Quem pensa que as vendas online terminam na entrega do produto ao cliente está perdendo grandes oportunidades.

É no pós-venda e investindo na experiência de compra que as empresas têm a chance de estreitar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas online, mas normalmente é essa fase que elas negligenciam.

Mais do que uma maneira de solucionar problemas, o pós-venda tornou-se uma excelente ação para estreitar a relação com os consumidores do e-commerce.

É por meio do pós-venda que o lojista demonstra a sua preocupação em realizar um serviço realmente eficiente e atencioso e tem a chance de aumentar as vendas online da empresa.

E, claro, ao mesmo tempo, a experiência de compra é transformadora. Essa se configura como uma possibilidade de aumentar a taxa de recompra do empreendimento online.

Quer entender o que é o pós-venda e experiência de compra e como aproveitar melhor essa etapa da jornada de compra para aumentar as vendas online? Acompanhe agora para saber tudo!

 

Pós-venda

O que é pós-venda e quais as vantagens?

Pós-venda é a etapa do processo de venda que vem depois da compra e tem o objetivo de reter o cliente para continuar oferecendo valor a ele.

Diferentemente do que muitas marcas pensam, a jornada do consumidor continua depois de concretizar a compra. E acompanhar essa jornada é muito importante pois os ganhos vão muito além de uma venda pontual.

Não se engane ao pensar que pós-venda é sinônimo de SAC. O SAC é essencial mas não pare por aí. Faça com que seus clientes se sintam lembrados e valorizados pela marca e voltem a fazer negócio com ela.

Com um relacionamento mais duradouro que o pós-venda cria, os clientes trazem muito mais vantagens para as marcas do que se elas se dedicassem apenas a novos compradores.

Afinal, os clientes já passaram por todo o processo de aquisição, que envolve muitos investimentos em atração e conversão. Eles já têm experiência com a marca, já conhecem os produtos, já preencheram seus dados, já confiam na empresa.

Portanto, já é meio caminho andado para comprar de novo!

 

Como usar o pós-venda para aumentar as vendas online

Conheça sua clientela

Essa é uma estratégia que permite tornar o pós-venda mais eficaz, além de melhorar o relacionamento, também pode aumentar as vendas online do seu negócio.

 

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Ao conhecer o comportamento do seu consumidor, entendendo o que ele gosta e quais produtos visita em seu e-commerce, além das expectativas, é possível construir uma comunicação própria para ele, desenvolvendo um relacionamento humanizado, amigável e personalizado.

 

Agradeça sempre

Envie um e-mail agradecendo o consumidor pela preferência, evidenciando a alegria que sente pela pessoa ter escolhido a sua loja virtual para realizar a compra. Essa é uma atitude que permite apresentar melhor o e-commerce e dedicar toda atenção ao comprador.

 

Faça uma pesquisa de satisfação

Você pode questionar como foi a experiência de compra, se o atendimento foi de qualidade e se o e-commerce atendeu às expectativas. Isso pode te dar um norte sobre onde continuar melhorando, por exemplo.

 

Use o marketing de conteúdo

Aposte no marketing de conteúdo para que resolva as dores dos seus consumidores, pois no final das contas, é isso que ele busca.

Você pode enviar conteúdos do blog do seu e-commerce ou dicas de como o seu produto pode ser utilizado da melhor maneira, sempre incentivando a interação.

Com isso, a pessoa saberá utilizar o produto da forma adequada e se sentirá completamente satisfeita com o compra.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Experiência de compra

O que é a experiência de compra e suas vantagens?

A experiência de compra é o conjunto das percepções que um consumidor desenvolve ao interagir com uma loja durante as fases de pesquisa, compra e até a relação pós-venda.

A experiência de compra proporcionada ao consumidor na sua loja virtual com o objetivo de aumentar as vendas online é o principal fator para que seu negócio decole.

É o ponto decisivo para que seu cliente volte a comprar e até mesmo indique sua loja para parentes e amigos ou simplesmente desista e nunca mais volte.

Por isso, ela é algo que uma empresa deve dar muito atenção se quiser aumentar as vendas online.

Quer saber mais sobre experiência de compra? Leia este post sobre: “14 dicas para aumentar a experiência de compra e satisfação do seu cliente”.

 

Como melhorar a experiência de compra para aumentar vendas online

Tenha um atendimento impecável

Considere treinar sua equipe, sobretudo orientar sua equipe de vendas, para serem atenciosos, além de melhorar a experiência de compra e pós-venda da empresa, com certeza você irá aumentar as vendas online.

Além de estarem sempre dispostos a solucionar os problemas dos clientes, eles devem estar dispostos a responderem dúvidas ou até mesmo reclamações.

 

Ofereça agilidade

Sua empresa deve oferecer um atendimento prático e eficaz, sem perder a sensibilidade em resolver os problemas com muita cautela e respeito.

Entregas devem ser feitas rapidamente para que não haja frustrações, por exemplo.

 

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Venda produtos de qualidade boa

Dispor de produtos de qualidade que motivem os clientes a comprar e confiar em sua marca também é extremamente importante para melhorar a experiência de compra e aumentar as vendas online.

Prontinho! Agora você já sabe as melhores dicas sobre como fazer o pós-venda e melhorar a experiência de compra dos seus clientes!

Seguindo as técnicas que citei no post você poderá aumentar as venda online da sua empresa com muito sucesso!