Você decidiu vender online e está se perguntando o que fazer para vender online? Bem, você veio ao lugar certo! Continue lendo que eu posso te ajudar.

Esse tipo de operação comercial vem ganhando espaço no mercado brasileiro, tornando-se uma alternativa interessante para os consumidores que buscam conveniência, praticidade e economia.

Quando pensamos em o que fazer para vender online, temos que lembrar que as lojas virtuais oferecem maior variedade de produtos e possibilidades de comparação, fatores que influenciam na decisão de compra.

Diante desse cenário, é crucial que os empresários estejam atentos às mudanças e vejam o o que fazer para vender online como uma estratégia para ampliar suas redes de negócios.

Essa modalidade apresenta vantagens significativas para os lojistas, como baixo custo operacional, redução do tempo de entrega e maior margem de lucro.

Para os consumidores, as vantagens incluem preços competitivos, facilidade na compra e maior variedade de produtos.

Portanto, é cada vez mais evidente que aprender a vender online virou uma necessidade para qualquer negócio que queira crescer.

Quer saber como começar a vender online? Separamos abaixo uma lista com 10 passos para começar a vender online!

Leia cada um deles com atenção e coloque-os em prática o quanto antes!

1- Entendendo o que fazer para vender online

Um dos primeiros passos quando o assunto é, o que fazer para vender online, sem dúvidas é determinar o que você quer vender!

Não adianta ingressar nesse ramo como se tudo fosse uma aventura, apenas com base nas positivas estatísticas econômicas de crescimento do e-commerce nos últimos anos.

É preciso muito planejamento para vender online e definir como o negócio vai funcionar. As escolhas certas serão decisivas para o sucesso da sua loja virtual!

Então, primeiro, defina se vai vender serviços, produtos físicos ou produtos digitais.

O ideal é que o empresário já possua alguma experiência com vendas do tipo de produto ou serviço escolhido, para que saiba exatamente onde está pisando antes de começar a vender online.

Depois, é importante garantir a segmentação do negócio. Comercializar itens de pet shop junto com material de acabamento para construção civil não é uma boa ideia.

Quando se está em busca de um novo empreendimento, é necessário ter clareza sobre qual problema será solucionado por ele.

Isso porque, nos dias atuais, com tantas opções de mercado, é fundamental escolher com assertividade para não correr o risco de ficar fora do jogo.

Portanto, avalie bem a sua ideia de negócio e veja se ela atende uma necessidade real do público-alvo que pretende atingir. Assim, você terá mais chances de sucesso!

Basicamente, para iniciar suas vendas online, você precisa construir o conceito da sua empresa! Defina exatamente o que ela vai vender e qual público pretende atingir.

Dica: escolha um nicho e foque nele, tornando-se especialista e autoridade no assunto!

Dessa forma, você começa a vender online com o pé direito e assegura boas possibilidades de vendas no e-commerce!

2- Escolha seus fornecedores

É importante lembrar que a qualidade dos produtos também é um diferencial competitivo essencial para vender online e conquistar novos consumidores.

Portanto, invista nos estudos de mercado e na pesquisa de fornecedores para garantir a qualidade dos seus itens ou serviços.

O ideal é que você levante referências sobre todas as empresas com que pretende fechar negócios. Garanta que vai trabalhar com firmas de histórico confiável, que possuam boas indicações sobre entrega correta de mercadorias e cumprimento de prazos.

Lembre-se ainda de que quanto mais ampla for sua pesquisa de fornecedores, melhores são as chances de conseguir bons preços. Com levantamento constante de orçamentos, será possível realizar compras de itens com qualidade semelhante por valores mais acessíveis.

Isso vai baratear o preço dos seus produtos, lhe deixar mais competitivo e elevar sua margem de lucro, ou seja, um ótimo jeito de começar a vender online!

Apenas tome o cuidado de manter uma boa relação com vários fornecedores do mesmo produto, ainda que haja grandes diferenças de valores.

Assim você não fica dependente de uma única firma e terá outras opções caso precise de remessas adicionais. Com essa medida seu e-commerce nunca ficará sem itens de reposição!

3- Registre um domínio

Pensando no o que fazer para vender online, o registro do domínio é um dos passos fundamentais.

 

É nesse momento que você vai criar o endereço do seu site na Internet (www.meuecommerce.com.br).

Realizar esse processo é relativamente fácil: basta acessar o Registro.br (órgão responsável pelo registro de domínios para Internet no Brasil) e escolher um nome que ainda não esteja registrado.

Mas atenção! Se registrar o domínio é simples e barato, escolher o nome ideal já é algo que precisa ser pensado com calma!

Crie uma marca totalmente nova e autêntica – ao contrário do que muitos pensam sobre vender online, termos semelhantes aos de grandes redes afastam os consumidores.

Escolha palavras simples, de boa memorização, e fixe uma grafia fácil (nada de letras dobradas ou estrangeirismos) para que o internauta tenha facilidade em digitar.

Dica: é importante que o nome da sua loja virtual tenha relação direta com o produto que ela vai vender.

Entenda: se você estiver montando um negócio online para venda de produtos de jardinagem, o ideal é que a palavra “jardim” (ou termos derivados dela) apareça na marca e no domínio.

Essa medida ajuda o consumidor a identificar rapidamente que tipo de serviço seu negócio oferece!

 

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Crie uma marca totalmente nova e autêntica – ao contrário do que muitos pensam sobre vender online, termos semelhantes aos de grandes redes afastam os consumidores.

Escolha palavras simples, de boa memorização, e fixe uma grafia fácil (nada de letras dobradas ou estrangeirismos) para que o internauta tenha facilidade em digitar.

Dica: é importante que o nome da sua loja virtual tenha relação direta com o produto que ela vai vender.

Entenda: se você estiver montando um negócio online para venda de produtos de jardinagem, o ideal é que a palavra “jardim” (ou termos derivados dela) apareça na marca e no domínio.

Essa medida ajuda o consumidor a identificar rapidamente que tipo de serviço seu negócio oferece!

 

4- Escolha um serviço confiável de hospedagem e sua plataforma

Uma vez criado o domínio, você terá de contratar um serviço confiável de hospedagem do site e uma plataforma segura para a criação e gerenciamento da sua loja virtual.

Em ambos os casos, fuja da tentação dos serviços grátis.

Sempre opte pelo profissionalismo!

No caso do domínio, o cliente saberá identificar que é gratuito e terá a sensação de que seu negócio é pouco confiável.

Faça uma pesquisa no mercado e perceberá que há vários serviços de hospedagem com custos bem acessíveis.

Atente-se para o fato de que, contratando uma empresa confiável você terá mais segurança para trabalhar, sem correr riscos de que o negócio saia do ar da noite para o dia.

Sobre plataformas para vender online, a atenção precisa ser redobrada!

Tenha o cuidado de escolher um parceiro que conseguirá acompanhar seu crescimento. Essa medida ajudará a prevenir muitas dores de cabeça no futuro.

Esteja certo de que a empresa oferece serviços como, por exemplo:

  • Cadastros ilimitados de produtos e clientes;
  • Venda direta ao consumidor (B2C);
  • Negócios entre empresas (B2B);
  • Cálculo de frete automático e integrado aos correios;
  • Suporte eficiente e humanizado.

 

A plataforma deve ser de fácil operação, tanto para que você e sua equipe possam gerenciar os negócios de forma rápida e prática, quanto para que seus consumidores façam suas compras.

 

5- Crie a identidade visual do seu site e da sua marca.

Um aspecto crucial quando se considera o que fazer para vender online é a identidade visual.Ninguém quer montar uma livraria online com a mesma cara do e-commerce de veterinária que o vizinho acabou de abrir, não é mesmo?

Então, pensando em plataformas para começar a vender online, assegure-se de que o sistema permita a total personalização do site, desde o painel de controle até o visual das páginas a que o consumidor terá acesso.

Para garantir que o seu e-commerce terá uma identidade visual autêntica e que todo o trabalho terá boa qualidade, pode ser uma boa idéia contratar um designer.

Ele começará criando sua logomarca e a partir dela desenvolverá todo o restante do projeto gráfico do negócio. O designer terá a missão de construir a loja virtual dentro do padrão da proposta visual da empresa.

E lembre-se: para alcançar melhores resultados de vendas, um site precisa ser um ambiente atraente e confortável para o consumidor.

Não se trata meramente de estética; há muitas questões técnicas a serem observadas na montagem visual de um e-commerce!

 

6- Defina suas formas de frete e envio de mercadorias

A logística dentro do e-commerce é uma das questões mais delicadas para o empresário, um dos principais pontos para vender online!

É preciso definir bem quais formas de frete e de envio utilizar, pois uma taxa de frete muito alta pode facilmente levar o consumidor a desistir da compra.

Além disso, o serviço precisa funcionar corretamente, já que, atrasos na entrega vão gerar reclamações e depoimentos negativos para a empresa.

O importante nesse caso é sempre avaliar com cuidado todas as opções para conseguir reduzir ao máximo os custos, sem abrir mão de um serviço de qualidade.

Dependendo do seu ramo, é possível verificar o preço cobrado pelos Correios e utilizar o serviço para envio de mercadorias.

Mas a partir do crescimento da empresa, o ideal é firmar uma parceria com uma transportadora que garanta entregas sem atrasos e também descontos pelo volume de pacotes.

Outra questão importante para vender online é saber definir os preços. A primeira opção é simplesmente cobrar do consumidor o valor real do frete, para baratear custos de produtos e aumentar o número de compras.

Mas você também pode embutir uma pequena taxa extra para a formação de um fundo que lhe permitirá a realização de ações promocionais de frete grátis para determinados itens ou regiões.

Outra boa sacada é nivelar o preço pela concorrência.

 

O segredo é pesquisar todas as possibilidades e verificar o impacto delas nos negócios!

A iSET integra com diversos módulos de frete e gateways para deixar o envio mais barato, inclusive a Kangu que é uma plataforma que permite configurar na loja fretes mais baratos com diversas transportadoras, inclusive Correios, sem precisar de contrato, envio mínimo ou mensalidade.

Normalmente, os lojistas tendem a colocar os Correios como padrão, mesmo não tendo contrato, resultando no encarecimento do frete.

Por isso, ter outras possibilidades pode ser essencial para vender online.

 

7- Escolha um mecanismo de pagamento

Ao se perguntar o que fazer para vender online?, não subestime a importância de um bom mecanismo de pagamento.

Ofereça opções seguras e conhecidas, garantindo que seu cliente se sinta à vontade para concluir a compra.

Dessa forma, o consumidor se sentirá confiante em realizar a transação!

Ainda é desejável que sua loja trabalhe com várias formas diferentes de pagamento, incluindo o boleto bancário e o pix. Quanto mais facilidades o cliente tiver, maiores serão as chances de efetuar as compras!

 

Também vale a pena trabalhar com preços diferenciados para os pagamentos à vista, como uma forma a mais de incentivar o consumidor a concluir a transação.

Dentro desse quesito também é aconselhável que você verifique se a plataforma oferece o serviço de checkout transparente.

Ele permite ao consumidor realizar o pagamento de forma rápida e prática, sem a necessidade de abertura de pop-ups ou de migração para outras páginas na hora de concluir a compra.

Essa é uma enorme vantagem para o seu negócio, que garantirá baixos índices de abandono de carrinhos.

 

8- Otimize sua loja para mecanismos de busca (SEO)

Se você se atentou ao item número 3 desta lista e escolheu um domínio com palavras diretamente relacionadas aos produtos que comercializa e ao segmento em que atua, então saiba que já deu o passo mais importante no quesito que será analisado neste tópico.

Pense bem: se nas pesquisas orgânicas o consumidor digita a expressão “vasos para jardim”, então terá maior facilidade de encontrar seu site nas buscas se uma dessas palavras fizer parte do nome da sua loja virtual.

Mas não é só isso! Todo esse processo pode ser potencializado ainda mais!

Utilize o mesmo raciocínio na hora de cadastrar os produtos: quanto maior o número de itens registrados na sua loja com a descrição “vaso para jardim” mais direcionamentos você receberá do Google e de outras ferramentas semelhantes na Internet.

Também vale criar subtítulos diferentes para cada página, para aumentar o número de vezes em que as palavras-chaves aparecem dentro do site. E para melhorar ainda mais o potencial das páginas indexadas, você pode utilizar o Sitemap cuja utilização é estimulada pelo Google.

Caso precise de ajuda, existem no mercado empresas que se propõem justamente a melhorar a otimização (SEO) de sua loja virtual na internet.

Para terminar, considere investir nos anúncios patrocinados. Eles vão melhorar sensivelmente o posicionamento do seu link e consequentemente os acessos também irão aumentar.

 

9- Faça seus perfis nas redes sociais e monte um blog

Se você se pergunta o que fazer para vender online, saiba que a internet oferece um universo de oportunidades!

Para isso, é essencial que esteja ativo nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube. Elas podem ser o trampolim que seu negócio precisa para catapultar suas vendas online.

 

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Para quem quer entender o que fazer para vender online, manter seus perfis atualizados é fundamental. Não basta apenas criar, é preciso estar presente e interagir.

Um plano de divulgação bem elaborado, junto a uma equipe dedicada, podem ser seus grandes aliados.

E o blog? Ah, ele é um recurso indispensável para quem quer saber o que fazer para vender online. Além de informar seus clientes, os artigos reforçam sua autoridade no nicho!

10- Monte uma estratégia de marketing

Você já tomou várias medidas de marketing, entendeu sobre SEO, identidade visual e a força das redes sociais. Mas, para consolidar o que fazer para vender online, é imprescindível ter uma estratégia de marketing sólida!

 

Todas essas estratégias são essenciais para você vender online com sucesso.

Agora, é hora reunir tudo isso em uma estratégia ampla e integrada para melhorar ainda mais o seu alcance virtual.

A primeira etapa na criação de uma estratégia de marketing é o estabelecimento de objetivos. Estes são inteiramente dependentes do seu tipo de negócio e forma de atuação.

Pode ser, por exemplo, elevar as taxas de conversão em X%, gerar determinada quantidade de leads, ou estar presente em tantos mercados.

O importante é que o objetivo seja realista e atingível a médio prazo pelo menos.

Defina uma estratégia para atingir este objetivo, com cada passo e processo necessários para isto e a coloque em prática.

Estabeleça pontos de checagem periódicos. Verifique a situação das suas métricas mais importantes e onde elas deveriam estar para que a meta seja cumprida.

À medida que surgirem problemas no percurso, faça as correções necessárias.

Atingiu suas metas? É hora de estabelecer metas mais ousadas para o próximo período e recomeçar o processo, crescendo sempre!

Gostou das nossas dicas? Então coloque elas em prática para começar a vender online! Aproveite para contar um pouco da sua empresa nos comentários também.

Espero ter ajudado a entender melhor como começar a vender online e quais são os passos essenciais para isso.

Se ficar com alguma dúvida, é só deixar um comentário que te ajudamos!

Boa sorte e boas vendas!

 

FAQ’s

1- O que é essencial para começar a vender online?

R: Para vender online é crucial escolher uma plataforma adequada, definir sua identidade visual, criar um domínio próprio, listar produtos com descrições claras e fotos de qualidade, definir métodos de pagamento e frete, otimizar para SEO, estar presente nas redes sociais, ter um blog, e implementar uma estratégia de marketing sólida.

 

2- Qual a importância do SEO para vender online?

R: O SEO é fundamental para melhorar a visibilidade da loja online nos motores de busca, atraindo tráfego orgânico e potenciais clientes. Ao otimizar seu e-commerce para palavras-chave relevantes, você aumenta as chances de ser encontrado por consumidores interessados em seus produtos.

 

3- É necessário ter perfis em todas as redes sociais para vender online?

R: Não é obrigatório ter perfis em todas as redes sociais, mas é aconselhável marcar presença nas plataformas mais relevantes para o seu público-alvo. Plataformas como Instagram e Facebook, por exemplo, são essenciais para muitos negócios de e-commerce.

 

4- Quais são as melhores estratégias de marketing para vendas online?

R: Algumas das melhores estratégias incluem otimização para mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo através de um blog, publicidade paga (como Google Ads), marketing nas redes sociais e e-mail marketing.

 

5- Por que é importante oferecer múltiplas opções de pagamento na minha loja online?

R: Oferecer diversas opções de pagamento aumenta as chances de concluir uma venda, já que diferentes consumidores têm diferentes preferências ou disponibilidades de métodos de pagamento.

 

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