O estoque consignado mostrou-se uma alternativa eficiente. Trata-se de uma modalidade que traz uma série de benefícios, desde que os gestores entendam suas especificidades e criem uma estratégia eficiente, baseada na confiança.
Esse tipo de estoque é bastante utilizado pelos fornecedores para agilizar a distribuição e expandir seus canais de vendas. Ele também pode transferir os custos de estocagem para o consignante (empresa que cede o espaço para terceiros) ou consignatário (empresa que mantém e distribui os produtos).
Nesse contexto, entra o papel do revendedor, empresa ou pessoa responsável pela venda dos produtos e que nem sempre é o consignante ou o consignatário. Neste post, traremos o conceito e o funcionamento, bem como outras informações relevantes acerca do tema. Acompanhe!
O que é estoque consignado?
O estoque consignado é abastecido por fornecedores, geralmente fabricantes, distribuidores ou importadores em regime de consignação. Em outras palavras, a propriedade dos itens permanece do fornecedor, que disponibiliza a mercadoria conforme a aquisição do cliente final.
Tudo é estabelecido em contrato, inclusive, o tipo de estoque. Entenda!
Estoques em poder próprio
Ocorre quando o próprio fornecedor mantém a estrutura para a venda em consignação pelo parceiro (o revendedor).
Estoque do fornecedor em poder de terceiros
Ocorre quando o fornecedor concede a guarda de seus produtos a terceiros (consignatário ou consignante), transferindo-lhe apenas a posse provisória. O contrato, nesse tipo de consignação, pode ser feito com esse intermediador ou com o próprio fabricante.
Como funciona?
O processo consiste, basicamente, na venda com mais de um atravessador. Veja como funciona:
- o consignatário recebe a mercadoria do fornecedor;
- o revendedor, ao receber o pedido, emite a nota fiscal na modalidade “remessa de consignação” ao consignatário;
- o consignatário repassa as encomendas para o cliente final ou revendedor, conforme a demanda;
- o fornecedor emite uma nota fiscal de venda ao revendedor.
É o consignatário quem faz a verificação do estoque, a separação e o faturamento baseado na contagem anterior e na atual dos produtos. O controle também pode ser feito a partir da informação passada para todos os envolvidos por meio de um sistema (geralmente ERP ou planilha compartilhada), que indica quando há a retirada da mercadoria.
Quais as vantagens desse tipo de transação?
Todos ganham com o modelo de estoque consignado. Vamos aos benefícios!
Menores custos operacionais
Fornecedores e revendedores terão menos custos. O lojista, em especial, tem mais vantagens, pois não terá que investir até que o produto seja vendido e, se a venda for a prazo, poderá fazer levantamentos,melhorando o fluxo de caixa de forma sensível.
Já o fornecedor reduzirá os gastos e investimentos com estoque e processos de picking, por exemplo, uma vez que isso será responsabilidade do consignatário.
Dinamismo para o estoque
Em linhas gerais, será possível reabastecer o estoque assim que o produto for vendido. Isso permite identificar e planejar reposições, dessa forma, não haverá falta de mercadoria.
Também favorece o revendedor, de modo que ele tenha sempre uma variedade maior de produtos à venda.

Alcance de um mercado mais amplo
Revendedores terão mais recursos (tempo e dinheiro) para criar e colocar em prática campanhas de marketing mais assertivas. O fornecedor ganha muito com isso, pois esses recursos vão se traduzir em vendas e na entrada em novos mercados. Sem contar que é possível aprender com o novo público, aperfeiçoando o portfólio.
Acesso dos clientes a novos produtos
Mesmo que o produto tenha uma boa aceitação, há itens que exigem testes por parte dosclientes, para que eles possam ter a melhor experiência possível.
A venda em consignação estimula o poder de persuasão dos lojistas e desafia-os a testar os produtos. O risco acaba sendo menor para o fornecedor, uma vez que o revendedor fornece a exposição necessária para os itens.
Por que apostar nesse modelo?
O estoque consignado, quando bem estruturado, mostra-se uma excelente opção para diferentes tipos de negócios, em especial para as empresas que não dispõem de loja física. É importante, aqui, estabelecer contratos em que ficam esclarecidos a participação de cada uma das partes, os prazos, entre outros pontos para garantir a lucratividade de todos.