Nesse artigo você vai aprender:

Atualmente, a presença digital de um negócio não se dá exclusivamente pelo registro do domínio, resultados nas buscas e anúncios.

É preciso frequentar os mesmos lugares que seus consumidores.

As redes sociais são espaços importantes para estar presente, veicular a marca da sua loja virtual e fazê-la ser vista!

Quer atrair clientes para sua loja virtual? Então leia até o final e descubra agora como criar um perfil nas redes sociais e crie um blog para e-commerce.

 

Antes de tudo, atenção!

Além de se mostrarem como um importante canal de comunicação com os clientes, as redes sociais possibilitam também interação entre os consumidores, como por exemplo a indicação de sua loja ou produto.

Mas como diz o ditado, nem tudo são flores.

Por isso é preciso tomar algumas precauções, pois os clientes podem também utilizar as redes sociais para reclamar de seu atendimento, do prazo de entrega ou de qualquer outro fator de insatisfação.

Portanto, além de ter um perfil nas redes é preciso também realizar a gestão destas mídias sociais e sempre prezar pelo bom atendimento!

 

Como fazer a gestão das redes sociais?

Não basta simplesmente criar um perfil de sua loja nas principais redes sociais e deixá-los às moscas.

Isto inclusive pode ser prejudicial à sua marca, pois demonstra um descaso com a imagem da loja.

Por isso, é importante não somente criar esses perfis, como também realizar sua gestão.

É necessário:

  • Criar campanhas de divulgação;
  • Estabelecer a frequência das postagens;
  • Definir os temas que serão abordados;
  • Gerar relatórios para análise de resultados;
  • E obter outras informações para medir a eficácia da sua atuação nas redes sociais!

As redes sociais podem ser utilizadas para diversos objetivos! Como:

São muitas possibilidades, só depende do seu nicho de negócio e criatividade!

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

Como criar meus perfis nas redes sociais?

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo, isso faz dele muito importante para o seu e-commerce.

A rede social oferece diversos recursos como postagens de conteúdo escrito, vídeos e imagens, possibilitando uma conexão maior com o público.

O Facebook também disponibiliza a opção de criar anúncios pagos, o que se aplica também a outras redes do mesmo grupo, como o Instagram por exemplo.

 

Como criar um perfil no Facebook?

Criar um perfil para o seu e-commerce no Facebook é um processo simples e rápido.

Um ponto importante é que, antes de começar, você precisa ter um perfil pessoal já criado na plataforma, pois você irá criar uma página para sua marca. Com isso, basta seguir os seguintes passos:

1- Acesse facebook.com/pages/create.

 

 

2- Na tela Criar uma página, você deve preencher com as informações do seu e-commerce:

  • Nome da página;
  • Categoria;
  • Descrição;
  • E outras informações.

3- Depois disso, basta clicar no botão Criar página.

 

 

4- Com sua página criada, já é possível escolher suas fotos de capa e perfil. Por fim, clique em Salvar.

  • Dica: use a identidade da sua marca nas imagens, é recomendável também colocar a Logo como foto de perfil.

 

 

Pronto, agora sua página está criada!

Qualquer pessoa pode criar uma Página, mas somente os representantes oficiais podem criar Páginas de organizações, empresas, marcas ou figuras públicas.

 

Instagram

O Instagram é uma rede social que possui um enorme apelo visual, portanto, é preciso selecionar bem as imagens que serão publicadas nela.

Muitos negócios estão presentes no Instagram para divulgar seus produtos e serviços, além de estreitar sua relação com o público.

É importante se lembrar que, caso você queira utilizar essa rede social, é fundamental estar ativo todos os dias.

 

Como criar um perfil no Instagram?

Para criar uma conta comercial no Instagram, é preciso primeiro criar uma conta pessoal padrão. Para isso, siga os passos abaixo:

1- Acesse o seu aplicativo do Instagram ou o site no seu computador e clique em Cadastrar-se.

 

 

2- Preencha todos os dados de login necessários e adicione sua data de nascimento.

 

 

3- Em seguida, digite o código de confirmação enviado para o e-mail que você registrou.

4- Pronto, seu perfil do Instagram foi criado com sucesso!

Agora, vamos torná-lo um perfil comercial, o que te dará acesso a dados analíticos sobre sua conta e acesso a recursos profissionais da ferramenta. Para isso, siga os passos abaixo:

5- No seu perfil no Instagram (pelo aplicativo do celular), clique em Configurações.

 

 

6- Agora clique em Mudar para conta profissional.

 

 

7- Após selecionar qual opção melhor descreve seu negócio e clique em Avançar.

 

 

8- Agora escolha sua categoria e clique em Concluir.

9- Pronto, agora seu perfil pessoal no Instagram se tornou um perfil comercial!

Comece a usar todos os recursos que o Instagram disponibiliza para as contas comerciais, como Insights, Ads, hashtags e a Sacolinha do Instagram.

  • Dica: entenda como impulsionar seus resultados com o link na bio no Instagram, ele pode realmente te trazer resultados. Para saber como, é só clicar aqui!

 

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para o público que busca criar relações profissionais.

De forma geral, a rede social está repleta de usuários mais formais, portanto é preciso mostrar a cultura da empresa e oferecer conteúdos bem segmentados.

Além disso, a rede social é importante para criar network de contatos valiosos, ela possibilita a interação com grupos relacionados à sua área de atuação.

 

Como criar um perfil no LinkedIn?

Para criar o perfil da sua empresa no LinkedIn, é preciso possuir um perfil pessoal. Para isso, siga os seguintes passos:

1- Acesse o site do LinkedIn e clique no botão Cadastre-se agora.

 

 

2- Agora preencha com os dados de login, clique no botão Aceite e cadastre-se.

 

 

3- Após isso, siga preenchendo as lacunas conforme os solicitados pela rede social.

4- Com seu perfil criado, clique no botão Soluções.

 

 

5- Em seguida clique no a opção Criar uma LinkedIn Page.

 

 

6- Clique na opção Empresa e continue preenchendo com as opções da sua empresa, depois basta clicar no botão Criar página!

 

 

 

Crie um blog para e-commerce

Por onde começar?

O maior objetivo por trás de criar um blog para e-commerce e produzir conteúdo é fazer com que esses artigos sejam acessados e atraiam pessoas interessadas no seu negócio, não é mesmo?

Portanto, para seguir esse objetivo com sucesso, é fundamental que você escolha uma plataforma de blog que seja reconhecida pelo Google, gerando autoridade para o seu domínio e ajudando na indexação por meio de práticas de SEO.

O WordPress é a plataforma de criação de blog mais usada do mercado. É uma das plataformas mais completas e permite adicionar plugins (utilidades características que atendem a muitas necessidades), entretanto, apenas a conta básica é grátis. Ou seja, para instalar plugins e outras funções, é preciso obter um dos planos da plataforma.

A iSET, por exemplo, é uma plataforma de e-commerce que, além de oferecer o serviço de criação de loja virtual, também possui uma ferramenta que permite que você crie um blog para e-commerce.

Isso mesmo, loja virtual e blog juntos no mesmo domínio, ajudando muito na:

  • Autoridade do seu domínio;
  • Atração de pessoas para a loja;
  • Conversão de visitantes;
  • Praticidade na gestão do blog e loja virtual;
  • E muito mais!

Além disso, essa ferramenta da iSET também ajuda na conversão de visitantes no blog com a possibilidade de exibir seus produtos dentro dos seus conteúdos do blog, como botão de comprar e carrinhos integrados ao blog!

As pessoas que você atrai pelo blog poderão comprar na sua loja de modo muito mais fácil e totalmente seguro, incrível né?

 

Coloque a identidade da sua marca no seu blog!

Sua marca já possui uma identidade visual bem definida, certo? Se ainda não, volte ao passo 5 e crie a identidade visual do seu site.

Com a identidade bem definida, agora é hora de aplicá-la ao seu blog!

Defina as cores, a fonte, coloque sua logo e adicione elementos gráficos que você já usa na sua loja. Pensar na linguagem que você usará com seus leitores (e o público do seu negócio) também é importante!

 

Produzindo conteúdo e otimizando o blog para e-commerce

Estude seriamente a possibilidade de usar o blog para e-commerce dentro da sua loja virtual.

Afinal, se você vai investir nos seus perfis nas redes sociais, é possível ampliar essa atuação no blog também. Marketing de Conteúdo e SEO não são gratuitos como as pessoas falam por aí.

Para produzir os conteúdos do seu blog, faça um planejamento prévio via planilha ou o que funcione melhor para você. É preciso estudar muito antes de botar a mão na massa, então comece aprendendo sobre:

  1. Seu mercado de atuação;
  2. Seus concorrentes e suas estratégias de conteúdo;
  3. Sua persona e público que deseja atrair;
  4. Escolha de palavras-chaves;
  5. Temas e assuntos relevantes.

Depois disso, monte o planejamento e mantenha frequência nas publicações.

E não se esqueça nunca de otimizar os conteúdos para os mecanismos de busca!!!

  • Dica: todo o conteúdo feito para o blog servirá como excelente fonte para as publicações nas redes sociais. Por isso, sempre aproveite tudo que produzir!

 

Estas Estratégias de Marketing de Conteúdo abordadas no post de hoje geram resultados diretos para seu e-commerce.

Além de aumentar o número de visitantes, esta exposição se converte em vendas!

Para comprovar esta eficácia, faça o acompanhamento dos relatórios sociais, verifique quais promoções geraram mais visualizações e invista nessas formas de comunicação para garantir o sucesso de sua loja online!

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