O Checkout Transparente permite que o seu cliente em poucas etapas escolha os produtos, calcule o frete e forneça todos os dados de pagamento, sem sair da sua loja virtual em nenhum momento.

 

Imagine que você está em uma loja e, após decidir levar um produto, o atendente informa que você precisa preencher uma série de formulários e que o pagamento deve ser feito lá do outro lado da rua. Com certeza você vai desistir da compra, além de pensar duas vezes antes de voltar ao comércio, certo?

 

Quando o assunto é experiência de consumo, quanto maior a agilidade e menor a burocracia, melhor. E isto vale não só para as lojas físicas, mas para as virtuais também. Por isso é tão importante contar em seu e-commerce com o checkout transparente, sistema que permite ao consumidor pagar suas compras sem deixar o site da loja.

 

Para quem ainda não está familiarizado com a ferramenta, veja a importância e algumas vantagens de contar com este serviço no seu negócio.

Mas afinal, o que é Checkout Transparente?

Checkout transparente no e-commerce significa oferecer ao visitante uma experiência de navegação fluída e dinâmica, sem que ele precise sair do website para concluir uma ação, geralmente uma compra, cadastro, inscrição etc. Lojas virtuais com chekout transparente, normalmente, possuem indicadores de conversão mais altos se comparadas com outras lojas que oferecem checkout padrão.

A importância do checkout para o e-commerce

Muitos empreendedores se preocupam em atrair público para os seus sites e mostrar seus produtos, aumentando a chance de venda. Nesse contexto, imagine que um consumidor entrou na sua loja virtual, visualizou vários produtos, escolheu a melhor oferta e decidiu comprar.

 

Com o objetivo da venda quase completo, só falta ele finalizar o pedido. Porém, nesse momento, você direciona o seu potencial cliente para outra página, pede diversas informações desnecessárias e isso acarreta na desistência da compra por parte do consumidor. Ou seja, todo o seu trabalho foi jogado fora!

 

Para evitar isso, tenha em mente que o checkout é um passo importante na venda e não pode ser desprezado de forma alguma. É nesse processo que todo o seu trabalho será convertido em lucro.

 

Inclusive, uma pesquisa feita pelo Baymard Institute, com e-commerces dos Estados Unidos, aponta que a taxa média de abandono de carrinho foi de 69,23%. Desse número, os principais motivos foram:

 

  • custos extras (frete, impostos, entre outros) — 61%;
  • necessidade de criação de cadastro — 35%;
  • processo de checkout longo e complexo — 27%;
  • dificuldade em calcular o valor total do pedido — 24%;
  • erros da plataforma online — 22%;

 

Com esses dados, fica evidenciada a extrema importância de se preocupar em oferecer um checkout transparente, fácil e intuitivo.

As vantagens de ter um checkout transparente

Mostramos a importância de criar o checkout transparente e agora vamos identificar as vantagens dessa estratégia. Confira!

Maior agilidade

O checkout é um momento crítico na compra, pois envolve uma série de decisões do consumidor — qual a melhor forma de pagamento, em quantas vezes é possível parcelar, o valor do frete e quais tipos de entrega. Por isso, o serviço deve ser claro, assertivo e contar com facilitadores.

 

Do contrário, se além de passar por todas estas etapas, o cliente ainda for levado a outros sites para completar passos adicionais — geralmente com a requisição de informações que poucos sabem de cor (como o número do cartão de crédito, por exemplo) —, ele desistirá da compra na hora.

 

Por outro lado, com o checkout transparente, o consumidor fica no seu e-commerce durante todo o processo de compra, sem a necessidade de cadastro em páginas intermediárias de pagamento.

 

Uma vez que o número de etapas na parte final da compra é reduzido, o número de taxa de abandono de carrinho pelo checkout ser muito longo, reduzirá bastante. Assim, é possível garantir uma experiência de consumo mais direta e integrada. Sem contar que a transação será mais transparente, com mais clareza nas mensagens de confirmação e melhor orientação no final do processo.

Maior facilidade

Checkouts que não são integrados à loja virtual costumam ter a interferência de telas pré-formatadas e pop-ups. Se ao navegar na internet, seja qual for o site, já é chato ser interrompido por uma janela pop-up, imagine na hora da compra.

 

Outro problema gerado pelos pop-ups é que estas janelas externas podem efetivamente atrapalhar o processo de compra na medida em que a abertura das janelas é bloqueada por muitos navegadores, dependendo da configuração. Neste ponto, é de extrema importância otimizar o checkout, fazendo do seu site e do módulo de pagamento algo único.

 

Desse modo, garantir transparência e agilidade em todos os processos do seu e-commerce — principalmente na hora de fechar o negócio — com certeza vai fazer com que você fidelize clientes e aumente sua taxa de conversão.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

Maior sensação de segurança

Muitos consumidores ainda têm receio de disponibilizar seus dados pessoais e bancários na internet, visto os casos de roubo de dados, quando a empresa não investe em certificados de segurança. Por isso, no momento de finalizar a compra, ser direcionado para outra página fora do site pode causar certo medo e fazer com que o cliente desista do pedido.

 

Dessa forma, investindo em um checkout transparente, o cliente tem a certeza de que está operando somente dentro do e-commerce, com todos os seus dados seguros.

 

Você sabe o que é o certificado de segurança SSL e porquê ele é essencial em sua loja virtual? Saiba aqui!

Maior possibilidade de personalização

Com o checkout inteiramente dentro da sua plataforma, se torna possível personalizar a página e fazer testes, reduzindo a taxa de abandono. Você pode, por exemplo, alterar a cor dos botões, a disposição das informações, os textos utilizados e o próprio design da página.

 

As alterações são importantes, pois permitem avaliar quais são as melhores opções. O que atrai mais o seu público-alvo e o faz tomar a decisão de compra dentro do seu site.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

Como fazer um checkout transparente em minha loja virtual?

Para criar um checkout transparente, você deve seguir os seguintes passos:

  • Insira todas as etapas dentro do site;
  • Reduza ao máximo o número de páginas durante o checkout;
  • Exiba todos os produtos selecionados no carrinho;
  • Para a confirmação do pedido, exiba todas as informações relevantes;
  • Disponibilize opções de pagamento e envio;
  • Invista em certificado de segurança para o site;
  • Otimize o preenchimento de dados (login pelas redes sociais é uma dica);
  • Invista em um chat online para tirar dúvidas no momento da compra.

 

Todas essas ações ajudarão a minimizar a desistência da compra, fazendo com que mais vendas sejam concluídas e que o lucro do seu empreendimento aumente.

O aumento das vendas pelo checkout transparente

Como vimos em nosso artigo, diante das possibilidades que a internet oferece, muitos consumidores utilizam os e-commerces para fazer suas compras, mas o número de abandono de carrinhos é muito grande. Dentro dos motivos, os principais são relacionados ao processo de checkout: número excessivo de etapas, informações solicitadas, demora para fechar o pedido, entre outros.

 

Sendo assim, oferecer um checkout transparente, com todo o processo ocorrendo dentro do seu site, de forma otimizada, pode aumentar as vendas e reduzir a taxa de abandono de carrinho.

 

Ficou alguma dúvida sobre a importância do checkout transparente? Então deixe seu comentário e participe dessa discussão!

 

Não deixe de se inscrever em nossa newsletter e seguir a gente no Twitter, Instagram, YouTube e no Facebook!