Como um influencer digital pode fazer parte de suas estratégias de marketing digital

Pesquisa do Ibope Inteligência mostra que 52% dos internautas brasileiros seguem influenciadores digitais em redes sociais. O poder vai além: metade (50%) afirma que se sente influenciada em relação aos produtos e serviços que essas personalidades indicam nas plataformas.

 

Com o crescimento das redes sociais, o conceito de influencer digital tem se tornado mais comum.

 

Influencer digital são pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo e alto poder de influência sobre elas.

 

Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo (números que chegam a milhões de seguidores) e alto poder de influência sobre elas.

 

Existem influenciadores dos mais diferentes tipos de segmentos, como: moda, empreendedorismo, estética, humor, educação, entre outros.

 

Marcas a procura de aumentar sua clientela e consolidar seu próprio público oferecem permutas, pagamentos por divulgação e diferentes outros tipos de parcerias com influenciadores digitais, caso estes se relacionem bem com o seu segmento de mercado e com o tipo de conteúdo produzido por eles.

 

Influenciadores digitais são bons divulgadores porque eles estão mais próximos da vida real da maioria das pessoas. Seus seguidores confiam neles e nas suas indicações, pois entregam conteúdo e não só um produto, o que faz com que sejam tão considerados por seus seguidores.

 

Aproveite e leia este post sobre: “Aumentar as vendas usando digital influencers”!

Como um influencer digital pode fazer parte de suas estratégias de marketing digital?

1- Planeje suas ações

Como toda estratégia de marketing digital, usar influencer digital para divulgar sua marca também é uma ação que merece planejamento.

 

Inicialmente, coloque no papel: qual o principal objetivo que seu time de marketing está tentando alcançar?

 

Pense também em como uma campanha junto de um influenciador digital te deixaria mais próximo de alcançar esse objetivo, qual o orçamento disponível, como sua empresa pensa em trabalhar essa parceria e qual nicho de mercado você deseja atingir.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

2- Contrate o influenciador digital

Tendo em mente quem sua marca deseja atingir, o próximo passo é buscar por influenciadores digitais que tenham um público parecido ou igual ao seu.

 

Além disso, é importante se atentar a detalhes como a linguagem que ele se comunica (se faz sentido com a linguagem que sua marca usa), a impressão que ele passa e se contratá-lo está dentro do seu orçamento.

 

É importante, também, atentar-se aos veículos utilizados pelo digital influencer e se coincidem com os que seu público está presente.

 

Definir como será o pagamento e falar sobre os direitos de uso do conteúdo e imagem pela marca também são questões importantes. Além disso, os posts devem estar indicando se tratarem de publicidade.

3- Trabalhe em conjunto com os influencers digitais

Caso o influenciador digital concorde em trabalhar com a sua marca, formalize o acordo por meio de um contrato e estruture a ação em conjunto com ele, alinhando expectativas e detalhes relevantes como o tempo de veiculação e exigências de exclusividade.

 

É importante que seu time de marketing trabalhe em conjunto com o influenciador digital contratado para que tudo corra como planejado.

 

Tire um tempo para conversar com o influenciador digital e deixe claro para ele qual o objetivo da marca e o que você precisa que seja produzido. Deixe que ele também fale sobre sua relação com a marca e colabore com ideias, assim vocês alinham a abordagem e as expectativas.

 

O que é um Influencer Digital e como usá-lo nas suas estratégias de marketing?

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

4- Respeite a liberdade criativa do influenciador

Quanto mais natural for a indicação, mais bem-sucedida será sua campanha. Por isso, é muito importante deixar que o digital influencer produza o conteúdo de acordo com a sua identidade e com o que ele sabe que será aprovado por seu público.

 

Você pode direcioná-lo, mas deixe em suas mãos a criação de um conteúdo autêntico. O influenciador digital não deve ser visto como um veículo que só reproduz uma mensagem pronta, mas um parceiro da marca, alguém que tem sua própria opinião e gosta de compartilhá-la. A marca deve fazer sentido e ter a ver com a pessoa escolhida, pois, caso contrário, fica algo meramente comercial e forçado.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

 


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais