De acordo com a pesquisa Webshoppers, o setor de e-commerce teve um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2019 comparado com o mesmo período do ano anterior. Mas ainda assim, estima-se que 80% dessas lojas virtuais encerrem suas atividades dentro de 18 meses. O motivo? A falta de planejamento para e-commerce.

 

Quer saber como evitar que sua marca faça parte das estatísticas da alta mortalidade das lojas virtuais? Continue a leitura e vamos te mostrar a importância de investir em planejamento para e-commerce.

Entendendo o planejamento

Planejamento nada mais é do que um processo sistêmico focado em definir o melhor caminho para uma empresa alcançar seus objetivos. Afinal, toda empresa, seja pequena, média ou grande, deseja chegar em algum lugar.

 

O planejamento é fundamental para saber o que deve ser feito para alcançar o sucesso desejado. Para isso, existem três níveis que podem ser explorados: estratégico, tático e operacional.

 

Em primeiro lugar, temos o planejamento estratégico. Focado no longo prazo, ele serve para fazer uma análise do cenário atual da empresa, definir sua missão, visão e valores a fim de traçar os objetivos estratégicos que a empresa deseja atingir no futuro. Ou seja, ele será o guia para o sucesso do seu e-commerce.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Em seguida temos o planejamento operacional. Focado no médio prazo, ele irá ajudar a definir qual o papel de cada setor dentro da empresa na busca pelos objetivos estratégicos. Com ele, define-se as ações e projetos para cada setor, bem como seus indicadores de sucesso e líderes responsáveis.

 

Por fim, temos o planejamento operacional. Focado no curto prazo, ele está relacionado com as ações de rotina de empresa. Aquelas atividades feitas todos os dias pelos colaboradores para garantir que os esforços para alcançar os objetivos seguem sendo executados.

 

Em resumo, uma empresa virtual que trabalha dentro dos três níveis de planejamento possui mais consciência das suas ações e pode acompanhar a evolução dos objetivos. Além de claro, identificar possíveis falhas e pontos de melhoria para evitar fazer parte do número de 80% de fechamentos que citamos lá no início.

 

Ainda assim, a importância do planejamento para e-commerce não termina por aqui. Continue a leitura para conhecer os benefícios desse processo para as lojas virtuais!

A importância do planejamento para e-commerce

Até aqui você já deve ter entendido a importância do planejamento para garantir o sucesso da sua loja virtual em termos gerais. Porém, ele impacta em diversos pontos do seu negócio, tornando sua importância ainda maior. Vamos entender melhor a seguir!

Ajuda a entender o cenário atual do negócio

Dentro do planejamento estratégico, é fundamental fazer uma análise do cenário atual da empresa. Sua missão, visão, valores, pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades são alguns dos pontos de que devem ser levados em conta. A partir dela, fica mais fácil entender aonde sua empresa quer chegar e como irá fazer para alcançar esse objetivo.

Permite analisar seu mix de produtos

Por se tratar de uma loja virtual, entender seu mix de produtos e como eles irão se comportar no ambiente digital é importantíssimo para traçar suas estratégias de marketing e vendas, por exemplo. Entender o custo do seu produto, sua margem de lucro, a disponibilidade do mesmo, facilidade de entrega são alguns pontos chave para entender seu sucesso no e-commerce.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Identifica o perfil de cliente ideal

Por outro lado, dentro das análises de cenário e produtos, outro ponto fundamental que o planejamento traz é a necessidade de identificar o perfil de cliente ideal do seu e-commerce.

 

Apesar do ambiente digital permitir um alcance imenso, ter foco e saber para quem vender é imprescindível na hora de montar as estratégias de venda. Assim, seu e-commerce pode produzir campanhas e direcionar seus produtos para as dores e necessidades daqueles clientes que trazem mais rentabilidade ao seu negócio.

Mostra qual caminho seguir

Como já citamos anteriormente, o planejamento ajuda a definir os objetivos estratégicos do e-commerce. Com isso, fica mais fácil saber qual caminho seguir, quais ações devem ser feitas, quais projetos iniciar.

 

Dessa forma, sua empresa sabe sempre o que deve ser feito, trazendo mais segurança para o dia a dia das equipes. Essa segurança reflete diretamente na produtividade e no bem-estar da empresa, já que os profissionais sabem sua importância e colaboração para o sucesso da empresa.

 

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Proporciona mais assertividade nas ações

Ou seja, se você sabe onde sua empresa quer chegar, fica mais fácil entender quais ações devem ser tomadas. O planejamento proporciona mais clareza, acabando com aquelas dúvidas à respeito do que deve ou não ser prioridade.

 

Se o objetivo é aumentar em x % o número de vendas do produto y, fica fácil entender que as ações A, B e C devem ser prioridade da equipe. Isso evita descontrole das atividades e mais uma vez, reflete diretamente na produtividade.

 

Sem dúvida o planejamento para e-commerce traz mais segurança às empresas. Com ele é identificar os objetivos, saber o que vender, para quem vender e qual caminho seguir no imenso mundo do varejo digital para garantir o sucesso e o aumento das vendas.

 

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E você, já fez o planejamento da sua loja virtual? Esperamos que sim!

 

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Este artigo foi desenvolvido pelo Scopi: o software para criar e executar o seu planejamento estratégico, uma empresa de tecnologia B2B cuja solução reúne canvas de modelo de negócios, diagnósticos, definição de objetivos, gestão de indicadores, projetos, processos e outras funcionalidades em um só lugar.