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Se você deseja divulgar sua loja virtual para vender pela internet, estratégias de marketing digital são essenciais. Mas, para que elas tenham sucesso, é importante usar ferramentas profissionais para otimizar suas campanhas e atingir os melhores resultados.

 

O Marketing digital pode gerar muitas oportunidades para um e-commerce e, quanto mais  ágeis os processos realizados nessa estratégia, como a produção de conteúdo, a geração de Leads, o relacionamento com possíveis clientes, melhor!

 

É nesse cenário que cresce a demanda pelo uso de ferramentas: elas vêm para automatizar diversas tarefas manuais que acabam tomando muito tempo de execução e dificultam a priorização de atividades mais estratégicas. Com as ferramentas, é possível lidar com um grande volume de informação, acelerando os processos e, com isso, alavancando resultados.

 

Pensando nisso, separamos as 15 melhores ferramentas de marketing digital para você vender pela internet atingindo mais clientes, propagando sua marca e gerando muito tráfego! Vamos lá!

1- Google Analytics

Analytics são ferramentas que possibilitam monitorar e mensurar o resultado de campanhas na web. As função deles é as principais métricas e acompanhar os indicadores que são utilizados e selecionados em campanhas de sites, redes sociais, blogs e o que mais for escolhido.

 

O Google Analytics é a maior ferramenta de analytics disponível no mercado atualmente. A ferramenta se integra com redes sociais, sites, blogs e uma série de outras ferramentas de automação de Marketing, o que permite entregar o monitoramento das mais diversas métricas.

 

Leia este post e descubra cinco diferentes tarefas que podem ser automatizadas em seu e-commerce!

 

Com o Analytics é possível criar indicadores e acompanhá-los, sempre com um dashboard personalizado a diferentes setores e empresas. O Google Analytics é uma referência na sua categoria de ferramentas.

2- Google Keyword Tool

Usando esta utilíssima ferramenta do Google você será capaz de procurar os exemplares mais indicados de palavras-chave para usar nas manchetes e no corpo de seus artigos.

 

É claro que não se trata de um milagre no rankeamento do seu conteúdo, mas as suas chances de acertar com o Google Keyword Tool são infinitamente maiores.

3- Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta voltada para observar o mercado e as estratégias que estão sendo utilizadas. Com ela, você pode descobrir quais palavras-chaves e estratégias de conteúdo estão tendo o melhor desempenho na web.

 

A partir disso, fica mais fácil começar um planejamento, com formato, temas e estruturação inspiradas no que tem dado certo.

4- Google Optimize

O Google Optimize é uma ferramenta completa de análise de sites com a proposta de ajudar os usuários a conseguirem os melhores resultados possíveis.

 

Para isso, ele se integra com o Analytics e ajuda a trazer uma percepção mais eficaz acerca dos resultados, inclusive oferecendo uma plataforma de testes A/B. Assim, as melhores versões de cada páginas podem ser utilizadas!

5- MailChimp

A automação de Marketing é fundamental atualmente. Muitas tarefas referentes ao setor não podem ser conduzidas manualmente, por duas questões: a incidência de falhas e a falta de capacidade de realizar trabalhos de grande complexidade sem a ajuda de ferramentas.

 

A automatização é o que permite fazer mais com menos esforços, seja de maneira ativa, no disparo de campanhas, seja no monitoramento de resultados. Veja quais ferramentas desse tipo são indispensáveis!

 

O MailChimp é um dos recursos mais intuitivos em seu modo de operar quando o assunto é e-mail marketing. Ainda não tem uma lista de email? Esse programa cria uma para você e ainda a distribui.

 

Saiba que o e-mail marketing ainda é um dos principais meios de divulgação e conversão em vendas da internet. Portanto, aproveite os recursos do MailChimp e veja seu ROI crescer.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

6- Buffer

As redes sociais são plataformas de extremo valor em qualquer estratégia digital atualmente. Além de serem um local de divulgação orgânica e atendimento, por lá também é possível veicular anúncios pagos de alto desempenho.

 

Use o Buffer para agendar o seu conteúdo a ser publicado no Facebook, LinkedIn e Twitter, para postar no tempo em que achar que obterá uma melhor resposta.

7- mLabs

O mLabs é uma plataforma brasileira de gerenciamento de redes sociais bastante utilizada por profissionais de marketing digital. Entre as principais funções do serviço, se destacam o agendamento de posts em redes sociais que ainda não disponibilizam o recurso de forma nativa, como o Instagram e o Twitter, a criação de relatórios de desempenho e a possibilidade de responder a comentários e mensagens privadas em um único ambiente pelo computador. 

8- Facebook Ads

O marketing digital oferece diversas estratégias para divulgar um negócio, o que pode causar dificuldades para os empresários que têm pouca experiência com o assunto. O Facebook Ads é a ferramenta correspondente à rede social, e que ajuda os usuários a desenvolverem anúncios nas suas páginas.

 

O Facebook ads conta com uma enorme base de usuários que, para fazerem parte da plataforma, fornecem uma série de dados pessoais.

 

Essas informações do Facebook Ads permitem que as empresas segmentem seus anúncios e façam o direcionamento para o seu público-alvo, o que aumenta as chances de chamar a atenção e fazer novos negócios.

9- Google Ads

Com o Google Ads os usuários podem impulsionar e criar anúncios em duas redes: de display e de pesquisa. Assim, é possível dar mais visibilidade a conteúdos diversos, posicionando banners e anúncios na web.

 

O Google Ads é completo e ajuda o usuário a gerenciar seu budget por campanha, criando ações específicas em cada uma delas, tudo com muita organização, eficiência e mensuração de resultados.

10- Canva

Um bom trabalho de design é capaz de transmitir a identidade da marca e o tom de comunicação a sites, peças publicitárias, layouts e o que mais for divulgado na web.

 

Por isso, boas ferramentas que ajudem no desenvolvimento desses conteúdos podem ser muito importantes para a rotina do Marketing Digital. Confira as principais!

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Canva é uma ferramenta de design baseada na nuvem que você pode usar para criar imagens únicas para compartilhar em seus blogs, redes sociais e muito mais.

 

Você pode usar o Canva para criar imagens completamente originais a partir do zero ou para polir algumas fotos que você já tem.

 

Uma das melhores características da ferramenta é a capacidade de criar imagens para mídias sociais dimensionando perfeitamente os tamanhos adequados para cada uma.

11- Google Search Console

Mais um serviço do Google, o Search Console é voltado para profissionais que gerenciam sites e precisam monitorar a disponibilidade de suas páginas.

 

Por meio de um painel completo, é possível checar indexação de páginas, se estão seguros e também o tráfego. A proposta é ser uma plataforma de monitoramento e otimização.

12- Trello

O Trello é bastante conhecido por ser uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas extremamente versátil e que pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário. Você pode utilizá-lo para organizar as suas estratégias de marketing!

13- Facebook Business

Diferentemente do perfil pessoal disponibilizado pela rede social, o Facebook Business é uma página institucional. Isto é, um canal específico em que os clientes podem interagir com uma determinada marca. Curiosamente, esse espaço também é conhecido como fanpage, já que tem é muito fácil para que as pessoas possam acompanhar as postagens e entrar em contato com os membros da página.

 

O Facebook Business separa o profissional do pessoal e torna possível a não interferência na página pessoal. Com uma página própria para as empresas, quando se trata de cadastrar formas de pagamentos, o Facebook Business Manager garante muito mais segurança, já que não é necessário disponibilizar os seus dados bancários no perfil pessoal. 

 

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14- Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma ferramenta que simplifica a vida de empresas que desejam ser encontradas no Google Maps. É uma maneira de mostrar aos seus clientes informações básicas do seu negócio, como horário de funcionamento, localização, fotos ou até mesmo produtos e serviços que você trabalha.

 

O maior motivo para uma empresa usar o Google Meu Negócio é a possibilidade de fornecer dados para os usuários e seus potenciais clientes e conseguir captar mais leads e aumentar as suas vendas!

 

Além disso, com o Google Meu Negócio, é possível criar certa proximidade com seus clientes. Eles podem deixar comentários e feedbacks com relação aos seus serviços e produtos. Com isso, você também pode respondê-los, aumentando a interação.

15- Google AdWords

O Google AdWords nada mais é do que uma ferramenta de anúncios, em que se pode, por meio de várias configurações e predefinições, criar campanhas publicitárias para a internet. Assim, seu e-commerce vai ganhar a devida visibilidade on-line, que é justamente o ambiente em que o seu negócio atual está inserido.

 

O que faz do Google AdWords uma ferramenta fundamental aos e-commerces são suas extensas funcionalidades, que permitem a criação de anúncios de diversos tipos, fazendo com que as campanhas sejam completas. Essas possibilidades abrangem diferentes espaços na web, que oferecem visibilidade diferenciada em cada um deles.

 

Gostou das melhores ferramentas de marketing digital para vender pela internet? Comece já a utilizá-las em suas estratégias! Aproveite e deixe um comentário!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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