Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, o faturamento com as vendas online subiu 47% nos primeiros seis meses do ano, totalizando 38,8 bilhões de reais. Ao todo, foram feitos 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020.

 

Além de mostrar o potencial do e-commerce no país e o quanto uma loja virtual tem espaço para crescer, esses dados indicam que investir na aquisição de novos compradores é a principal maneira de fazer seu e-commerce deslanchar.

 

Mas como fazer com que aquele usuário que já compra escolha sua loja e, principalmente, como atrair quem nunca fez uma compra online? O desafio é grande, mas a resposta é simples: proporcione novas e boas experiências de compra.

 

Proporcionar novas experiências no e-commerce não é apenas ofertar produtos de qualidade ou mercadorias mais baratas, mas sim tornar o processo de compra mais simples, rápido e seguro, disponibilizando ferramentas para que o cliente possa concluir a compra, opções de pagamento para todos os perfis e limites de crédito, por exemplo.

 

Medo de não receber o produto, a necessidade de fornecer dados financeiros, processo de compra complexo e não ter limite de compra disponível são algumas das principais barreiras para o crescimento do e-commerce no Brasil.

 

De acordo com um levantamento da SPC Brasil em parceria com a CNDL, 63% dos entrevistados já desistiu de uma compra virtual no momento de pagar pelo produto. Segundo a pesquisa, 6% dos casos em que há receio de compra acontecem por medo de não recebimento. Dos que concluem a compra, 24% têm medo de não receber o produto.

 

Num setor em expansão, apesar das perspectivas econômicas negativas, sairá na frente aquele que conhecer o perfil do comprador e ofertar produtos e serviços que atendam a suas necessidades. Por isso, é fundamental oferecer soluções inovadoras, fáceis e que tornem a compra online uma experiência semelhante à compra na loja física.

 

De olho nesse cenário, as empresas fornecedoras de soluções para o e-commerce sempre lançam novidades para atrair quem ainda não faz compras pela internet.

Opção pós-paga

Se o motivo para não comprar é o receio de pagar pelo produto e não receber ou o medo de fornecer dados financeiros, por exemplo, uma solução pode ser disponibilizar novos modelos de pagamento, como a opção pós-paga.

 

Com ela, sua loja virtual oferece a possibilidade de o cliente comprar o produto, recebê-lo e pagar somente depois. Lançada recentemente no país, a solução pós-paga surgiu na Europa, onde representa 40% do total das vendas online em determinados segmentos.

 

No Brasil, as lojas virtuais que já oferecem essa opção aos clientes registraram, em média, 30% de aumento no volume de vendas.

 

Com a solução pós-paga, não é preciso fornecer nenhum dado financeiro ou número de cartão de crédito, pois se aproveita o cadastro feito na loja virtual para conceder o limite de crédito, que é atribuído segundo análises internas e pode ser incrementado de acordo com o grau de relacionamento com a empresa.

 

Além de ampliar as vendas, ao disponibilizar a opção de pagamento online pós-paga, o lojista tem acesso a diversas ferramentas que garantem a segurança das transações. A Koin, empresa responsável pela solução, assume todos os riscos de inadimplência e fraude da operação, sem que seja necessário contratar sistemas adicionais de proteção. Ou seja, a loja recebe pelo que vendeu independentemente do cliente pagar pelo produto.

Ações de marketing

Esse é apenas um dos serviços disponíveis para que o lojista atraia novos clientes para sua loja virtual. Criar campanhas específicas, criar ofertas direcionadas, direcionar melhor as ações de marketing são outras ferramentas disponíveis, muitas delas são gratuitas.

 

Investir em Marketing cria um laço duradouro com seus potenciais clientes, aumenta seu reconhecimento de marca, sua reputação e melhora os seus resultados.

 

Por isso, o Marketing consegue atrair possíveis clientes mais qualificados e melhorando a sua taxa de conversão.

Invista em estratégias de SEO

No estudo “Como os brasileiros compram online”, realizado pela Web Estratégica em parceria com a SEMrush, foi reafirmada a importância do tráfego orgânico para o faturamento dos e-commerces.

 

Boa parte das visitas a comércios eletrônicos são orgânicas, por isso um site otimizado com técnicas de SEO pode sair na frente da concorrência e ser encontrado muito mais facilmente pelo público.

 

Uma dica é apostar em keywords específicas, em detrimento das mais amplas, para aumentar as chances de seu e-commerce ser encontrado pelos mecanismos de busca. Isso porque, quando você opta por usar termos específicos do seu segmento, diminui a concorrência e direciona a página para consumidores realmente interessados.

Valorize o e-mail marketing

Há diversas formas de incluir o e-mail marketing na sua estratégia de marketing digital, mas todas elas convergem para uma mesma ação: entregar informação relevante para as pessoas certas, no momento adequado.

 

Foi-se o tempo em que e-mail marketing era sinônimo de spam ou de mensagens que sequer são abertas antes de irem para o lixo eletrônico.

 

Tendo uma base de leads qualificados, uma boa ideia é segmentar os contatos de acordo com o momento de compra e definir o que será enviado para cada um. Dentre os tipos de conteúdo que um e-mail marketing pode abordar, estão atualizações de blog, newsletter, convites para eventos (online ou não) e outros.

 

Pesquise, fique atento ao mercado, torne a experiência de comprar em sua loja cada vez melhor e aumente suas vendas.

 

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