6 dicas de produção de conteúdo para agências de marketing digital

As pessoas procuram uma agência de marketing digital com o objetivo de expandir o alcance e o engajamento da sua empresa com seu público alvo.

Para que sua agência tenha sucesso em trazer bons resultados para seus clientes, existem alguns pontos que são decisivos neste processo.

A produção de conteúdo de qualidade é sem dúvidas indispensável nessa fase, mas é sempre bom lembrar que as agências de marketing digital também precisam se preocupar com o SEO, com suas personas, e com a responsividade na hora de produzir seu conteúdo.

Separamos a seguir 6 dicas fundamentais para você aprimorar ainda mais a produção de conteúdo da sua agência de marketing digital.

 

1- Defina sua persona

Sua persona nada mais é do que a definição fictícia do seu cliente ideal, é o personagem que deve ser criado baseado na sua estratégia de marketing digital, e que tenha representatividade para o público-alvo escolhido.

Definir a sua persona de marketing é muito importante para a produção de conteúdo, para isso você deve identificar quais os interesses e as necessidades do seu público, para que você consiga focar suas campanhas e direcionar melhor a produção de conteúdo da sua agência de marketing digital, de forma que atraia cada vez mais o seu público-alvo.

 

2- Pensar na responsividade

Com o aumento do uso dos aparelhos smartphones, é importante lembrar que o consumo de conteúdo vem se tornando cada vez mais rápido, além de poder ser feito de qualquer lugar e a qualquer hora.

Pensando nisso é importante que as agências de marketing digital produzam conteúdo de qualidade que seja eficaz, informativo, objetivo e que seja adaptável para ser consumido em diversas plataformas.

Sem dúvidas é essencial que a empresa faça uma análise e considere de onde vem o maior número de acessos de seus leads e clientes. É preciso também que as agências de marketing digital não economizem nos testes em diferentes dispositivos.

Tornando assim mais prática a criação de conteúdo responsivo que seja de fácil consumo, com imagens que não sejam tão pesadas para evitar o uso exacerbado dos dados do usuário e evitar também usar textos muito extensos.

 

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3- Usar a criatividade e explorar todos os meios de comunicação disponíveis

As agências de marketing digital precisam ir além dos blogs e das postagens em redes sociais, precisam começar a produzir conteúdo com materiais multimídias.

É importante explorar vários tipos de comunicação, por exemplo:

  • Podcasts;
  • Videoaulas;
  • eBooks;
  • Gráficos;
  • Infográficos;
  • Redes Sociais;
  • E-mail marketing.

É importante também que as agências de marketing digital usem todo tipo de conteúdo digital que tenha qualidade e seja interessante para seu público alvo, com a variedade de formatos a comunicação fica mais interativa e acessível, aumentando ainda mais as chances do conteúdo produzido ser compartilhado.

 

4- Otimize seu conteúdo utilizando SEO

Então, já se sabe que é de extrema importância, para alcançar bons resultados, que as agências de marketing digital produzam conteúdo de qualidade, que seja relevante e mantenha seu público alvo engajado.

Porém, é importante lembrar também que o conteúdo precisa ser encontrado para ser consumido; sendo assim é crucial que os usuários consigam encontrar seu conteúdo com facilidade nos mecanismos de busca mais comuns.

A melhor forma de fazer isso é utilizando as técnicas de SEO. Essas técnicas avaliam e impulsionam seu conteúdo, fazendo com que ele alcance uma posição melhor nos resultados encontrados nos mecanismos de busca.

Um bom texto focado em SEO precisa apresentar soluções ou responder as dúvidas que o usuário tem buscado esclarecer por meio de pesquisa. Seu conteúdo precisa ser útil para o cliente e ao mesmo tempo, ter relação com seu negócio.

Dessa maneira, os usuários vão passar a enxergar sua empresa como uma aliada, como alguém que o ajudou, dessa forma eles vão desenvolver interesse em consumir seu conteúdo organicamente e consequentemente se interessar mais por seus produtos e serviços.

 

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5- Estratégia e planejamento

Não comece a produção do seu conteúdo sem saber aonde você quer chegar.

Traçar suas estratégias e escolher seus objetivos é indispensável para produção de conteúdo de qualidade, para alcançar um bom resultado, as agências de marketing digital precisam ter alguns tópicos claros em mente, alguns deles são:

 

Ter seu público-alvo bem definido:

Para quem você está produzindo seu conteúdo? Esse público tem interesse no que você produz?

 

Definir seu calendário:

Que dia haverá postagem? Com que frequência será postado?

E, por último mas não menos importante, ter seus objetivos claros: O que você está buscando com a produção do seu conteúdo? Trazer informação para seus clientes? Gerar leads? Popularizar sua marca no mercado?

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

6- Meça seus resultados

Identificar e mensurar o desempenho da sua agência de marketing digital é de extrema importância, isso significa acompanhar o retorno das suas ações, ver se seus objetivos e suas estratégias estão dando certo ou precisam ser repensadas.

Tanto para ver crescimento do seu negócio, quanto para evitar que sua agência de marketing digital, não perca tempo produzindo conteúdo que não tenha interesse para seu público alvo.

O uso dos Kpi’s (em inglês Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de desempenho) é extremamente indicado para auxiliar o acompanhamento dos resultados da sua organização.

Saiba mais aqui sobre: 5 indicadores de desempenho para lojas virtuais!

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