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O comércio eletrônico tornou-se uma excelente alternativa para as empresas que vendem para o mercado B2B aumentarem suas vendas.

 

A razão disso é a grande presença do público que compra pela internet. De acordo com pesquisa da Forrester Research, 93% dos compradores declararam que preferem comprar através dos canais digitais.

 

Esse modelo de negócio tem características únicas. Isso porque a transação de produtos e serviços acontecem entre empresas.

 

Geralmente as transações B2B acontecem de forma racional, pois os compradores pesquisam a fundo sobre determinado produto ou serviço antes de fechar o negócio.

 

Por isso, as empresas que trabalham com esse nicho de mercado precisam ter atenção na hora de vender um produto.

 

Neste conteúdo você vai aprender as principais estratégias para vender produtos e serviços na internet ao público B2B.

1- Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é um elemento importante tanto no posicionamento da loja nos sites de busca, quanto nos anúncios dos produtos.

 

Uma boa alternativa é investir em marketing de conteúdo. Essa estratégia foca em produzir materiais educativos e informativos no intuito de promover um produto ou serviço.

 

De acordo com pesquisa da Rock Content, 71% das empresas adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo e destas, 57,8% a considera bem sucedida.

 

O principal intuito do marketing de conteúdo é gerar leads (potenciais clientes) para o seu negócio e o conteúdo deve ser de alta qualidade para atrair esse público.

 

Dessa forma, o nicho B2B vai enxergar a empresa como uma autoridade no assunto, aumentando as chances desses leads virarem clientes.

 

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2- Relacionamento

Após atrair leads por meio de informações qualificadas, o próximo passo é manter um relacionamento próximo com essas pessoas.

 

Essa aproximação empresa/lead deve acontecer desde o início até o fim da jornada de compra.

 

Para ter informações qualificadas dos clientes a opção é ter um CRM (Customer Relationship Management). Essa tecnologia permite ter fácil acesso a diferentes informações dos clientes.

 

Através desses dados é possível a empresa desenvolver estratégias de comunicação direta como e-mail marketing, redes sociais e ligações no telefone.

 

Assim, o lead ficará mais atraído e verá a empresa como alguém que vai resolver os seus problemas.

3- Analise a concorrência

Outra dica de mercado é analisar a concorrência, pois essa etapa é fundamental para empresa saber como vender pela internet.

 

Para ter sucesso no mercado, faça uma pesquisa de preços e condições da concorrência, além de acompanhar de perto as mudanças no comportamento dos clientes.

 

Com a pesquisa da concorrência, a empresa consegue identificar suas forças e fraquezas e encontrar as melhores soluções para a empresa se diferenciar das outras.

 

Por se tratar de um nicho racional, é necessário ter grande conhecimento da concorrência, pois o sucesso de estratégias como precificação atrativa dependem disso.

4- Tenha atenção ao design do site

Um site responsivo e bonito é fundamental para a experiência dos usuários. Isso porque uma boa navegação garante que ele fique mais tempo na loja, podendo se interessar por determinado.

 

Por essa razão, faça um estudo sobre a fonte do texto do site e a paleta de cores ideal, pois esses detalhes são importantes para garantir a permanência do leitor na loja virtual.

 

Outro fator de grande importância é a hospedagem. Evite hospedagens em servidores gratuitos, pois esses tipos de sites são amadores e podem prejudicar no visual da sua loja.

 

Invista em um visual profissional e em hospedagens pagas para que o site chame a atenção dos leitores. Assim, fica mais fácil a empresa ter resultados no número de acessos e vendas.

 

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Invista nessas estratégias e aumente suas vendas com e-commerce B2B

As lojas virtuais tornaram-se uma alternativa para as empresas aumentarem as suas vendas. Isso porque o público B2B tem preferência na compra de produtos e serviços pela internet.

 

Para conseguir fazer vendas b2b é necessário utilizar estratégias como o marketing de conteúdo. Focado na produção de conteúdos educativos e informativos, essa estratégia é usada para atrair leads qualificados que vão ver a empresa como autoridade no assunto.

 

Após atrair os leads, o próximo passo é manter uma relação próxima com ele por meio de e-mail marketing, redes sociais e ligações pelo telefone. Assim o cliente tem mais chances de escolher a empresa para resolver os seus problemas.

 

Outra dica para aumentar as vendas é analisando a concorrência. Com um bom estudo de mercado o empreendedor passa a conhecer as práticas das outras empresas e o comportamento dos clientes, possibilitando a busca de soluções para alavancar as vendas.

 

Com essas dicas, fica mais fácil a empresa ter resultados sólidos e efetivos, atraindo clientes e aumentando a lucratividade do negócio.

 

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Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.


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