Um boa plataforma de e-commerce funciona como uma ferramenta para fazer as operações do processo de criar uma loja virtual, ela desempenha funções como cadastrar todos os seus clientes, registrar inúmeros produtos, gerenciar preços de produtos e emitir boletos.

 

Além disso, é interessante que uma plataforma também forneça temas gratuitos e possibilite a personalização total da estrutura das lojas virtuais hospedadas, pois isso é essencial para a identidade visual de uma marca.

 

Uma plataforma de e-commerce é justamente a casa da sua empresa, diferente de vender em redes sociais e marketplaces, a plataforma deve se ajustar ao seu nicho de vendas e tamanho do negócio.

 

Pensando nas dúvidas que podem surgir ao escolher plataforma de e-commerce para criar uma loja virtual, separei o post de hoje com algumas dicas para te ajudar a saber qual é a melhor opção para você e seu negócio!

 

Além disso, no fim do post, deixei uma surpresa para você sair de cima do muro e fazer a escolha certa de qual plataforma criar ou migrar a sua loja virtual!

 

Acompanhe!

As funções mais importantes de uma plataforma de e-commerce

Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para criar uma loja virtual você deve procurar por uma que oferece as funcionalidades necessárias para o bom funcionamento do seu negócio online, principalmente, um que seja confiável e esteja disposta a sempre lhe ajudar.

 

Antes de contratar uma plataforma, verifique o histórico da empresa, há quanto tempo ela está no mercado e se há reclamações ou problemas judiciais com ela.

 

Um meio fácil de saber a reputação de uma plataforma de e-commerce é acessando o Reclame Aqui. Esse site mostra reclamações de clientes insatisfeitos com serviços em geral e as respostas dos donos/produtores dos serviços para qualquer pessoa que o acesse.

 

Entre no Reclame Aqui e pesquise pelas plataformas em que você está pensando em hospedar ou migrar seu e-commerce. É comum que uma empresa tenha certas reclamações, mas se o número for muito alto, desconfie.

 

Ademais, veja as respostas que a empresa deu e se o problema do cliente foi solucionado. Isso também é significativo para saber a credibilidade e confiança de uma plataforma de e-commerce, assim como a sua seriedade e preocupação com seus clientes.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Veja também se a plataforma possui suporte técnico via chat online, telefone e outros meios. Além disso, verifique se existe algum tipo de treinamento ou consultorias online que a plataforma disponibiliza aos seus clientes, isso é importante para que você tenha ajuda suficiente para aprender a usar a plataforma, tirar possíveis dúvidas e ter sucesso com sua loja virtual.

 

Lembre-se também de comparar os preços e funcionalidades das plataformas de e-commerce para determinar qual é o melhor custo/benefício para a sua loja virtual.

 

Uma boa plataforma de e-commerce é importante para dar robustez e apoiar o crescimento do seu negócio e o processo de criar uma loja virtual.

 

É importante listar algumas características que não podem faltar em uma plataforma de e-commerce. Por isso, confira aqui algumas questões que devem ser pensadas e comparadas. Confira!

Cadastro de número ilimitado de produtos e clientes

A plataforma de e-commerce que você escolher para criar uma loja virtual que represente sua marca deve possibilitar que você cadastre um número ilimitado de produtos e clientes, além de oferecer a possibilidade de criar grupos, inscrever clientes a Newsletter, cadastrar novos clientes, excluir ou editar clientes existentes na base e ativar e desativar cadastro de clientes, dentre muitas outras opções.

 

Sobre o cadastro de produtos na loja virtual, a plataforma deve possibilitar a opção de venda de mercadorias físicas ou digitais, a opção de ativar e desativar produtos, personalização da URL do produto e possibilidade de associar múltiplas categorias ao produto e possibilidade de colocar o produto em destaque, por exemplo.

 

Além disso, também é interessante que seja possível incorporar um vídeo publicado em sites externos em seu produto na plataforma.

Funcionalidade B2C e B2B

É importante que seja possível trabalhar com varejo e atacado na plataforma de e-commerce que você decidir escolher, uma vez que, mesmo que você só venda em uma modalidade, um dia, pode escolher vender na outra também.

 

Uma opção interessante para procurar é a de exibição de preços de produtos para todos, somente clientes cadastrados ou não exibir e também de somente permitir que o cliente consiga acessar a loja apenas depois da liberação de seu cadastro.

 

Outra funcionalidade interessante é a de definir valor mínimo de pedido e de limitar quais tipos de pessoa terão seu cadastro aceito na loja: Pessoa Física e/ou Pessoa Jurídica.

Checkout transparente

O checkout transparente é a finalização de pagamento que ocorre no próprio ambiente da loja, sem pop-ups ou redirecionamentos. Ele é importante para uma loja virtual pois oferece ao visitante uma experiência de navegação fluída e dinâmica.

 

Ademais, checkout transparente dá ao cliente a certeza de que ele está operando e fazendo o pagamento somente dentro do e-commerce, com todos os seus dados seguros.

 

O checkout deve incluir diversas formas de pagamento personalizadas para faturamento e os passos que devem ser tomados para finalizar a compra (Checkout Steps) para que o cliente não desista e abandone o carrinho!

 

Também não se esqueça de verificar se o checkout da sua loja virtual poderá ser personalizado na plataforma de e-commerce da sua escolha, pois é importante manter o visual da sua marca até o final da compra para que os clientes se sintam seguros e satisfeitos.

 

Não subestime pequenos detalhes, pois eles podem ser o fator decisivo para a finalização de compra e fidelização de um consumidor!

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

Suporte técnico de qualidade

Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce de qualidade procure por uma que ofereça um bom suporte técnico que esteja disponível via chat online ou telefone.

 

Veja se o atendimento é rápido e eficiente, que esteja disposto à ajudar você a criar sua loja virtual e a escalar suas vendas.

 

Procure por uma plataforma que esteja pronta para fazer você se adaptar ao sistema deles do modo esperado, superando suas expectativas. Acho que nem preciso falar, mas procure por uma plataforma de e-commerce que faça sua loja virtual vender de verdade!

 

Também pode ser interessante olhar aquelas que possuem acompanhamento com consultorias internas para te ajudar a entender seus números, seu mercado, seus concorrentes e trabalhar novas estratégias de negócio, comerciais e de marketing, utilizando todos os recursos disponíveis na plataforma de e-commerce da sua escolha!

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Painel de controle personalizável e fácil de usar

É recomendado que a plataforma de e-commerce tenha uma área de gestão de temas com vários temas gratuitos para você personalizar completamente sua loja virtual com facilidade e liberdade.

 

É importante que seja possível personalizar os diversos botões e imagens da loja virtual, além de alterar os ícones padronizados da loja.

 

Criar um layout do zero por ser difícil, mas se você tem conhecimentos de HTML, é bom que a plataforma possibilite a personalização de HTML/CSS. Mas, caso você entenda muito sobre isso, é importante ter temas gratuitos para colocar no seu e-commerce de modo prático!

Compatibilidade com certificados SSL

O SSL é uma sigla do inglês para “Secure Socket Layer“, que, apesar de não possuir uma tradução exata para o português, pode ser entendida como uma camada que decodifica as informações, protegendo-as de ataques.

 

Ele oferece uma melhor experiência e a garantia de um ambiente que receberá usuários e manterá seus dados seguros. E é por isso que os certificados SSL são muito importantes para uma loja virtual.

 

Sendo assim, é importante que a plataforma de e-commerce da sua escolha para criar uma loja virtual deve ter compatibilidade com os certificados SSL.

 

Você sabe o que é o certificado de segurança SSL e porquê ele é essencial em sua loja virtual? Saiba aqui!

 

Existem dezenas de empresas que geram certificados, com seguro e selo, que valorizam muito o seu site, como Comodo, RapidSSL, GeoTrust, Thawte e muitos outros, que provavelmente tem e devem ter a compra facilitada pela plataforma de e-commerce onde você pretende criar uma loja virtual.

 

Essas foram somente algumas questões a se pensar sobre o que uma plataforma de e-commerce deve fornecer àquele que deseja criar uma loja virtual. Se você quer saber mais sobre como escolher ou migrar para uma plataforma de e-commerce, leia nosso post sobre: ‘’Plataforma de e-commerce: entenda como migrar e evitar problemas’’.

 

Por fim, se você estava esperando pela surpresa prometida no início do post e chegou até o final, clique no botão abaixo e confira um comparativo super completo de plataformas de e-commerce!

 

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Tenho certeza de que se você deseja ver seu e-commerce em uma plataforma completa com todos os recursos necessários para ver seu negócio crescer escolherá a melhor!

 

Sendo assim, com os cuidados e dicas que listamos no post sobre como escolher uma plataforma de e-commerce para criar ou migrar uma loja virtual, você poderá criar e desenvolver a sua marca do jeito correto, começar a vender rapidamente e com segurança.

 

Boa sorte e boas vendas!

 

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