Desde os primórdios da humanidade, existe a preocupação com segurança dos bens individuais. E hoje, nossas informações pessoais são extremamente valiosas e é de suma importância entendermos os mecanismos que são usados hoje para nos proteger, mesmo quando não estamos atentos a sua presença!

O que é SSL?

O Secure Socket Layer (SSL) é um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida pela Netscape em 1994. Ele permite que aplicativos cliente/servidor possam trocar informações em total segurança, protegendo a integridade e a veracidade do conteúdo que trafega na Internet, através de um canal criptografado que ele cria entre um servidor web e um navegador (browser) garantindo que milhões de consumidores reconheçam que aquele site trata seus dados de maneira sigilosa e segura.

Por que me preocupar com isso?

Em site de ambiente inseguro, onde não existe um certificado SSL, todas as informações são transacionadas na rede, em pacotes de dados que podem ser interceptados de maneira “simples” por pessoas mal intencionadas. E o estrago que alguém pode fazer não só com os dados do seu cartão de crédito, mas com seu nome, endereço e CPF é gigantesca.

Como o certificado SSL impede isso?

O SSL não impede que seus dados sejam capturados, mas ele criptografa os dados de tal maneira, que não importa que sejam capturados, eles não poderão ser lidos. Usando um computador comum levariam centenas de anos para conseguir quebrar a “chave secreta” usada na transmissão daqueles dados e a cada ano, são lançados algoritmos melhores e mais complexos que deixam cada vez mais absurdo o tempo e recursos necessários para descriptografar essas informações.

 

O que acabou criando um nível de segurança tão alto, que hoje quase não existem pessoas tentando roubar dados dessa maneira, pois o certificado mais simples, já torna isso impossível! Os crimes virtuais hoje estão mais focados em engenharia social, fazer você entregar seus dados por engano e não tentar roubar eles durante uma transação.

Quem garante que isso realmente funciona?

Os certificados que conhecemos hoje são baseados em um conjunto de códigos chamado SHA (Secure Hash Algorithm), que é um conjunto de funções hash criptográficas, projetadas pela NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA). Várias empresas utilizam essa tecnologia para gerarem seus próprios certificados SSL, e oferecem proteção segurada em dinheiro em caso de roubo de dados, por exemplo a GoDaddy, se responsabiliza por até 1 milhão de dólares, caso seus dados sejam roubados e o contratante tenha algum prejuízo devido a falha do SSL. E existem outras empresas especializadas que oferecem valores mais altos. Então se fosse algo que comumente não funcionasse, ninguém se arriscaria a oferecer proteção financeira e muitas empresas já teriam sido levadas à falência por esse tipo de promessa.

 

 

Essa tecnologia é tão confiável, que hoje a Google, uma das maiores empresas do planeta, em seu navegador Google Chrome, o mais usado atualmente, começou a avisar as pessoas, em seus idiomas nativos, que o site “NÃO É SEGURO”. Então será que vale a pena pagar esse “mico” na internet de não ter um certificado no seu site?

 

Onde consigo um certificado SSL?

Existem dezenas de empresas que geral certificados, com seguro e selo, que valorizam muito o seu site, como Comodo, RapidSSL, GeoTrust, Thawte e muitos outros, que provavelmente tem a compra facilitada pela empresa onde você hospeda seu site. Uma rápida consulta ao atendimento ao cliente você receberá indicações dos certificados que ela trabalha e instala.

Concluindo

Com a rápida expansão da internet e a dependência das pessoas que se torna cada vez maior dela, independe do seu tipo de site, o certificado SSL se tornou algo indispensável e seu uso é extremamente recomendado. Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender mais sobre essa tecnologia essencial e incentivar um ambiente cada vez mais seguro na rede!

 

Não se esqueça de inscrever-se em nosso blog para receber nossa newsletter e nos siga em nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.