A experiência de compra proporcionada ao consumidor na sua loja virtual é o principal fator para que seu negócio decole.

É o ponto decisivo para que seu cliente volte a comprar e até mesmo indique sua loja para parentes e amigos ou simplesmente desista e nunca mais volte.

Logo, a experiência de compra é um processo de extrema importância para que sua loja virtual seja vista com bons olhos por potenciais clientes.

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que apresentamos aqui 14 dicas essenciais para você utilizar no seu e-commerce e melhorar cada vez mais a experiência de compra dos seus clientes. Vamos lá!

 

1- Escolha da plataforma de e-commerce

Antes de qualquer coisa, deve-se analisar as opções e escolher a plataforma que melhor irá atender as necessidades do seu e-commerce para melhorar a experiência de compra dos seus clientes.

O consumidor é cada vez mais exigente e não quer perder nem um segundo, logo, a plataforma que opera sua loja virtual precisa ter carregamento rápido dos conteúdos de suas páginas, evitando que o cliente potencial perca a paciência e desista de prosseguir devido a demora no carregamento entre processos.

 

Está na hora de dar o primeiro passo e finalmente criar sua loja virtual!

2- Criar empatia para com seu cliente

Coloque-se no lugar do seu público-alvo. Tente fazer uma compra na sua loja virtual, atente-se ao que pode incomodar o cliente durante todo o processo, desde o primeiro acesso, a tentativa de contato com o suporte e a finalização da compra para saber como melhorar a experiência de compra dos seus clientes

Quanto melhor entender seu consumidor, melhor será a experiência de compra que irá proporcionar a ele em seu e-commerce. Assim como em lojas físicas, as lojas virtuais precisam proporcionar um bom atendimento, rapidez e praticidade nos processos e cuidado com os clientes.

Nunca se esqueça que um visitante torna-se um cliente se o ambiente é acolhedor e estimulante!

 

3- Canal de dúvidas

Tenha sempre um chat online, telefone ou e-mail para que o consumidor possa entrar em contato caso existam dúvidas acerca de seus serviços.

Quanto mais simples, prático e rápido for, mais confortável o cliente se sentirá para seguir adiante em sua compra e melhor será sua experiência de compra.

Preocupe-se em responder com agilidade para que o mesmo não desista no meio do caminho, instrua sua equipe para tratar do chat de maneira gentil e bem explicativa para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e seu cliente se sinta respeitado e bem atendido.

 

JivoChat é um aplicativo grátis de comunicação para conversar e monitorar visitantes através de chat online, Facebook messenger, telefone e e-mail em tempo real.

4- Design e Responsividade

Cuide para que sua loja virtual tenha uma aparência clean e convidativa, que simplifique ao máximo os processos além de apresentar elementos visuais bem construídos, como banners e publicidades sobre seus produtos.

Invista especialmente em um layout responsivo, uma vez que, cada vez mais o uso de smartphones para efetivar compras online tem aumentado e um e-commerce bem construído é um fator que eleva consideravelmente a qualidade da experiência de compra e pode influenciar na volta de um potencial cliente fiel.

Capriche no seu layout responsivo, pois ele pode melhorar a experiência de compra dos seus clientes!

 

Saiba como o design responsivo vai diminuir as taxas de abandono, melhorar a experiência de compra e alavancar os negócios em sua loja virtual. Confira!

5- Cuidado com o seu estoque

Mantenha o estoque dos seus produtos sempre atualizado!

Efetuar uma compra e demorar meses para receber o produto desejado pois a loja não avisou sobre a falta de estoque do mesmo, ou ter a compra cancelada pelo mesmo motivo impacta de maneira negativa na experiência de compra proporcionada pelo seu e-commerce.

 

Deixe bem visível a informação de que o produto ou serviço não está disponível no momento, disponibilize o e-mail marketing onde, se o produto não estiver em estoque, uma mensagem é apresentada junto a um campo onde o cliente deixa seu e-mail e será alertado quando o produto desejado estiver em estoque novamente ou mesmo não o divulgue em sua loja virtual, pois pode ser uma melhor opção ao risco do seu cliente se frustrar por não encontrar o que busca, tendo uma experiência de compra ruim e desgastante.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

6- Descrição do produto completa e bem construída

A descrição do seu produto é algo de extrema importância na experiência de compra, uma vez que, sendo uma loja virtual o cliente só terá este meio de contato com a mercadoria que deseja adquirir.

Logo, procure sempre caprichar na descrição, deixe-a o mais detalhada possível, pense no que você como consumidor precisaria saber acerca do produto para que se sentisse seguro para seguir adiante.

Atente-se também às imagens que disponibilizar, caso o produto tenha cores diferentes, disponibilize fotos de todas as variações e ângulos.

Um detalhe que pode fazer a diferença é, numa loja de roupas por exemplo, na existência de fotos com modelos, especificar detalhes como tamanho, altura e peso dos mesmos para que o cliente saiba melhor como seu produto se comportaria.

Assim como em lojas de artigos em geral, fotos que mostram exemplos da usabilidade de sua mercadoria na prática cotidiana iram melhorar a experiência de compra dos seus clientes!

 

7- Certificados

Possuir certificados de segurança online é de extrema importância para a reputação de sua loja virtual e na experiência de compra, uma vez que é bem improvável um cliente finalizar uma compra se o site não for seguro.

Deixe seus certificados visíveis para que o consumidor saiba que seus dados estão protegidos, certifique-se que a plataforma de e-commerce escolhida possui um servidor capaz de proteger totalmente os dados dos seus clientes para que a experiência de compra seja um sucesso.

 

8- Checkout Transparente

Procure apresentar um checkout simples e objetivo!

Cuidado com o excesso de informação, deixe explícito tudo aquilo que for importante no momento da finalização da compra sem sobrecarregar o cliente de informações que não cabem ao momento.

Steps simples e rápidos ajudar a melhorar a experiência de compra e conquistar cada vez mais clientes.

 

9- Pagamento facilitado

Quanto maiores os obstáculos para concluir a compra, mais chances existem do cliente abandonar o carrinho. Por isso, ferramentas como o one-click buy podem não só agilizar a compra como fazer o cliente preferir sua loja ao concorrente pela praticidade e melhor experiência de compra.

Além disso, busque sempre disponibilizar várias opções de pagamento, assim, o consumidor pode escolher com liberdade aquela que será mais confortável uma vez que, algumas vezes a preferência do mesmo está no método de pagamento “x” apresentado por sua loja.

 

10- Nome da empresa na fatura do cartão

Pode parecer simples, mas esse detalhe impacta na experiência de compra do usuário, dado que esta prática evita casos de chargeback e cancelamentos pelo fato do cliente não reconhecer o estabelecimento onde efetuou a compra.

Portanto, lembre de cadastrar o nome de sua loja virtual junto a sua plataforma de pagamento evitando, assim, confusão em seu consumidor.

 

11- Invista no pós-venda

Apresente uma newsletter convidativa para que o usuário se interesse em saber as novidades de sua loja, receber cupons de desconto ou até mesmo materiais relevantes ao que seu e-commerce trata.

Dessa forma o cliente estará sempre em contato com sua loja, ajudando na melhor experiência de compra e no retorno do mesmo para compras futuras!

 

12- Trabalhe bem suas redes sociais

No cenário atual, o uso de redes sociais não é apenas para conversar com amigos mas também para divulgar lojas e serviços.

Redes sociais bem construídas e com conteúdos bem montados e interessantes auxiliam na melhor experiência de compra, uma vez que muitos clientes testam a credibilidade de uma loja virtual por meio das redes sociais.

Tal prática não apenas irá atrair clientes como também é capaz de gerar credibilidade e tornará seu relacionamento com seu consumidor mais próximo e assertivo.

 

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13- Seja receptivo a críticas e sugestões

Disponibilize sempre um canal para que seu cliente possa enviar seu feedback, seja para apontar os pontos positivos como os negativos.

Saiba filtrar as críticas e transformar-las em soluções capazes de tornar a experiência de compra melhor possível para seus usuários.

Procure sempre solucionar os problemas para que as críticas se tornem um ponto positivo para seu e-commerce, dando credibilidade e mostrando aos visitantes que ainda tem dúvidas sobre comprar seus produtos que se preocupa em melhorar sempre o atendimento.

Nunca se esqueça que são as críticas que tornam o negócio melhor e o fazem crescer!

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

14- Divulgue a opinião dos clientes

Não tem método mais eficaz de mostrar a qualidade de um serviço ou produto que ver quem já experimentou falar bem, não é?

Pois exiba os depoimentos de seus clientes para que os visitantes saibam que sua loja virtual é confiável e cumpre com o que promete.

Bom, espero que este post tenha lhe ajudado a aumentar a experiencia de compra e satisfação do seu cliente em sua loja virtual.

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