Aprenda como aperfeiçoar o SAC do e-commerce agora mesmo

Um equívoco comum cometido pelos empresários do varejo on-line é acreditar que o SAC do e-commerce é apenas uma obrigação ou burocracia necessária. A verdade é que esse é um dos melhores canais para fidelizar clientes e aumentar sua taxa de conversão.

 

Muito mais do que adquirir um produto ou serviço, os consumidores desejam uma experiência satisfatória. Isso envolve uma interação com a marca que pode ser feita por meio do serviço de atendimento ao cliente.

 

Considerando a importância do SAC do e-commerce, confira neste post como você pode potencializar esse canal de comunicação com o consumidor e garantir uma experiência satisfatória.

Categorize e analise os chamados

Trocas, defeitos, dúvidas, reclamações, sugestões, tempo de entrega, etc. São diversos os motivos que levam o cliente a procurar o SAC do e-commerce. E o primeiro passo para melhorar esse processo é monitorar e categorizar cada demanda. Isso vai ajudá-lo a dedicar esforços e solucionar cada solicitação hierarquicamente. Por exemplo: enquanto você aguarda a resposta de um fornecedor, para repassar o chamado para o cliente sanar outras dúvidas.

 

Assim, você otimiza seu trabalho e soluciona o maior número de demandas no menor intervalo de tempo possível. Vale destacar que para fidelizar os clientes não basta apenas dar uma resposta; é preciso treinar os profissionais que terão contato direto com o consumidor. O que nos leva ao próximo tópico.

Treine todos os envolvidos no SAC do e-commerce

Atualmente existem muitos e-commerce com pequenos ou microempreendedores. Isso significa um menor número de pessoas em contato com os clientes. Aliás, não é incomum que o próprio empreendedor faça o serviço de SAC do e-commerce ou passe essa função a familiares que o auxiliam nos negócios.

 

Entretanto, a falta de conhecimento profissional em muitos casos deve ser analisada com cuidado. Se você repassa a responsabilidade de atender o cliente a uma outra pessoa, precisa garantir que ela seja capacitada para isso.

 

Utilize nosso cupom “isetjivo” e ganhe 15% de desconto no momento do pagamento, além de 40 dias gratuitos para teste!

 

O cliente que enviou uma pergunta via canais de SAC (e-mail, inbox, telefonema etc.) quer ser tratado com agilidade, eficiência e educação. Pecar nesses quesitos compromete significativamente a imagem de sua empresa.

 

Para que isso não aconteça, treine as pessoas do SAC e padronize o atendimento. É importante que o profissional tenha a capacidade de atender com paciência, cordialidade, eficiência e que possa sanar todas as dúvidas do cliente.

Invista em plataformas de atendimento integradas

É importante oferecer diversos canais para que o cliente entre em contato com a sua empresa. No site do seu e-commerce, deixe o campo para contato bastante acessível. Telefones para contato, e-mails e redes sociais também devem estar visíveis.

 

Além disso, há diversos canais externos para que clientes registrem solicitações, como o Reclame Aqui, Procon e grupos no Facebook. Monitore esses canais e atenda às solicitações com regularidade. Para isso, uma plataforma automatizada auxilia a lidar com diversos meios de atendimento de forma sincronizada e sem deixar nenhum cliente sem resposta.

 

A internet tem o poder de potencializar a imagem de uma empresa. Por isso, o SAC do e-commerce é uma forma eficaz de zelar pela reputação de sua loja virtual e satisfazer positivamente seus compradores.

 

Como funciona o SAC do seu e-commerce? Compartilhe com a gente suas experiências!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais