Teste A/B no e-commerce: entenda como eles otimizam os resultados!

 

Se você tem uma loja virtual, precisa se familiarizar com o teste A/B no e-commerce, afinal, eles mostram como detalhes da sua página podem fazer toda a diferença para impulsionar as vendas. Quer saber mais sobre essa estratégia? Então continue lendo este post:

O que são os testes A/B?

Os testes A/B são uma ótima técnica para aprimorar funções do comércio eletrônico, pois tudo o que precisa ser melhorando em uma plataforma é testado pelos próprios usuários que ali navegam.

 

Ao realizar esse teste no e-commerce, o lojista consegue determinar qual será o melhor layout e outras funcionalidades que estavam faltando na sua loja virtual. Ou seja, se trata de um teste que permite definir qual versão de página agrada mais os usuários e qual é a melhor maneira de aumentar a taxa de conversão de vendas.

 

O Google, por exemplo, começou a realizar esses testes em 2000: os engenheiros do buscador queriam saber o número ideal de resultados por página de pesquisa. Então, tiveram a ideia dividir os usuários do serviço, que passaram a encontrar 10, 20, 25 ou 30 links por página. Dessa forma, eles conseguiram entender o comportamento das pessoas e comprovaram que a melhor opção seria apresentar 10 resultados.

 

Outros grandes nomes da internet que também utilizam o teste A/B são a Netflix, a Amazon e o eBay.

Qual é o seu objetivo?

Os testes A/B servem para comparar o desempenho de 2 ou até mesmo mais versões de uma única página. O objetivo é, com a comparação, descobrir qual apresenta maior taxa de conversão, principalmente.

 

Com esse método, o lojista consegue descobrir as preferências dos usuários do seu e-commerce, determinar até mesmo seus padrões de comportamento e assim criar um ambiente digital muito mais agradável e navegável.

Como funciona o teste A/B para e-commerce?

Várias plataformas de e-commerce hoje possuem a função do teste A/B, mas se esse não for o seu caso, o Google te dá uma solução.

 

O Google Analytics Content Experiments é uma ferramenta gratuita para a realização de testes A/B para e-commerce. Nela, os testes podem ser realizados com diversas versões de uma mesma página, e os resultados aparecem na própria interface do Google Analytics.

 

Nessa ferramenta, você consegue:

  • comparar o desempenho de 2 ou mais páginas;
  • definir o percentual de amostra;
  • determinar os objetivos específicos para metas de conversão;
  • ser notificado por e-mail sobre todo o andamento do seu teste.

Como deu pra perceber, o teste A/B no e-commerce ajuda muito no desempenho de uma loja virtual, já que saber agradar o cliente é tudo. Pequenas alterações e detalhes podem ser o que estava travando o seu sucesso.

 

Está vendo por que você não pode ficar sem fazer o teste A/B no e-commerce? Então mãos à obra e não fique de fora do que é essencial para o sucesso da sua loja virtual! Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba as nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais