.

Aposte no simples

O design da sua loja virtual na Black Friday não precisa ser o design mais bem elaborado do mundo. Ele só tem que fazer que seus clientes se interessem pelo seu e-commerce e se sentam seguros no momento de finalizar a compra de seus produtos.

 

E é bastante simples fazer isso! Basta que você tenha um design simples, bonito e intuitivo. Tenha um site rápido, responsivo, sem exageros. Pense em um checkout rápido e prático para não assustar seus clientes.

 

Sobre as imagens: tente usar um padrão que combine com a sua marca. Se você não entende muito sobre design de banners e imagens para loja virtual, contrate um profissional, você não cometerá erros desse jeito. Lembre-se de que fotos de produtos devem ter vários ângulos, serem de alta qualidade, boa iluminação e que despertem a confiança do seu consumidor.

Pense na experiência do cliente

Essa parte é muito importante na hora de preparar o design da sua loja virtual para a Black Friday, isso porque a experiência de usuário com certeza é uma das partes mais essenciais quando se almeja alcançar o sucesso da sua loja virtual.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

É pensando na experiência de usuário que você definirá como facilitar o processo de compra no dia da Black Friday. Sendo assim, defina corretamente onde ficarão as informações importantes para o design do seu e-commerce, como por exemplo as categorias, filtros, busca inteligente, destaques de produtos, breadcrumb, etc. faz parte da experiência de usuário.

Design responsivo e mobile

O design responsivo se adapta a diversos dispositivos móveis, como celular, tablet, notebook, televisão, etc. sem perder navegabilidade. Ele também possui uma interface inteligente que oferece uma ótima experiência de usuário e de compra ao seu consumidor, perfeito para o dia da Black Friday. Já plataforma mobile é um design desenvolvido exclusivamente para dispositivos móveis.

 

Os dois são opções muito boas para se adotar durante o dia da Black Friday, quando se tem o objetivo de vender mais, mas também durante todo o resto do ano, pois é um bom diferencial.

 

Hoje,mais de 80% das pessoas acessam os seus conteúdos utilizando os dispositivos móveis. E esse é um dado irreversível. Sendo assim, o melhor a fazer é adotar essas medidas tecnológicas a fim de colher os benefícios que isso pode gerar para a sua loja na Black Friday.

 

Clique aqui e descubra qual é a diferença entre site responsivo e site mobile além das vantagens de cada tipo.

Tenha uma loja virtual rápida

Na hora de preparar o design do seu e-commerce para a Black Friday é extremamente necessário pensar na velocidade da sua loja virtual.

 

Um e-commerce utiliza muitos links, imagens e conteúdos gerais que, a medida que forem se acumulando, podem deixar sua loja com lentidão causando insatisfação e frustração em seus consumidores, isso você não deseja, certo? E é por isso que esta questão é muito importante e você deve estar sempre atento.

 

Por isso, vou listar algumas dicas sobre como deixar o design da sua loja virtual mais rápido na Black Friday!

 

  • Tenha hospedagem em nuvem: não há oscilações visto que através destes sistemas é possível escalar automaticamente os recursos em momentos de pico;
  • Possua um certificado de segurança ativo: ele protege os dados dos seus clientes e da mais confiança ao seu consumidor, também entregará uma resposta positiva da velocidade da sua loja para o Google, ajudando a aumentar sua indexação;
  • Tenha um design responsivo: nós já falamos sobre ele no tópico acima, mas sabia que o design responsivo também pode deixar sua loja virtual mais rápida? Pois é, ele faz isso também. Ao utilizá-lo, seus clientes não precisarão ficar esperando muito tempo que as páginas da sua loja carreguem.

Inove-se sempre

É sempre necessário ficar de olho nas atualizações e tendências do mercado de atuação do se e-commerce, é só assim que você terá certeza que a sua loja virtual está de acordo com o design para e-commerce ideal na Black Friday!

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

 

Também é sempre de bom investir em inovação e na busca de novos recursos e funcionalidades que ajudarão a tornar a experiência de compra do seu cliente mais completa, aumentando a satisfação e provavelmente o tornando um cliente fidelizado no dia da Black Friday.

Bônus

Por último, separei uma pequena lista extra de dicas para a preparação do seu e-commerce para o dia da Black Friday, continue lendo!

Use call to action

Os botões call to action são fundamentais no processo de conversão e possível fidelização de clientes, o que é muito importante durante o dia da Black Friday.

 

Call to action (ou “chamar para a ação”, em tradução livre) é usado para elementos no site que solicitam uma ação do visitante – o clique, por isso deve estar bem destacado: use um tamanho bom, coloque-o em áreas vazias e use uma chamada e cor atrativas.

Faça testes A/B

Para saber se o design do seu e-commerce para a Black Friday vai funcionar faça um teste A/B. Esse teste é ótimo para ter um ideia do que é bom ou não para o seu negócio pela internet.

 

Ele consiste em comparar duas versões (A e B) de uma web page afim de descobrir qual delas apresenta melhor performance. No caso, são mostradas as duas páginas, simultaneamente, a dois grupos semelhantes de visitantes; vence a versão que apresentar a maior taxa de conversão. Você pode testar basicamente todos os elementos que compõem a página e que podem afetar o comportamento e as ações do cliente.

 

Bom, espero ter ajudado você a preparar o design do seu e-commerce para a Black Friday! Siga todas essas dicas e tenho certeza de que você irá vender muito no dia da Black Friday! Boa sorte e até a próxima!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais