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O e-commerce de saúde e bem-estar tornou-se, em volume de pedidos, campeão dos segmentos entre as lojas online. 

 

Além de ser o 6º maior segmento em volume financeiro no país, é responsável por 15% do volume de pedidos no primeiro semestre e tem crescimento de 45% na receita!

 

As pessoas, hoje em dia, utilizam a tecnologia como forma de obter o que necessita. Vem daí a oportunidade do nicho de e-commerce de saúde e bem-estar.

 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) indica que o segmento de saúde e bem-estar representa, em média, 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de nosso país. Trata-se de uma movimentação anual de R$ 300 bilhões.

 

Uma pesquisa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, de 1940 até 2019, a longevidade da população brasileira aumentou em 31 anos. Existem mais de 24 mil centenários vivendo entre nós, ou seja, mais clientes!

 

Brincadeiras a parte, esse nicho de e-commerce realmente apresenta muitas vantagens!

 

Se você ainda tem dúvida sobre qual nicho ou segmento deve empreender no comércio eletrônico, continue a leitura e conheça melhor o mercado, as vantagens, os custos e as estratégias de e-commerce de saúde e bem-estar!

O que é e-commerce de nicho

O e-commerce de nicho é um segmento específico de venda no comércio online. Com ele é possível investir em uma especialidade e se diferenciar de outras lojas virtuais. Além disso, em um e-commerce de nicho, os clientes atraídos são mais fiéis!

 

Criar uma loja virtual específica para a venda de um nicho, mostrando as diversas opções de modelos e cores vai destacar a sua marca no comércio online. Esse posicionamento preciso da marca facilita a comunicação e solidifica o relacionamento com o cliente – peças-chave para o sucesso dos e-commerces.

 

E, quando você conhece bem o seu público e tem um bom relacionamento com ele fica mais fácil identificar o tipo de produto que vai atrair a sua atenção, direcionar sua energia produtiva para esse caminho e, dessa forma, otimizar as vendas.

 

O nicho de e-commerce só tem vantagens, mas uma das melhores é a fidelização. Desenvolver uma relação de proximidade com os seus clientes faz com que eles nunca abandonem a marca e tenham sempre o seu produto como referência.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

Por fim, não podia deixar de citar, a publicidade mais direcionada reduz os gastos com divulgação, já que ela está diretamente ligada ao público que se pretende atingir. Por isso, você garante mais conversões, uma vez que consegue focar os anúncios.

Nicho de e-commerce de saúde e bem-estar

Apostar em um e-commerce de saúde e bem-estar é uma ótima forma de empreender no mundo digital. As principais vantagens são: a alta frequência de compra, o uso contínuo (receita recorrente) e produtos com baixo peso (menor custo de envio)!

 

Segundo o Webshoppers 38, maior estudo do e-commerce nacional, a categoria Saúde, Cosméticos e Perfumaria foi responsável por 15% do total das vendas feitas online no Brasil no primeiro semestre de 2018. Isso significa um crescimento de 33%, se comparado ao mesmo período de 2017.

 

O faturamento do setor também cresceu. E muito. Foi registrado o aumento de 45% na receita. Atualmente, Sáude é responsável por 6,2% do valor total movimentado no e-commerce, o 6º maior segmento dentre os campos avaliados. A previsão é que haja ainda mais crescimento nos próximos anos.

 

Além disso, uma pesquisa de mercado do Sebrae de São Paulo mostra que a estimativa de crescimento do setor de salões de beleza e clínicas de estética para 2019 é de 10%. No entanto, parte da manutenção dos cuidados com pele, cabelo e corpo é feita em casa.

 

Outra vantagem do e-commerce de saúde e bem-estar é a alta frequência de compra dos produtos. Por serem necessários, produtos como creme dental, sabonete e até remédios são comprados frequentemente.

 

A maioria dos produtos do segmento de saúde e bem-estar possui um baixo custo de envio, pois são itens pequenos e mais fáceis de serem transportados. Além disso, existe o fator  da complementaridade. Dificilmente o consumidor compra somente um produto nessa categoria. Ele busca por outros que possam oferecer uma experiência completa.

 

Um exemplo: somente para barba, um dos nichos em crescimento, você pode encontrar shampoo, condicionador, creme de barbear, pós-barba, balm, cera, óleo hidratante, blend para crescimento, modelador, pente de madeira, cera e outros produtos.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Dicas para um e-commerce de saúde e bem-estar

A primeira estratégia deve ser adotada na fase de planejamento do seu e-commerce para saúde e bem-estar. Segmente mais ainda seu negócio. Saúde pode ser um nicho, mas outros segmentos dentro deste, escolhe um e se especialize!

 

Outra estratégia que merece atenção é o marketing de seu e-commerce. Conheça profundamente seu público para entender quais redes sociais usam e a melhor forma de se comunicar com eles. Sua marca precisa estar presente no dia-a-dia dessas pessoas!

 

Uma dica é oferecer o desconto progressivo, ou seja, quanto mais o cliente comprar, maior o valor do desconto. Além de favorecer o aumento do ticket-médio, a iniciativa aumenta a sensação de satisfação por benefício adquirido por parte do cliente.

 

Segundo a Nielsen, 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca. Neste caso, incentivos são oferecidos para quem indicar a marca ou um produto para seus amigos e/ou familiares. A recompensa pode vir em forma de descontos, brindes, frete grátis, entre outros.

 

Se você optar por trabalhar com medicamentos, é importante saber que há uma série de leis específicas para esse tipo de comércio. Tanto para a venda quanto para a publicidade de remédios, é importante estar atento à legislação brasileira.

 

É interessante ter consultoria jurídica para que o seu negócio trabalhe dentro da lei. Outro tipo de consultoria que pode ser fundamental é de um farmacêutico, no caso de querer comercializar cosméticos, suplementos e produtos próprios.

 

Um e-commerce de Saúde tem como uma das principais vantagens a alta possibilidade de recorrência. Para tirar proveito dessa característica, você precisa criar e entregar conteúdo de valor. Isso reforça sua marca e fideliza seus clientes.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Mostre como os seus produtos podem resolver dores e tornar a vida do seu público melhor. Invista em vídeos, artes, textos, blog e capriche nas redes sociais para atrair a atenção e se estabelecer como autoridade em seu segmento!

 

O aumento da expectativa de vida, a busca por qualidade de vida, o incentivo ao esporte a adoção de hábitos alimentares saudáveis contribuíram para o aumento da demanda de produtos e serviços de saúde e bem-estar, influenciando novos comportamentos dos consumidores e inspirando novos modelos de negócios.

 

A profissionalização do setor e a personalização de serviços de bem-estar resultaram na oferta de diversas modalidades de atividades inovadoras e inclusivas, proporcionando novas experiências aos clientes.

 

Quem se sente atraído por esse mercado e pretende empreender, deve conhecer algumas características básicas do negócio. Esse ramo pode apresentar boa rentabilidade, mas exige investimento para capitalinicial e oferece retorno em longo prazo.

 

Ter um e-commerce de saúde e bem-estar é uma oportunidade de entrar para um segmento que se encontra em franca expansão. O brasileiro busca por soluções que ofereçam qualidade de vida e seu negócio pode oferecê-las.

 

Agora, você já sabe tudo sobre e-commerce de nicho e e-commerce de saúde e bem-estar! Basta seguir as dicas que demos no posts e continuar lendo nossos posts do blog! Boa sorte e boas vendas!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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