O estoque consignado mostrou-se uma alternativa eficiente para o e-commerce. Trata-se de uma modalidade que traz uma série de benefícios, desde que os gestores entendam suas especificidades e criem uma estratégia eficiente, baseada na confiança.

O modelo controle de estoque de mercadorias consignadas é bastante utilizado pelos fornecedores para agilizar a distribuição e expandir seus canais de vendas. Ele também pode transferir os custos de estocagem para o consignante (empresa que cede o espaço para terceiros) ou consignatário (empresa que mantém e distribui os produtos).

No contexto do estoque consignado, entra o papel do revendedor, empresa ou pessoa responsável pela venda dos produtos e que nem sempre é o consignante ou o consignatário.

Neste post, traremos o conceito e o funcionamento, bem como outras informações relevantes sobre o estoque consignado. Acompanhe e conheça melhor o modelo controle de estoque de mercadorias consignadas!

 

O que é estoque consignado?

O estoque consignado é abastecido por fornecedores, geralmente fabricantes, distribuidores ou importadores em regime de consignação. Em outras palavras, a propriedade dos itens permanece do fornecedor, que disponibiliza a mercadoria conforme a aquisição do cliente final.

Tudo é estabelecido em contrato, inclusive, o tipo de estoque. Continue lendo para entender melhor o modelo de controle de estoque de mercadorias consignadas!

 

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Estoques em poder próprio

Ocorre quando o próprio fornecedor mantém a estrutura para a venda em consignação pelo parceiro (o revendedor).

 

Estoque do fornecedor em poder de terceiros

Ocorre quando o fornecedor concede a guarda de seus produtos a terceiros (consignatário ou consignante), transferindo-lhe apenas a posse provisória. O contrato, nesse tipo de consignação, pode ser feito com esse intermediador ou com o próprio fabricante.

 

Como funciona?

O processo do estoque consignado consiste, basicamente, na venda com mais de um atravessador. Veja como funciona o modelo controle de estoque de mercadorias consignadas:

  1. O consignatário recebe a mercadoria do fornecedor;
  2. O vendedor, ao receber o pedido, emite a nota fiscal na modalidade “remessa de consignação” ao consignatário;
  3. O consignatário repassa as encomendas para o cliente final ou revendedor, conforme a demanda;
  4. O fornecedor emite uma nota fiscal de venda ao revendedor.

 

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É o consignatário quem faz a verificação do estoque, a separação e o faturamento baseado na contagem anterior e na atual dos produtos. O controle do estoque consignado também pode ser feito a partir da informação passada para todos os envolvidos por meio de um sistema (geralmente ERP ou planilha compartilhada), que indica quando há a retirada da mercadoria.

 

Quais as vantagens desse tipo de transação?

O modelo controle de estoque de mercadorias consignadas permite que todos os envolvidos saiam ganhando vantagens! Confira abaixo os maiores benefícios do estoque consignado:

 

Menores custos operacionais

Fornecedores e revendedores terão menos custos com o estoque consignado. O lojista, em especial, tem mais vantagens, pois não terá que investir até que o produto seja vendido e, se a venda for a prazo, poderá fazer levantamentos, melhorando o fluxo de caixa de forma sensível.

Já o fornecedor, no modelo de estoque consignado, reduzirá os gastos e investimentos com estoque e processos de picking, por exemplo, uma vez que isso será responsabilidade do consignatário.

 

Dinamismo para o estoque

Em linhas gerais, será possível reabastecer o estoque assim que o produto for vendido no modelo controle de estoque de mercadorias consignadas. Isso permite identificar e planejar reposições, dessa forma, não haverá falta de mercadoria.

Também favorece o revendedor, de modo que ele tenha sempre uma variedade maior de produtos à venda.

 

Saiba mais sobre o tema e conheça algumas sugestões de como desenvolver uma política de trocas eficiente.

 

Alcance de um mercado mais amplo

Com o estoque consignado, os revendedores terão mais recursos (tempo e dinheiro) para criar e colocar em prática campanhas de marketing mais assertivas. O fornecedor ganha muito com isso, pois esses recursos vão se traduzir em vendas e na entrada em novos mercados. Sem contar que é possível aprender com o novo público, aperfeiçoando o portfólio.

 

Acesso dos clientes a novos produtos

Mesmo que o produto tenha uma boa aceitação, há itens que exigem testes por parte dos clientes, para que eles possam ter a melhor experiência possível.

A venda em com estoque consignado estimula o poder de persuasão dos lojistas e desafia-os a testar os produtos. O risco acaba sendo menor para o fornecedor, uma vez que o revendedor fornece a exposição necessária para os itens.

 

Quais cuidados tomar com o estoque consignado?

O estoque é um fator que pode ter grande impacto nas finanças da empresa e até no sucesso da mesma. É algo que deve ser bem acompanhado e estudado.

Por esse motivo, mesmo terceirizando o serviço, que é o caso do modelo controle de estoque de mercadorias consignadas, é necessário ter alguns cuidados para que nada saia do controle e gere gastos desnecessários.

Sendo assim, separamos alguns cuidados que devem ser tomados com o estoque consignado, veja bem:

  • Escolha um fornecedor confiável: como você não terá total controle da cadeia logística, busque uma parceira capaz de cumprir com responsabilidade o acordo de devolução, troca, embalagem e demais assuntos relacionados ao estoque;
  • Faça um acordo equilibrado: é importante que a negociação seja benéfica para ambas as partes. Um bom relacionamento no modelo controle de estoque de mercadorias consignadas é essencial para uma rentabilidade constante;
  • Adote a estratégia ideal para cada tipo de produto: nem sempre o estoque consignado será o ideal para todos os produtos do seu negócio. Você deve deixar de lado a generalização e utilizar a técnica mais vantajosa para cada mercadoria com bastante planejamento e estudo;
  • Saiba como utilizar seus investimentos: apesar das vantagens, o modelo controle de estoque de mercadorias consignadas requer um controle mais preciso e inteligente. Tenha em mente que poderá haver retorno da mercadoria e evite pedidos excessivos de certos produtos;
  • Elabore o processo de troca ou retorno de todos os produtos: lembre-se de acordar com o consignatário como será realizada a troca dos bens. Bem como se eles estiverem sob a sua posse, o processo será diferente do estoque comum.

Como você pôde ver, o estoque consignado pode ser muito benéfico ao seu negócio, reduzindo custos e tornando nulos os produtos encalhados.

Porém, o modelo controle de estoque de mercadorias consignadas nem sempre será vantajoso para todas as mercadorias do seu negócio ou até mesmo segmentos do e-commerce.

Por isso, é essencial ficar bastante atento ao seu negócio ao usar o modelo controle de estoque de mercadorias consignadas.

 

Por que apostar nesse modelo?

Como você pôde ver no post de hoje, o modelo controle de estoque de mercadorias consignadas possui várias vantagens e benefícios para todas as pessoas envolvidas.

O estoque consignado, quando bem estruturado, mostra-se uma excelente opção para diferentes tipos de negócios, em especial para as empresas que não dispõem de loja física. É importante, aqui, estabelecer contratos em que ficam esclarecidos a participação de cada uma das partes, os prazos, entre outros pontos para garantir a lucratividade de todos.

Sendo assim, sabendo de todos os detalhes importantes do estoque consignado, como funciona e como colocar em prática de modo saudável para o seu negócio online, basta estudar se o modelo controle de estoque de mercadorias consignadas realmente funcionará para a sua empresa.

Depois disso, é só colocar a mão na massa, planejar bem seu estoque consignado e começar a vender bastante!

 

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Espero que o post de hoje sobre o modelo controle de estoque de mercadorias consignadas e como ele funciona tenha esclarecido todas as suas dúvidas.

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Boa sorte e boas vendas!

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