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O marketing possui vários tipos, como o marketing de conteúdo, o e-mail marketing, para redes sociais… Uma estratégia de marketing depende do público-alvo e dos objetivos da empresa, desse modo, também há diferença entre o marketing B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer).

 

Resumindo, o público B2B é composto por executivos e influenciadores de empresas e o público B2C é composto clientes finais e, por esse motivo, o marketing B2B e B2C possui diferenças.

 

A comunicação direcionada para as massas, ou o público B2C, tem que, por definição e objetivo, recorrer às suas necessidades básicas e desejos. Para isso, os marqueteiros desenvolvem campanhas com foco em relacionamento e conversão de vendas. Já o marketing para negócios, ou público B2B, tem interesses práticos, como geração de leads qualificados, redução de custos e crescimento de receita.

 

Quer saber a diferença entre o marketing B2B e B2C? Continue lendo!

O Marketing Digital B2B

Quando o consumidor de uma empresa é outra empresa, a venda é chamada de B2B, sigla para o termo em inglês Business to Business. Diferente da venda B2C, a venda B2B não é feita por impulso, ao contrário, no B2B a razão é um componente determinante.

 

Por isso, para obter sucesso com vendas B2B é preciso desenvolver estratégias de marketing específicas e conteúdos relevantes, como gráficos, vantagens, pesquisas e dados concretos. Por essa razão, o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing para investir.

 

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As vendas B2B são mais complexas e o ciclo são mais longos, isso influencia diretamente no marketing, que deve oferecer conteúdo útil e interessante para o cliente. O marketing digital também é muito útil para criar credibilidade ao longo do tempo, o que é muito importante para o público B2B, que precisa de fornecedores de confiança!

O Marketing Digital B2C

Ao contrário do B2B, no B2C a venda é feita diretamente para o consumidor final. Ela acontece por fatores como a necessidade do cliente, o desejo de consumo, o valor agregado ao produto e componentes emocionais, como o impulso de compra.

 

Outra diferença importante é que a fidelização do consumidor é menor comparada à venda B2B, uma vez que os varejistas estão sempre brigando pela atenção do consumidor final.

 

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O marketing para B2C serve para dar um estímulo de compra ao consumidor, causando desejo dos consumidores pela sua marca, além de garantirem que suas ofertas sejam encontradas pelas pessoas que já estão nesse estágio da compra.

Diferenças entre Marketing B2B e B2C

As diferenças entre marketing B2B e B2C são marcantes: de um lado, você tem responsáveis por compras de negócios, e, do outro, consumidores finais.

 

Os compradores corporativos são um grupo restrito, que exige um estudo muito mais aprofundado de seu comportamento e perfil, já o público comum pode ser muito mais fácil de lidar. 

 

O marketing B2C adota ações massivas, com baixo custo de aquisição de clientes e objetivo de atingir o maior número de pessoas possível, otimizando, assim, as taxas de conversão. No marketing B2B, o custo de aquisição de clientes é mais elevado e as ações são segmentadas e dirigidas. 

 

O marketing B2B está cada vez mais parecido com o B2C em termos de estratégias e complexidade. Mas é importante lembrar que o público B2B continua sendo diferente do B2C.

 

As ações de marketing B2B são conhecidas pela objetividade, envolvendo táticas mais conservadoras, como apresentações, releases, stands em feiras e congressos, workshops e marketing direto em geral (e-mail marketing, mala direta e televendas).

 

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O tempo de duração do ciclo de vendas é muito maior no B2B do que no B2C. Por mais complexa que seja a venda para o consumidor final, há apenas um tomador de decisão envolvido, enquanto as vendas para empresas são influenciadas por várias pessoas. Por isso, o ciclo de vendas B2B tende a se arrastar por muito tempo, ao contrário do B2C, que tende a ser mais rápido e frequente.

 

Resumindo, a principais diferenças entre o Marketing B2B e B2C são:

B2B

  • Público-alvo são empresários e responsáveis por compras e vendas de negócios;
  • Mais complexos e exigentes;
  • Custo de aquisição de clientes é mais elevado;
  • As ações são segmentadas e dirigidas;
  • Duração do ciclo de vendas é muito maior.

B2C

  • Público-alvo são os consumidores finais;
  • Menos exigentes, pois compram, muitas vezes, por motivos emocionais;
  • Custo de aquisição de clientes é menor;
  • As ações são massivas com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível, otimizando, assim, as taxas de conversão;
  • Ciclo de vendas é mais rápido e frequente.

 

Prontinho, agora você já sabe as principais diferenças entre marketing B2B e B2C

 

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida sobre a diferença entre marketing B2B e B2C? Deixe seu comentário!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
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