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O marketing de influencer digital ou influenciadores digitais está crescendo mais rápido do que o próprio marketing digital. Você sabia que 68% dos consumidores acreditam mais em opiniões online do que opiniões de outros consumidores? E 20% das mulheres consideram comprar um produto apenas pelo fato de um influenciador digital usá-lo?

 

Pois é, não é de surpreender que tem gente que está agora se esforçando para se tornar um influencer digital em 2020. 

 

A mídia social deu às pessoas uma oportunidade de construir sua própria marca através do estímulo de engajamento. Ou, o poder de empresas atraírem mais clientes por meio desse novo marketing!

 

Se você ainda não sabe o que é um influencer digital, marketing de influência e como usar isso, leia este post até o final!

O que é Influencer Digital

O conceito é relativamente recente e por isso é comum ver pessoas perdidas em relação ao assunto. Mas nos últimos tempos a expressão Influencer Digital vem se tornando muito comum.

 

Com o crescimento das redes sociais, algumas pessoas passaram a se intitular “influencer digital” como uma maneira de se destacarem e de conseguirem uma relevância.

 

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Influencer digital são pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo e alto poder de influência sobre elas.

Marketing de influência

Utilizar o Marketing de Influência na sua estratégia digital é transmitir, através de uma voz reconhecida e detentora de confiança, informações que influenciam na jornada de compra de pessoas de forma a favorecer sua marca.

 

Investir nesse tipo de estratégia tem gerado resultados muito positivos para as empresas por ser muito vantajoso.

Acessibilidade

Não é necessário ter um orçamento enorme para trabalhar com Marketing de Influência. Você pode entrar em contato diretamente com o influencer digital e pronto! Basta procurar aquele que melhor se adequa ao seu público e orçamento, é claro.

 

São muitos, pode ter certeza. Para achar aqueles que melhor se encaixa com os seus objetivos é fácil. Esteja presente nos canais digitais e entender onde estão seus clientes, qual tipo de conteúdo eles consomem e quem são os influenciadores acompanhados por eles.

Ótimos resultados e reais

De acordo com a pesquisa realizada pelo marketplace de influencer digital Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência afirmam que esse método pode trazer clientes mais qualificados para se tornarem consumidores da sua marca.

 

Ou seja, os resultados que você pode obter com o marketing de influência são os melhores!

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Confiança

A sensação de proximidade que os seguidores têm de seus influenciadores faz com que as informações que eles veiculam sobre determinadas marcas e produtos pareçam mais confiáveis.

 

Portanto, é mais provável que alguém decida por optar pelo produto ou serviço indicado por alguém que, para ela, tem credibilidade. Entendeu?

Sua marca mais conhecida

Os resultados gerados pelo marketing de influência podem ir além da conquista de novos clientes e seguidores. Aproximar sua empresa das pessoas interessadas pelo seu nicho de atuação e investir em ações com influenciadores também potencializa o posicionamento da sua marca

 

Quem busca por reconhecimento ou ficar mais próximo de iniciativas relevantes para a marca pode encontrar no marketing de influência um caminho para fortalecer sua imagem, valores e história.

Possibilita diferentes formatos

Existem alguns formatos para contratar um influencer digital que já são utilizados com maior frequência no mercado publicitário: publipost, parcerias e campanhas.

 

O publipost é uma divulgação paga e geralmente é identificada como uma publicidade no próprio conteúdo. 

 

A prática de enviar presentes e amostras de um determinado produto — os famosos “recebidos” publicados pelo influencer digital— é uma das opções mais comuns de fazer parcerias

 

Já no formato de campanhas, o influenciador é envolvido com mais intensidade no propósito da divulgação. Sai na frente quem faz algo criativo, diferente e inovador para promover o engajamento dos seguidores.

Como usar um influenciador digital nas suas estratégias de marketing

Agora que você já sabe o que é Influencer Marketing e as estatísticas que sustentam o sucesso do marketing de influência

 

Então, continue lendo para passar para a parte prática deste post: como você pode aproveitar o influencer digital em uma estratégia de marketing para beneficiar seu próprio negócio?

 

Lembre-se de ter um objetivo concreto. Como aumentar o número de visitantes do seu site, o número de seguidores e interações das redes sociais da sua marca, visitas da sua loja online ou promoção da negócio.

 

Vamos lá!

Encontre o influenciador adequado para a sua empresa

Não é necessário ir logo nos influenciadores mais famosos para encontrar uma opção rentável para sua marca. De acordo com a magnitude e alcance do seu negócio, você pode começar a localizar os usuários mais influentes da sua cidade, buscando nas diferentes Redes Sociais e aproveitando os filtros de pesquisa.

 

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De acordo com o que os especialistas em marketing recomendam, é essencial definir qual é a imagem que se quer transmitir via influencer digital. Pense nos seguintes aspectos: personalidade, nicho, assuntos e rede social.

 

Para ajudá-lo a encontrar o Influenciador perfeito, existem algumas ferramentas bastante práticas. Uma delas é a Social Mention, que permite que você insira o nome de sua empresa ou marca para descobrir todas as menções à sua marca feitas pelos usuários nas diferentes redes sociais (Twitter, Youtube, Facebook, etc.).

 

Você também pode aproveitar os Alertas do Google. Trata-se de definir uma série de palavras-chave ligadas à sua marca sobre a qual deseja receber alertas (por exemplo, o nome da sua empresa). Dessa forma, você pode encontrar postagens e artigos que mencionam sua marca e entrar em contato com seus autores.

Planeje sua estratégia de Marketing de influência

Se você é novo nesse ramo e não sabe de por onde começar a planejar suas estratégias, hoje há agências especializadas em facilitar o relacionamento de empresas com influencer digital.

 

Algumas ideias para você começar a pensar:

 

  • Peça pro influenciador criar conteúdo usando seus produtos (fotos, vídeos, artigos, etc.);
  • Aproveite as datas especiais do ano (Natal, Dia dos Namorados, etc.) para sugerir que o influenciador faça vídeos, fotos, transmissões ao vivo, artigos ou podcasts;
  • Envie seus novos produtos para que seu influenciador faça demonstrações ou testes ao vivo;
  • Crie um calendário de publicações para orientar seu influencer digital na criação de conteúdos.

 

Defina seus objetivos e metas e qual meio vai usar nas estratégias, como rede social ou blog.

 

A medida que você vai avançando no funil de vendas, usar especialistas para testes e demonstrações do seu produto ou serviço é bem legal também!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
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