Faça seu plano de marketing digital para o próximo ano

O ano está acabando e um novo está chegando. Com isso, chega a época de começar a planejar o marketing digital do seu e-commerce para o próximo ano. São novos objetivos e metas para alcançar, sem falar nas mudanças que deverão ocorrer no seu negócio.

 

Atualização de produtos, preços, visão e objetivos são essenciais todo ano. Com isso, também é fundamental rever suas estratégias de marketing digital e planejar suas ações para o ano que se aproxima.

 

No post de hoje, irei explicar o que é plano de marketing digital, quais as vantagens dele e como criar um para o próximo ano. Continue lendo!

O que é plano de marketing digital?

Planejamento nada mais é do que um processo sistêmico focado em definir o melhor caminho para uma empresa alcançar seus objetivos. O planejamento é fundamental para saber o que deve ser feito para alcançar o sucesso desejado.

 

Com um plano de marketing digital, você vai registrar seus objetivos, seus concorrentes, ações que serão aplicadas, público-alvo e persona, ferramentas a serem utilizadas e todos os outros detalhes importantes para a execução das campanhas de marketing da sua loja virtual.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Vantagens do plano de marketing digital

Fazendo o plano de marketing digital do seu e-commerce para o próximo ano, você tem algumas vantagens:

 

  • Objetivo e metas mais organizados;
  • Veja onde a empresa está no mercado em relação a competição;
  • Público-alvo mais claro;
  • Mostra com mais clareza os números que precisa atingir no funil de vendas, como visitantes e leads;
  • Expõe um mapeamento completo das ações, facilitando relatórios e avaliações de desempenho;
  • Concentra a informação em apenas um lugar;
  • Possibilita melhores argumentos para a negociação de investimentos e apresentação de projetos;
  • Melhora a organização e comunicação da equipe;
  • Evita erros em campanhas pagas, economizando mais dinheiro em seus investimentos de ads;
  • Identifica vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Como fazer o plano de marketing digital para o próximo ano?

Agora que você já entendeu direitinho o que é o plano de marketing digital e suas vantagens, já está pronto para começar a criar o seu, certo? Então, vamos lá!

 

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1- Primeiro de tudo: pesquisa

O primeiro passo para realizar o plano de marketing digital da sua loja virtual é pesquisar pois aqui não cabem suposições. Com a pesquisa, você possui dados concretos sobre oportunidades internas e externas, assim fica mais fácil e certeiro decidir suas metas e objetivos.

 

Ao estudar seu público ou revisar o quanto ele mudou durante o ano, você pode direcionar melhor suas comunicações do próximo ano. Tentar prever como será o comportamento do seu público-alvo neste ano que se inicia, também é uma ótima ação para melhorar suas estratégias de marketing digital.

 

Nessa fase, você pode priorizar algumas ações importantes:

Defina os objetivos

Defina os objetivos macro e a curto prazo do marketing da loja primeiro.

 

Depois defina os objetivos mais específicos de cada campanha. Você pode criar uma campanha com o objetivo de aumentar os leads e outra com a meta de fidelização, por exemplo.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

Defina sua persona

Defina sua persona novamente, afinal, um ano já se passou e rolou muita coisa durante esse tempo todo, o comportamento dos consumidores mudou bastante e é importante acompanhar as mudanças do mercado online.

Análise a jornada do cliente

Análise a jornada do seu cliente no seu e-commerce e revise. Se você notar que algo não está funcionando ou pode ser melhorado, a hora é agora!

Relatórios de marketing

Estude os seus relatórios de marketing do ano, podem oferecer informações fundamentais para esse passo de pesquisa. As páginas mais visitadas, ordem de acesso, frequência de abertura de e-mails, curtidas nas redes sociais… Todos esses e muitos outros são indicativos do comportamento dos seus clientes.

Estude seus canais

Entenda quais são os meios de comunicação preferidos dos seus clientes e priorize sua atenção nestes canais. Sabendo como seus clientes entram em contato com a empresa, você pode direcionar campanhas e até mesmo mais funcionários de atendimento para eles.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

Análise competitiva do mercado

Conhecer os seus principais concorrentes é essencial para se manter no mercado online.

 

Saber o que eles estão fazendo para o próximo ano e como lidam com o público pode proporcionar informações importantíssimas para o seu plano de marketing digital.

 

O caminho mais rápido para a inovação em produtos e serviços é identificar problemas não solucionados na sua área de atuação. Isso pode ser feito estudando o feedback dos clientes da concorrência, por exemplo.

 

Resumindo, na fase da pesquisa, se faça algumas perguntas chave pensando no próximo ano:

 

  • Quais são os objetivos?
  • Qual é o cenário do mercado?
  • Quem é o público-alvo?
  • Quem são as personas?
  • Quais são as métricas que serão utilizadas?
  • Quem é a concorrência?
  • Em que dados foram baseadas as decisões apresentadas?
  • Quais são as metas e resultados esperados?

2- Crie os planos de ação

Pronto, agora você já entendeu tudo o que mudou neste ano que passou e já estudou as previsões para o próximo ano. Agora, você irá criar os seus planos de ação!

 

Para criar seu plano, algumas perguntas podem te guiar de modo mais simples:

 

  • Quais serão os canais utilizados?
  • Qual será a estratégia de conteúdo?
  • Como as estratégias conversam com o branding?
  • Qual será o formato usado para o conteúdo?
  • Quais serão as medidas de SEO adotadas?
  • Qual será a estratégia de investimento em anúncios e parcerias?
  • Quanto a campanha gastará no total e mensalmente?
  • Como os resultados dessas ações serão monitorados?
  • Quais os cronogramas das ações?

Defina metas

Depois de definir seus objetivos, é hora de usar números. Metas são definidas com quais ações precisam ser tomadas, quanto elas custarão, quando deverão ser concretizadas e, principalmente, quais são os resultados esperados.

Defina estratégias

É hora de finalmente escolher quais estratégias de marketing digital usar neste ano. Escolha aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio e o seu público.

 

Você pode usar:

Inbound Marketing

Inbound Marketing contempla as ações de compartilhamento de conteúdo rico específico para um segmento, em diferentes etapas da jornada do consumidor de acordo com suas necessidades.

Blog

Se ainda não tiver um blog, você ficará para trás! Crie o mais rápido possível. Se quiser saber como e quais as vantagens, recomendo que leia este post sobre: “

 

Agora, se seu e-commerce já tem um blog, muito bem! Produzir conteúdos é um ótimo jeito de atrair leads qualificados. Então, planeje e organize já a produção e postagens do blog.

E-mail Marketing

O e-mail marketing pode ser uma maneira valiosa de estreitar os relacionamentos com seus clientes. Ele pode aumentar a fidelização e fazer com que seus clientes voltem a comprar na sua loja.

 

Faça e-mails atrativos e simples para divulgar promoções e sazonalidades da loja. Também use eles para entregar conteúdos valiosos para a sua lista de e-mails.

 

Leia também: E-mail marketing: tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia!

 

Apenas evite e-mails diários e conteúdo desinteressante para não esfriar a base.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias de comunicação com seu público-alvo que tem como objetivo crescer a sua base de clientes e de potenciais clientes, os atraindo através da criação de conteúdo relevante, valioso e que o ajude a resolver algum problema pontual.

Marketing de afiliados

O Marketing de Afiliados é um novo formato de marketing que tem como objetivo ampliar as formas e canais de comunicação que consigam chamar a atenção do consumidor.

 

Marketing de Afiliados é um tipo de relação comercial em que o afiliado divulga o produto de uma empresa em troca de uma comissão por cada venda realizada, por exemplo. O Marketing de Afiliados é uma excelente forma de trabalhar em casa pela internet e de alcançar um público bem maior.

Marketing de Influência

Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo (números que chegam a milhões de seguidores) e alto poder de influência sobre elas.

 

Influenciadores digitais são bons divulgadores porque eles estão mais próximos da vida real da maioria das pessoas. Seus seguidores confiam neles e nas suas indicações, pois entregam conteúdo e não só um produto, o que faz com que sejam tão considerados por seus seguidores.

Marketing nas Redes sociais

As postagens da sua empresa nas redes sociais precisam estar sempre alinhadas com os últimos acontecimentos e tendências. O importante é entender o tipo de conteúdo que seu público gosta de ver e mantê-lo relevante à marca e a área de atuação.

Estratégias de Branding

O branding, a identidade da sua marca, é um fator importantíssimo para empresas de todos os segmentos, pois é a forma como o consumidor enxerga o seu negócio.

 

A era digital facilitou muito o surgimento de novos negócios e com tanta competição, é essencial diferenciar sua marca e se destacar da concorrência. Por isso, invista no branding.

 

Tráfego pago ou orgânico

O tráfego pago é uma parte importantíssima das estratégias de marketing, afinal parte dos seus novos clientes chegarão à sua empresa através de anúncios. As ferramentas digitais de plano de anúncios, como o Google Ads e o Facebook Ads podem parecer bastante práticas.

 

É preciso fazer o plano dessas campanhas com muito cuidado. Não se pode deixar de considerar seu público-alvo, por exemplo. Nas campanhas pagas, ele é normalmente selecionado através de hashtags e outras manifestações de interesse. Também é preciso escolher as palavras-chave de maneira bastante específica, para não desperdiçar dinheiro.

 

O tráfego orgânico apresenta um investimento necessário menor e pode conseguir resultados incríveis. A grande maioria do tráfego para o site e blog da empresa virão de métodos orgânicos.

 

Além de ser mais barato, esse tipo de tráfego possibilita melhor captação de leads, maiores taxas de conversão e transmite mais autoridade. O cliente que chega ao seu site através do tráfego orgânico é aquele que encontrou na sua empresa uma solução. Por tanto, é essencial construir uma boa estratégia de SEO para sua empresa.

Estratégias de SEO

SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca. Muito mais do que um conjunto de normas e técnicas, o SEO se tornou uma forte área do Marketing de Conteúdo que envolve empresas e profissionais especializados do mundo inteiro.

 

Estratégias de SEO podem ser muito vantajosas! Elas podem atrair clientes e impactar positivamente as vendas do seu e-commerce! Além disso, as taxas de conversão também aumentam e muito quando as estratégias de SEO são aplicadas em uma loja virtual! Por fim, adotar estratégias de SEO pode levar o seu site para as primeiras posições do Google!

Execução

Por fim, é hora de começar a colocar todo esse plano em execução!

 

Depois de escolher as estratégias de marketing digital que mais fazem sentido para o seu negócio, será a hora de colocá-las em execução. Cada uma tem a sua particularidade, tempo/prazo, tipo de investimento e metas a serem cumpridas.

 

Com o seu plano de marketing digital para o próximo ano, você terá acesso a:

 

  • Relatórios em tempo real de acompanhamento das ações;
  • Projeções de metas e gastos;
  • Campanhas em execução no momento;
  • Projetos de melhorias e aprimoramento.

 

 

Agora, você já sabe tudo o que precisa sobre a elaboração, montagem e execução de um plano de marketing digital.

 

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

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