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O marketing de afiliados atrai cada vez mais pessoas que desejam ter o seu próprio negócio digital ganhando dinheiro de modo fácil e de casa!

 

Se tornar um afiliado em um programa de indicação permite desfrutar de mais autonomia, liberdade de tempo e espaço, além de obter uma renda extra que, com um bom trabalho, pode se tornar o seu principal sustento e trazer estabilidade financeira.

 

Programas de afiliados atraem muitas pessoas pois essa é uma das maneiras mais rápidas e baratas para se ganhar dinheiro na internet. Porém, os benefícios desse marketing podem ser perdidos caso iniciantes cometam alguns erros que possam prejudicar o seu trabalho.

 

Ainda que seja até mesmo uma forma de aprendizado, essas falhas podem atrapalhar muito o empreendedor, principalmente em termos de motivação para continuar investindo nesse mercado.

 

Pensando nisso, criei este post para você que está interessado em se tornar afiliado de uma programa de indicação saber quais erros você não deve cometer no marketing de afiliados. Continue lendo!

1- Comprar listas de e-mails

Esse, com certeza, é o erro mais grave de todos que você nunca deve cometer. Isso só pode dar errado, pois, em vez de criar e conquistar sua própria lista, você resolve comprar uma base de contatos de pessoas que não têm a menor ideia de que começarão a receber suas mensagens. 

 

Comprar listas é uma prática ruim para você, para o público e, principalmente, para o dono do produto, infoproduto ou serviço promovido. Essa prática impacta negativamente na imagem dele e de sua oferta, além de afastar potenciais clientes e diminuir o interesse de outros afiliados em aderir ao programa.

 

Sendo assim, é recomendado conquistar seus próprios e-mails e criar a sua lista. Para isso, pense em começar a produzir conteúdos relevantes sobre o assunto para atrair consumidores interessados à sua rede social ou blog. Crie e-books ou webinars e comece a promovê-los em Landing Pages com formulários de captura.

 

Também é uma boa ideia espalhar caixas de captura de e-mail pelo blog, como pop-ups e box de assinatura de newsletters. Isso sim é uma boa ideia!

 

Comprando a lista de e-mails alheia, o dinheiro investido não terá retorno, já que essas pessoas não estão interessadas em você. Na verdade, elas podem até começar a rejeitar todo o seu conteúdo, criando uma forma de spam, o que nos leva ao próximo tópico.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

2- Gera spam

Gerar spam pode afundar o seu negócio que está apenas começando, gerando repulsa em vez de atrair os consumidores.

 

Você deve construir uma base de contatos sólida, de pessoas que realmente desejam ser informadas sobre as novidades e produtos de sua área de atuação. Como dito anteriormente, para fazer isso, coloque um link de inscrição em newsletter em seu site, forneça conteúdos exclusivos em troca de dados de cadastro, divulgue os produtos nas redes sociais, mas sempre com cautela, sem ser invasivo!

 

Você não precisa de propaganda a todo o momento. Não é a quantidade de links, banners e e-mails marketing que trará mais lucro, mas sim a qualidade do seu conteúdo. Uma coisa que atrai bastante audiência para os seus canais de relacionamento é a relevância e a utilidade do conteúdo publicado. 

 

Portanto, criar um blog e usar o marketing de conteúdo são ações muito importantes que você deve adotar ao entrar em um programa de afiliados. 

 

O objetivo, aqui, é ajudar as pessoas, resolver os problemas e não empurrar ofertas sem saber se elas vão querer comprá-la logo de cara ou não. Por isso, é interessante criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo, também de nada adianta ficar fazendo de tudo sem foco.

3- Conteúdo sem qualidade

Regra obrigatória do Marketing Digital: produza com qualidade! Sem isso, você dificilmente conseguirá ter sucesso no marketing de afiliados. Não prezar pelo conteúdo com qualidade e relevante irá afastar o seu público-alvo.

 

Então, esteja sempre atento às novidades que a web oferece, faça cursos, tome cuidado com os erros de gramática e tente melhorar sempre no que faz. Se necessário, contrate freelancers para criar os conteúdos que você ainda não domina, mas não cometa o erro de acreditar que sabe de tudo!

 

Como você já deve ter percebido, é fundamental que você crie materiais extremamente ricos para demonstrar mais autoridade ao divulgar algum produto. Assim, além de conseguir engajar mais pessoas ao seu conteúdo, poderá chamar atenção de mais empreendedores.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

4- Divulgar diferentes ofertas para a mesma audiência

Outro problema são os iniciantes que resolvem se afiliar a diferentes programas — até aí, não há nada demais. No entanto, a divulgação começa a ficar confusa quando eles promovem essas diversas ofertas para um mesmo público.

 

O ideal é criar estratégias diferentes para cada oferta, como um blog sobre treinamento e outro sobre concursos. Com isso, você pode formar listas próprias de acordo com o programa. Pode até dar mais trabalho, mas se você quiser ganhar mais, o esforço deverá ser proporcional. Sempre segmente seus conteúdos para um nicho específico, assim terá mais chances de sucesso no marketing de afiliados.

5- Não interagir adequadamente com o público

Além disso, você também pode acabar não se relacionando adequadamente com o público ao divulgar vários programas e produtos ao mesmo tempo e esquecer de segmentar.

 

Lembre-se de jamais deixar as pessoas sem respostas enquanto for possível. De nada adianta criar conteúdos épicos e fazer com que os visitantes e seguidores comentem se você não participar junto com eles. Essas pessoas poderão se sentir ignoradas e pensar que você não tem capacidade para atendê-las adequadamente.

 

Separe um tempo no seu dia para olhar e interagir com os comentários e mensagens nas redes sociais, as participações no blog e as respostas aos seus e-mails. Valorize e fortaleça o relacionamento com os seus possíveis clientes, pois de boas relações grandes negócios podem surgir. Tenha sempre um bom relacionamento com seus leads.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

6- Escolha errada de produto

Além disso, para que você consiga vender algo na internet, é fundamental que se conheça o que está vendendo e tenha autoridade sobre o que fala, ter falta de foco no produto pode ser um péssimo erro. Então, talvez seja uma ideia melhor começar com apenas um programa, isso com certeza irá só agregar quando tiver certeza de que conhece mesmo aquilo que vai divulgar!

 

Se o foco é trabalhar inicialmente em apenas um produto, escolha direito! Aqui, a dica é não ir por produtos que sejam tendências, mas sim, com aqueles que tenham mais a cara do seu público.

 

Também, outro erro de afiliados é escolher algo que você desconhece por completo! Por mais que estude – aliás, faça isso sempre – dificilmente você terá uma autonomia boa para agregar valor àquilo que você não conhecia. Por isso, escolha sempre algo que você tenha aptidão e conhecimento!

7- Esquecer-se dos clientes após a compra

Depois de trabalhar bastante seu marketing de afiliados, alguns clientes irão se formar. A partir desse momento, você pode até pensar em descartar esses compradores da lista ou parar de enviar mensagens a eles. Contudo, há uma possibilidade melhor: manter a relação com esse público.

 

Você pode criar conteúdos voltados para quem já é cliente, como dicas para extrair mais resultados do produto. Essa ideia é interessante porque demonstra o quanto você está disposto a fazer com que os compradores tenham sucesso, alimentando ainda mais a relação de confiança e gerando fidelização. Com isso, eles podem se tornar promotores do seu trabalho, ajudando a divulgar espontaneamente, fazendo indicações, comprando novamente e trazendo novos clientes.

 

Fazendo isso, você poderá lucrar muito mais e as oportunidades só crescem! Portanto, não se esqueça de investir em estratégias de pós-venda, se quiser saber mais sobre isso, leia aqui Experiência de compra e pós-venda: como aumentar as vendas online!

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

8- Não mensurar as métricas e otimizar suas campanhas

Por mais complexas que as métricas do marketing possam ser, não conhecê-las já é um dos erros de afiliados mais graves que se pode cometer. E não mensurá-las é fatal a qualquer estratégia!

 

Uma das principais atribuições e vantagens do marketing de afiliados é a possibilidade de monitorar e modificar suas estratégias em tempo real. Portanto, negligenciar as informações geradas pelas métricas pode ser um erro fatal para as suas campanhas, já que você pode ficar sem saber o que deu certo, o que deu errado e onde continuar investindo.

 

Existem indicadores para avaliar praticamente todas as suas ações, como:

 

  • Para o blog: número de visitantes, horários e dias com maior audiência, posts mais visitados, canais que mais redirecionam tráfego, palavras-chave mais usadas pelo público para chegar ao blog, etc.;
  • Para o e-mail: taxa de abertura, taxa de cliques, oscilação da lista, taxa de conversão;
  • Para a Landing Page (de materiais ricos): taxa de conversão, visitantes, taxa de abandono, custo por lead gerado, etc.;
  • Para a página de venda: taxa de venda, custo por cliente, ROI (retorno sobre investimento), ticket médio, etc.;
  • Para as redes sociais: curtidas, comentários, compartilhamentos e menções.

 

Não basta apenas analisar os números, mas sim transformá-los em conclusões e, posteriormente, em ações para melhorar os resultados das suas campanhas, como uma troca de cores no layout do site ou uma mudança no padrão dos títulos dos e-mails.

 

Ter um acompanhamento de todos esses mecanismos te ajuda a saber se o que você está fazendo tem dado resultado. Aliás, se inicialmente você não alcançar retornos positivos (algo bem comum), serão essas métricas que irão lhe dar pistas sobre o que você pode estar errando!

9- Não monitorar a concorrência

Por fim, outro erro que pode levá-lo a vender pouco é não observar e trabalhar sua estratégia conforme a concorrência. Nesse caso, a concorrência pode ser produtos similares que estão na internet ou até mesmo sites similares ao seu que estão recomendando o mesmo produto ou produtos parecidos.

 

Observe o que os afiliados concorrentes estão fazendo. É possível aprender com eles, observando tanto alguns erros comuns, como as melhores práticas.

 

Há ações possíveis de serem tomadas que podem fazer sua loja se diferenciar do mercado e chamar a atenção do consumidor, fazendo com que ele compre de você. Por exemplo:

 

  • Relacionar-se mais com sua audiência, compartilhando informações e conteúdo relevante antes de recomendar algo pago;
  • Oferecer um conteúdo digital de bônus para os clientes que adquirirem através da sua recomendação;
  • Oferecer aos compradores um canal de comunicação direto com você, por exemplo, e-mail ou uma ligação via skype;
  • Oferecer acesso a uma comunidade privada (no Facebook ou grupo/lista de e-mails por exemplo) de pessoas com interesses similares aos do seu cliente ideal.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Os erros no marketing de afiliados podem acontecer com qualquer pessoa em qual programa de indicação. Agora que você conhece os erros do marketing de afiliados que não se deve cometer, nada melhor do que aprender com os acertos. 

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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