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O Marketing Digital foi desenvolvido com o objetivo de atrair consumidores e possíveis clientes através da internet e dispositivos móveis; como notebooks, tablets, smartphones, etc.

 

Levando em consideração que uma parte gigantesca da população brasileira está na internet – e também seus concorrentes – se faz extremamente necessário utilizar estratégias de Marketing Digital em seu negócio.

 

Atualmente existem diversas estratégias de Marketing Digital para utilizar e que trarão resultado em seu negócio. Uma delas é o e-mail marketing.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Está na hora de dar o primeiro passo e finalmente criar sua loja virtual!

O que é e-mail marketing

E-mail marketing é uma das estratégias de Marketing Digital mais utilizadas no mundo. Sabe quando você se cadastra em uma loja virtual e fica recebendo e-mails de ofertas, promoções, novidades, cupons, etc? Então, isso é e-mail marketing!

 

O e-mail marketing é a melhor estratégia de Marketing Digital para manter a comunicação com os seus clientes ativa. Além de também ajudar – e muito – a manter o interesse.

 

Isso porque, como dito anteriormente, você poderá enviar através do e-mail marketing uma série de informações relevantes para seu cliente, mantendo a comunicação entre si.

 

Apesar de frequentemente ser considerada uma estratégia de Marketing Digital muito invasiva e pouco eficaz, quando realizada da maneira correta, pode sim dar muitos resultados!

 

É importante lembrar que o e-mail marketing não pode ser considerada sua estratégia de Marketing Digital principal visto que existem muitas outras mais eficazes e tão simples de serem realizadas quanto.

 

Para se ter uma ideia da importância do e-mail marketing, confira alguns dados que o Adobe email survey disponibilizou:

 

  • As pessoas passam mais de 4h por dia lendo e-mails no trabalho;
  • 14% das pessoas que recebem um e-mail respondem poucos minutos depois de recebê-los;
  • 84% dos pesquisados utilizam o celular para checar a caixa de entrada diariamente;
  • Destes 84%, 45% usam para olhar e-mails de trabalho e 63% para olhar e-mails pessoais;
  • 58% dos participantes preferem receber promoções de produtos e serviços por e-mail a receber por aplicativos ou redes sociais.

Como fazer uma excelente estratégia de e-mail marketing

Antes de começar este tópico, acho legal adiantar o que você NÃO deve fazer.

 

E não poderíamos começar de outra maneira: não torne sua estratégia de Marketing Digital em SPAM!

 

Não é legal ficar recebendo um milhão de e-mails por dia, do mesmo assunto e do mesmo negócio. Isso só vai lhe ajudar a irritar o seu cliente e perder este lead.

 

Por isso, atente-se em enviar conteúdo realmente interessantes e relevantes para seu cliente. Desta forma, tem menos chance dele perder o interesse em seu negócio e mais chance dele converter em venda e ser fidelizado.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

Conteúdo do e-mail marketing

Outro ponto que você precisa ficar atento é sobre o conteúdo dentro do e-mail marketing.

 

Tudo bem, você não envia e-mail de maneira desorganizada e se preocupa em não parecer SPAM, entretanto, você também presta atenção no conteúdo escrito?

 

Sempre escreva conteúdos relevantes, interessantes e que irão, com toda certeza, engajar seu público-alvo. Foque sempre em cupons de desconto especiais e ofertas especiais.

 

A maneira como você escreve o seu conteúdo também faz diferença. Antes de escrever o conteúdo se faça a seguinte pergunta: “Qual a dor que o meu público está sentindo que este e-mail marketing poderia resolver?”. Feito isso, você saberá exatamente como realizar a abordagem, visando aumentar a sua taxa de clique e conversão.

 

Um exemplo que pode lhe ajudar é: digamos que a dor do seu possível consumidor seja o fato de que ele precisa comprar um tênis, entretanto, ele não consegue achar um produto que seja do seu agrado e com um preço bom.

 

Um assunto legal para este e-mail marketing seria “Procurando o tênis dos sonhos com o melhor preço? Está aqui!”, ou então, “Aquele sapato que você estava procurando está aqui e com 50% de desconto. Confira”. É claro que esses assuntos são apenas ideias para lhe ajudar a clarear sua mente.

 

Agora, na parte interna se preocupe em fazer um e-mail bonito mas simples e funcional. Não há necessidade de escrever textos enormes quando você apenas quer mostrar alguns poucos produtos em promoção ou disponibilizar um cupom de desconto.

 

Para te ajudar na parte visual e da sua estratégia de e-mail marketing, eu lhe indico 2 ferramentas muito conhecidas e que valem super a pena!

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

BEE Free

O BEE Free é um editor de e-mails responsivos gratuito. Utilizando o sistema de drag & drop você conseguirá criar e-mails lindos e de maneira rápida e fácil. Sem precisar quebrar a cabeça com isso.

 

O BEE Free possui uma versão gratuita e uma paga. A maior diferença entre elas é que na versão PRO (paga), você possui a opção de criar e-mails e salvá-los em nuvem, ou seja, não há necessidade de pegar o código dele no momento em que ele foi criado. 

 

Essa opção é ótima para quem deseja criar muitos e-mails ao mesmo tempo, mantê-los armazenados e enviá-los quando desejar.

 

Além disso, na versão PRO é possível adicionar membros, definir funções para cada membro, enviar convite para colegas ou clientes visualizarem o design do e-mail marketing, exportar o e-mail de maneira direta para vários sistemas de envio de e-mail, como: MailChimp, HubSpot, SendGrid, MailUp, Gmail…

 

Enfim, eu recomendo muito o BEE Free pois ele é uma ferramenta de fácil uso com a possibilidade de criação de templates para e-mail marketing muito bonitos. Entretanto, apenas recomendo a versão PRO para negócios maiores, visto que a versão gratuita já é de grande utilidade para negócios menores.

 

Saiba como o design responsivo vai diminuir as taxas de abandono, melhorar a experiência de compra e alavancar os negócios em sua loja virtual. Confira!

MailChimp

O MailChimp é uma das ferramentas de e-mail marketing mais conhecidas e utilizadas do mercado. Isso se dá ao fato de que ele é uma ferramenta muito completa. Suas funcionalidades vão desde criar o design do e-mail até segmentar listas de contatos, automatizar disparos, etc.

 

Atualmente, o MailChimp não só serve para e-mail marketing, como também é possível agregar outros canais como o Instagram, Facebook, Google Ads, páginas de captura (landing pages), etc.

 

A própria empresa se define agora como uma plataforma de marketing completa.

 

Agora, é importante lembrar que o MailChimp foi feito pensando exclusivamente em disparo de e-mail marketing. Isso não quer dizer que ele não seja uma ferramenta boa para design, entretanto, não é tão completa e visualmente bonita como o BEE Free, já que o BEE Free possui templates prontos para uso enquanto no MailChimp não.

 

Por isso, recomendo utilizar o BEE Free para criação da parte visual do e-mail marketing e MailChimp para os disparos propriamente ditos dos e-mails marketing.

Faça seu e-mail chegar na hora certa

Você sabia que hoje em dia é possível planejar o envio de um e-mail marketing assim que um cliente faz uma determinada ação?

 

Por exemplo, você pode automatizar um e-mail marketing com cupom de desconto para sapatos quando seu possível cliente acessar a área de sapatos em seu e-commerce.

 

Parece complicado? Não é! Existem várias ferramentas no mercado capaz de facilitar isso para você e seu negócio, uma delas é o Hubspot, que inclusive também possui uma versão totalmente gratuita. Vale a pena conhecer mais a fundo a plataforma!

 

Este tipo de estratégia, dentro do e-mail marketing, acaba deixando-o ainda mais eficaz e com altas chances de conversão, uma vez que aquele possível consumidor é um lead quente, ou seja, ele realmente estava procurando sapatos em sua loja virtual e, às vezes, pode não ter realizado a compra exatamente por causa do preço.

 

Leia este post e descubra cinco diferentes tarefas que podem ser automatizadas em seu e-commerce!

Fique de olho nas métricas do seu e-mail marketing

Tá seguindo todas essas dicas? Que ótimo! Mas como estão seus números? Como você tem certeza que sua estratégia de e-mail marketing está dando certo?

 

É exatamente por isso que você precisa ficar de olho na taxa de clique do seu e-mail marketing!

 

Além disso, é sempre importante fazer testes como: quais assuntos chamam mais atenção, quais estilos de template, estilo de escrita, estilo de conteúdo, horário e frequência de envio, quem são as pessoas que não abrem os e-mails e buscar saber o porquê disso.

 

Através dessas informações você saberá traçar estratégias de e-mail marketing ainda mais eficientes.

 

Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

Tipos de e-mail marketing

As estratégias de marketing para e-mail são divididos em formatos diferentes, para ocasiões específicas. Alguns são mais voltados à conversão, outros mais voltados à informação…

 

Abaixo, conheça melhor os formatos mais conhecidos e utilizados para que você possa ter uma visão mais ampla do que pode fazer com essa estratégia:

Newsletter

A newsletter é mais comumente utilizada por empresas que possuem blog, entretanto, isso não necessariamente quer dizer que, se você não possui blog, não pode utilizar.

 

Basicamente, este formato de e-mail marketing serve para nutrir a sua base de leads, ou seja, serve para mandar conteúdos informativos, dicas e artigos relevantes. E é exatamente por isso que é mais utilizada por blogs!

E-mail promocional

Calma, antes de mais nada você precisa entender que e-mail promocional não necessariamente ligada à uma promoção e sim, à ideia de promover.

 

Este formato pode ser utilizado para realizar a venda de produtos físicos (muito utilizado por e-commerces), venda de produtos e/ou serviços digitais (consultoria, softwares, ferramentas, sistemas, etc) e divulgação de produtos digitais gratuitos (e-books, webinars, etc.).

 

Assim como o newsletter tem o foco principal à informação e nutrição de leads, o e-mail promocional tem o foco principal em conversão e venda – nada mais além disso.

E-mail comemorativo e/ou sazonal

Sabe aquele e-mail marketing que você recebe em seu aniversário, com uma mensagem personalizada e com algum cupom de desconto ou felicitação? Pois é. Este é e-mail sazonal.

 

Ele é muito utilizado aniversários, porém, pode ser utilizado em qualquer data comemorativa, seja ela algum feriado, parabenização por alguma conquista e/ou felicitações em geral.

 

O foco principal é manter o interesse e o conhecimento dos seus leads em sua marca e fazer com que sintam-se lembrados nos momentos mais especiais e importantes de sua vida.

E-mail de boas-vindas

Parece bobo estar nessa lista mas não é! Este é aquele e-mail que você recebe toda vez que assim que você se torna lead de algum lugar, sabe?

 

Esse e-mail marketing tem diversas funções e pode ajudar demais o seu negócio. Como? Aproveite este e-mail para fazer o seu lead conhecer melhor sua empresa/marca, faça-o avançar em sua jornada de compra, mostre seus diferenciais, nutra-os com informações, dicas e artigos relevantes…

 

Enfim, aproveite este e-mail e faça seu lead dar o próximo passo em sua jornada!

 

Já possui uma loja virtual e gostaria de aumentar suas vendas? Saiba como clicando aqui!

Palavras-chave PROIBIDAS no e-mail marketing

De nada adianta criar um e-mail marketing lindo, atrativo e com conteúdo relevante se o seu assunto não chamem atenção e não favoreçam a abertura do e-mail.

 

Além das suas taxas de clique diminuírem, caso você utiliza palavras-chave inapropriadas em seu assunto, o seu e-mail nem mesmo chegará na caixa de entrada do seu lead. Ele irá direto ao SPAM.

 

Isso acontece porque vários servidores de e-mail utilizam filtros anti-spam, o que ajuda a você não ficar recebendo SPAM o tempo inteiro. Mas e se o e-mail que você está enviando não é SPAM

 

Por isso, confira abaixo algumas listas de palavras-chave que você deve evitar – a todo custo – em sua estratégia de e-mail marketing:

Vendas

Palavras relacionadas ao comércio e venda de produtos e serviços é o maior alvo dos filtros anti-spam, por isso, tente ao máximo não utilizar palavras como: “compre, desconto, promoção, oferta, grátis, etc…”.

Urgência

Utilizar o senso de urgência é uma ótima tática para chamar a atenção do seu público-alvo, entretanto, também é uma ótima maneira de chamar a atenção dos filtros anti-spam. Palavras como: “última chance, tempo limitado, urgente, etc…” pode ser um tiro no pé.

Call to Action

Escrever assuntos focados em persuasão também pode parecer uma boa ideia de início para chamar a atenção, mas quando utilizado da maneira incorreta, vai direto pra caixa de SPAM! Clique, saiba mais, leia agora, confira… todas essas palavras podem parecer muito comuns mas não são as mais recomendadas.

Dinheiro

Acredito que essa você já deve saber, né? Quaisquer palavras que remetem a ganhar dinheiro fácil ou aumentar lucro são extremamente proibidas. Nunca utilize: “Ganhe dinheiro, ganhe $, renda extra, trabalhe em casa…”.

Emagrecimento

Quaisquer palavras que remetem à emagrecimento ou estética agressiva devem ser evitadas. Alguns exemplos são: “Emagreça, dieta, perca peso, fique sarado…”.

 

Calma! Essas são apenas algumas dicas de palavras a serem evitadas mas lembre-se que o seu e-mail não necessariamente irá para o SPAM se utilizá-las, as chances apenas serão bem maiores.

 

A dica que eu dou é sempre apostar em criatividade no momento em que for escrever os assuntos dos seus e-mails.

 

Bom, espero que este post tenha lhe ajudado a aprender mais sobre e-mail marketing e a importância para seu negócio.

 

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Luana Pina
Sou Designer Gráfico, responsável por Elaborar e Administrar os Conteúdos das Mídias Socias da Empresa iSET - Internet, Soluções e Tecnologia e, nas horas vagas, praticante de Hipismo.
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