Pesquisa do Ibope Inteligência mostra que 52% dos internautas brasileiros seguem influenciadores digitais em redes sociais. O poder vai além: metade (50%) afirma que se sente influenciada em relação aos produtos e serviços que essas personalidades indicam nas plataformas.

 

Com o crescimento das redes sociais, o conceito de influencer digital tem se tornado mais comum.

 

Influencer digital são pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo e alto poder de influência sobre elas.

 

Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo (números que chegam a milhões de seguidores) e alto poder de influência sobre elas.

 

Existem influenciadores dos mais diferentes tipos de segmentos, como: moda, empreendedorismo, estética, humor, educação, entre outros.

 

Marcas a procura de aumentar sua clientela e consolidar seu próprio público oferecem permutas, pagamentos por divulgação e diferentes outros tipos de parcerias com influenciadores digitais, caso estes se relacionem bem com o seu segmento de mercado e com o tipo de conteúdo produzido por eles.

 

Influenciadores digitais são bons divulgadores porque eles estão mais próximos da vida real da maioria das pessoas. Seus seguidores confiam neles e nas suas indicações, pois entregam conteúdo e não só um produto, o que faz com que sejam tão considerados por seus seguidores.

 

Aproveite e leia este post sobre: “Aumentar as vendas usando digital influencers”!

Como um influencer digital pode fazer parte de suas estratégias de marketing digital?

1- Planeje suas ações

Como toda estratégia de marketing digital, usar influencer digital para divulgar sua marca também é uma ação que merece planejamento.

 

Inicialmente, coloque no papel: qual o principal objetivo que seu time de marketing está tentando alcançar?

 

Pense também em como uma campanha junto de um influenciador digital te deixaria mais próximo de alcançar esse objetivo, qual o orçamento disponível, como sua empresa pensa em trabalhar essa parceria e qual nicho de mercado você deseja atingir.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

2- Contrate o influenciador digital

Tendo em mente quem sua marca deseja atingir, o próximo passo é buscar por influenciadores digitais que tenham um público parecido ou igual ao seu.

 

Além disso, é importante se atentar a detalhes como a linguagem que ele se comunica (se faz sentido com a linguagem que sua marca usa), a impressão que ele passa e se contratá-lo está dentro do seu orçamento.

 

É importante, também, atentar-se aos veículos utilizados pelo digital influencer e se coincidem com os que seu público está presente.

 

Definir como será o pagamento e falar sobre os direitos de uso do conteúdo e imagem pela marca também são questões importantes. Além disso, os posts devem estar indicando se tratarem de publicidade.

3- Trabalhe em conjunto com os influencers digitais

Caso o influenciador digital concorde em trabalhar com a sua marca, formalize o acordo por meio de um contrato e estruture a ação em conjunto com ele, alinhando expectativas e detalhes relevantes como o tempo de veiculação e exigências de exclusividade.

 

É importante que seu time de marketing trabalhe em conjunto com o influenciador digital contratado para que tudo corra como planejado.

 

Tire um tempo para conversar com o influenciador digital e deixe claro para ele qual o objetivo da marca e o que você precisa que seja produzido. Deixe que ele também fale sobre sua relação com a marca e colabore com ideias, assim vocês alinham a abordagem e as expectativas.

 

O que é um Influencer Digital e como usá-lo nas suas estratégias de marketing?

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

4- Respeite a liberdade criativa do influenciador

Quanto mais natural for a indicação, mais bem-sucedida será sua campanha. Por isso, é muito importante deixar que o digital influencer produza o conteúdo de acordo com a sua identidade e com o que ele sabe que será aprovado por seu público.

 

Você pode direcioná-lo, mas deixe em suas mãos a criação de um conteúdo autêntico. O influenciador digital não deve ser visto como um veículo que só reproduz uma mensagem pronta, mas um parceiro da marca, alguém que tem sua própria opinião e gosta de compartilhá-la. A marca deve fazer sentido e ter a ver com a pessoa escolhida, pois, caso contrário, fica algo meramente comercial e forçado.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

 

[rock-convert-cta id=”49565″]