Nos dias de hoje com o avanço da tecnologia, grande parte das pessoas optam por fazer suas compras online. Decorrente disso, o crescimento do e-commerce vem aumentando cada vez mais.

Devido a esse crescimento de compras e vendas feitas online, surgiram alguns pontos que merecem atenção especial. Um dos pontos que afetam diretamente na conversão da sua loja são os carrinhos abandonados.

Toda vez que alguém abandona um carrinho de compras cheio, sua organização deixa de lucrar, e isso é justamente o que nós não queremos, não é mesmo ?

Mas porque as pessoas que acessam minha loja estão abandonando seus carrinhos cheios de compras?

Diferentes motivos podem levar seus potenciais clientes a não terminarem o processo de compra e abandonarem seus carrinhos.

Acompanhe aqui as 5 estratégias infalíveis para recuperar seus carrinhos abandonados no e-commerce!

 

1- Otimização para dispositivos móveis

Já não é mais nenhuma novidade que os smartphones e tablets tem se difundido mais e mais entre a população mundial, e isso reflete diretamente no e-commerce.

Segundo os dados de pesquisas feitas pela empresa Barilliance em 2015, os dispositivos móveis foram responsáveis por 50,48% de todo tráfego no comércio eletrônico, ou seja, pouco mais da metade.

E a mesma pesquisa, constatou que existe uma relação entre os carrinhos abandonados e o tamanho da tela do dispositivo que está sendo usado.

Ou seja, quanto menor for o tamanho da tela, menor as chances de acontecer a conversão.

Isso acontece justamente porque as lojas de e-commerce não estão atualizando seus sites para atender os dispositivos móveis.

Alguns pontos que valem ser ressaltados sobre isso:

  • Alguns pop-ups que são úteis no desktop, nesse modelo de navegação móvel já não são tão bons, muitas vezes atrapalhando a experiência do usuário com a loja;
  • Páginas de checkout muito carregadas, demoram muito pra abrir no dispositivo do usuário, isso aumenta as chances dele abandonar o carrinho;
  • Alguns Layouts que não são tão adaptáveis aos smartphones, obrigam seus usuários a dar zoom para conseguir enxergar o conteúdo da loja, oque torna a experiência do cliente menos interessante, dificultando a chance de conversão e aumentando o número de carrinhos abandonados.

2- Canais de atendimento eficazes

Muitos usuários desistem de fechar negócio e abandonam seus carrinhos, pois encontram dúvidas sobre o processo de compra, entrega ou até mesmo sobre o produto desejado.

Para evitar que a pessoa abandone seu carrinho cheio de compras, é essencial que suas dúvidas sejam completamente sanadas.

Quando o usuário está satisfeito com seu atendimento, mesmo ele sendo feito online, as chances de conversão são bem maiores.

Então é fundamental que o visitante encontre na página da loja uma seção de perguntas frequentes.

Também é de extrema importância que a organização crie canais de comunicação e tenha um responsável por eles. Dê atenção tanto para os comentários em sua página, que irão virar referência para outros usuários, quanto para o chat virtual que presta atendimento em tempo real.

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

3- Ofereça vantagens aos usuários

Oferecer aos visitantes do seu site algumas vantagens são ótimas táticas para evitar os carrinhos abandonados.

Para o bom funcionamento dessa estratégia, é preciso que seja feita uma pesquisa com o público que acessa sua loja virtual. Levante dados sobre quais os principais motivos que levam o usuário a abandonar seu carrinho cheio de compras.

Você pode usar formulários, as redes sociais e outras formas de pesquisa para conseguir estas informações.

Então, depois de coletar e analisar os dados que os usuários te forneceram, você pode montar sua estratégia para evitar os carrinhos abandonados. Escolha dentre os benefícios que as pessoas mais gostam de receber, aquele que melhor se encaixa no seu modelo de negócio.

Geralmente as vantagens mais escolhidas pelos clientes, são:

  • Frete grátis;
  • Cupons de desconto na próxima compra;
  • Promoções em kits de produtos ou serviços.

 

 

4- Praticidade no checkout

A parte de checkout é muito importante para que a conversão tenha sucesso.

Portanto, é essencial que esta etapa seja feita da forma mais prática, rápida e intuitiva possível, economizando tempo do usuário, aumentando as chances de conversão e diminuindo os carrinhos abandonados.

É extremamente importante que o usuário consiga fazer seu cadastro rápido, necessitando preencher apenas dados essenciais para a compra.

O checkout transparente também é super recomendado, pois desta forma, torna o processo mais simples e orgânico, já que o usuário não vai ser redirecionado para outro site para processar sua compra.

Ah! E se você possuir o One Page Checkout, melhor ainda!

 

5- E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia adotada para o envio em massa de e-mails personalizados. Essa também é uma opção muito valiosa e que precisa ser adotada quando o objetivo é diminuir ao máximo o número de carrinhos abandonados.

Portanto, quando o usuário chega até a última etapa da compra e abandona seu carrinho com produtos, o uso de e-mail marketing com mensagens chamativas é uma estratégia para atrair o cliente novamente para sua loja, recordando de que ele ainda não finalizou a compra e possui produtos em seu carrinho.

E se possível, você pode ir ainda além de só recordar o usuário sobre seu carrinho abandonado, tente oferecer para ele algum cupom de desconto na loja, ou até mesmo frete grátis em sua compra.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Na plataforma de e-commerce iSET, por exemplo, é possível automatizar e-mails a serem enviados para todas as pessoas que abandonaram seus carrinhos na sua loja virtual, ajudando bastante na recuperação desses potenciais clientes.

É impossível evitar 100% os carrinhos abandonados, porém o foco da sua organização tem que ser sempre em diminuir ao máximo esse número, pesquisar os motivos pelos quais os usuários abandonam seus carrinhos de compra cheios e desenvolver táticas para reduzir cada vez mais esse abandono, transformando esses usuários que abandonam seus carrinhos em conversões para sua empresa.

Espero que esse post possa ter te ajudado a pensar em estratégias e recursos para usar para evitar os carrinhos abandonados! Siga nossas dicas e veja essa realidade mudando na sua empresa!

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Boa sorte e boas vendas!

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.