No mundo da internet e das vendas online cada detalhe faz uma grande diferença! Quando falamos especificamente de e-commerce, algumas mudanças ou aperfeiçoamentos simples podem trazer um ganho significativo, ajudando a aumentar as vendas do seu site.

 

Se essas mudanças forem aplicadas no processo de checkout, melhor ainda! A chance de sucesso é grande. Afinal, é no momento da compra que qualquer falha no sistema pode provocar a saída do cliente e arranhar o nome da loja.

 

Listamos 6 dicas de como alavancar as vendas ao otimizar o checkout da sua loja. Veja:

1. Facilite o momento do cadastro

Muitas pessoas se assustam e até ficam desanimadas com pedidos de cadastros excessivos e muito extensos. Então, não deixe que isso seja um motivo para que os seus potenciais clientes desistam da compra. Tente reduzir ao máximo a quantidade de etapas com o social login.

 

O social login permite que o cliente faça o cadastro por meio de uma rede social da qual é usuário. Bastando apenas um único clique!

2. Transmita segurança no processo

Hoje as pessoas estão mais seguras em realizar compras pela internet, porém, não quer dizer que confiam em todos os e-commerce que acessam. Por isso, é importante reforçar a todo momento, inclusive no checkout, que o site é seguro. Isso pode ser feito colocando no site selos de certificadoras que atestam a confiabilidade da página.

 

Deixe esses selos à mostra de forma clara, desde a home até a página de finalização de compra.

 

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3. Seja transparente em relação a todos os custos

Não tem nada mais desanimador do que colocar um produto no carrinho e, somente a partir desse momento, saber de algum custo ou taxa adicional que será cobrada para finalizar a compra.

 

Omitir custos da compra até o momento do checkout é um bom motivo para perder um cliente ou até mesmo ter a reputação da loja manchada. Portanto, deixe bem claro, desde o início, qual será o real valor a ser pago por um produto do seu site.

4. Mostre todas as etapas da compra

Deixe claro logo no início quantas e quais são as etapas do processo de compra. Dessa forma, o cliente sabe desde o início o que vai precisar para efetuar a transação e não será surpreendido ao longo do processo.

 

Além de mostrar todas as etapas de forma transparente, outra dica para engajar o cliente é através de barras de progresso, que indicam a evolução do processo de compra. Essa informação, apesar de simples, transmite sentimento de satisfação ao usuário.

5. Prepare o site para plataformas móveis

Não é possível falar em como alavancar as vendas sem incluir os dispositivos móveis que, em pleno século XXI, já fazem parte da vida da maioria dos consumidores. É essencial que o e-commerce seja adaptado para os dispositivos mobile, como smartphones e tablets.

 

O objetivo aqui não é somente fazer uma versão responsiva do site. Precisa ser algo mais bem elaborado, focando na experiência do usuário quando estiver comprando em um dispositivo móvel.

 

Faça um checkout diferenciado para essas versões, considerando a usabilidade e o tamanho da tela. Lembre-se que qualquer problema de usabilidade poderá fazer com que o cliente desista da compra.

6. Encante pelo visual

“A primeira impressão é sempre a que fica”! Pois bem, se o cliente não achar o site agradável logo no início, pode ter um impacto em sua decisão de continuar ou não no processo de compra. Tente manter um design que seja simples e moderno, destacando de forma suave somente as partes importantes, além de ter uma hierarquia visual dos elementos, organizando bem as informações para que sua visualização seja fluída e agradável.

 

Por fim, peça sempre feedback para os usuários, isso contribuirá muito com sua melhoria contínua.

 

Agora que você já sabe como alavancar as vendas otimizando o checkout do seu e-commerce, conheça 5 ferramentas para impulsionar as vendas online!

 

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