O e-commerce é um dos setores que mais crescem em todo mundo. A cada ano, grandes marcas e empresas investem em lojas virtuais, os internautas ficam cada vez mais confiantes para comprar e os números estão sempre crescendo.

O nicho de e-commerce é um segmento específico de vendas no varejo virtual, ao usar esse modelo de vendas, você se diferencia dos demais sites de venda, que oferecem de tudo, tem mais domínio do mercado e atrai um público mais interessante e fiel ao seu negócio.

Além disso, no nicho de e-commerce é possível conhecer melhor o seu público e tem um bom relacionamento com ele, ficando, assim, mais fácil identificar o tipo de produto que vai atrair a sua atenção, direcionar sua energia produtiva para esse caminho e, dessa forma, otimizar as vendas!

O nicho de e-commerce de produtos naturais pode ser uma ótima ideia, uma vez que os produtos naturais caíram no gosto dos amantes de diversos segmentos, seja no da beleza, da alimentação ou da limpeza!

Atualmente, a busca pela melhora na qualidade de vida tem crescido e tudo graças à difusão da cultura da sustentabilidade e foi aí que o mercado de produtos naturais, saudáveis e orgânicos cresceu!

Por esses fantásticos motivos, nós vamos falar sobre o nicho de e-commerce de produtos naturais, suas subdivisões, vantagens e desvantagens e como montar sua loja virtual de produtos naturais e saudáveis. Confira:

 

Motivos para investir

O nicho de e-commerce de produtos naturais é um ótimo nicho para se segmentar bastante. Aliás, segmentar ainda mais é realmente necessário, isso se dá pelo fato de que segmentar sua marca segmenta seu público e assim fica muito mais fácil vender!

No nicho de produtos naturais pode ser de dietas veganas, para pessoas com intolerância à lactose, para vegetarianos…

Atualmente, as pessoas estão buscando por mais saúde, se exercitando mais e comendo melhor. Desse modo, encontrar clientes fiéis não é difícil. Além disso, o mercado de e-commerce está crescendo juntamente com essa mudança na mentalidade das pessoas, e isso torna o nicho de produtos naturais ainda mais vantajoso.

Uma vida saudável e um corpo mais bonito são objetos de desejo da maioria da população. E a boa notícia é que os exercícios não funcionam por si só. Eles precisam ser acompanhados de uma dieta – que inclui os produtos naturais vendidos por você!

Outra vantagem do nicho de e-commerce de produtos naturais são as grandes possibilidades de diferenciação. É possível trabalhar com novidades, ser sempre original e conseguir mais vendas com isso!

Ademais, ao escolher o nicho do seu e-commerce de produtos naturais, fica muito mais fácil trabalhar para conseguir um melhor posicionamento da sua marca! É fácil destacar sua marca quando você é especialista naquilo que vende e tem os melhores produtos naturais e muitas variedades.

Esse posicionamento preciso da marca facilita a comunicação e solidifica o relacionamento com o cliente – peças-chave para o sucesso dos comércios virtuais.

Sem falar que quando você conhece bem o seu público e tem um bom relacionamento com ele fica mais fácil identificar o tipo de produto que vai atrair a sua atenção, direcionar sua energia produtiva para esse caminho e, dessa forma, otimizar as vendas!

Depois de fazer isso tudo fica muito mais fácil fidelizar seus clientes. Todo esse esforço em reconhecer as necessidades do cliente, seus hábitos e interesses possibilita estreitar os laços.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

Isso faz com sua marca se torne referência naquilo que vende!

Ao escolher o nicho de e-commerce de produtos naturais, fazer publicidade também fica mais fácil e o retorno também é maior, pois com a publicidade mais direcionada reduz os gastos com divulgação.

Assim, você garante mais conversões, uma vez que consegue focar os anúncios!

 

Desvantagens do e-commerce de produtos naturais

Primeiramente, ter um e-commerce requer investimento em marketing. Seus clientes não vão surgir do nada, é preciso atrair eles com algumas estratégias de marketing. Além disso, é preciso ter um planejamento estratégico específico para um e-commerce de nicho.

Há a necessidade de organizar o setor de logística, esse é um dos mais complexos desafios em um e-commerce. Qualquer falha neste trabalho pode comprometer o sucesso do seu e-commerce de produtos naturais, afinal, quase todas as etapas têm alguma relação com a logística, desde a entrega correta do produto até a satisfação de quem comprou em sua loja virtual.

 

Como criar um e-commerce de produtos naturais

Primeiramente, é preciso analisar o mercado e a concorrência para escolher para onde segmentar seu e-commerce de produtos naturais. Também é importante estudar a forma como os clientes se relacionam com esse tipo de loja virtual, já que eles são consumidores mais exigentes por natureza.

Quando falamos em analisar o mercado, estamos nos referindo, também, à ideia de pensar nos problemas dos seus futuros clientes: quais são as demandas que eles têm? Como você pode resolvê-las? por exemplo.

Depois disso é importante começar a fazer um planejamento para ter um negócio bem-sucedido e sustentável. Inclua no seu plano o orçamento disponível, seus objetivos de curto, médio e longo prazo, os custos e a projeção mínima de vendas baseada na sua análise do mercado.

Segmente seu negócio. Como dito O nicho de e-commerce de produtos naturais é um ótimo nicho para segmentar. Veja abaixo algumas ideias de categorias de produtos naturais:

  • Orgânicos;
  • Chás;
  • Ervas;
  • Farinhas;
  • Grãos;
  • Sem lactose;
  • Sem glúten;
  • Suplementos alimentares;
  • Termogênicos;
  • Temperos;
  • Zero açúcar;
  • Z”ero gordura trans.

 

Agora é hora de. No mundo do comércio eletrônico, ter uma boa estrutura técnica para o site é fundamental. A plataforma do e-commerce e a qualidade de desenvolvimento são essenciais para uma loja virtual.

A possibilidade de personalização é muito importante para o sucesso de um nicho de e-commerce, uma vez que é necessário ter um site com a cara da sua marca para manter sua identidade visual e ganhar mais clientes!

Pense também na parte técnica, ela vai garantir uma boa experiência para seu cliente. Por isso, invista na contratação de uma empresa especializada, que transmita confiança para fazer o desenvolvimento do seu site.

Depois de analisar o mercado, estudar seus clientes, segmentar seu e-commerce de produtos naturais, se planejar e escolher uma plataforma de e-commerce é preciso pensar nos seus fornecedores. Afinal de contas, você não vai querer que ninguém te deixe na mão no meio da execução do seu planejamento.

Por fim, de nada adianta todos os pontos anteriores estarem bem pensados e executados se ninguém conhece seu negócio. Para isso, invista em marketing digital, ele pode trazer muito mais visibilidade e alcance para sua empresa.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Não se esqueça de que a internet permite divulgações segmentadas para nichos específicos e, já que você já segmentou seu e-commerce de produtos naturais, aproveite muito isso. Lembre-se de que nada adianta divulgar para quem não se interessa pelos seus produtos.

Assim como qualquer comércio eletrônico, será preciso que você trabalhe muito, principalmente no início, para divulgá-la. Uma boa ideia pode ser usar anúncios pagos nas redes sociais e nos buscadores da internet: Google AdWords, Facebook Ads e Instagram Ads são alguns dos exemplos.

Outra abordagem interessante é a feita pelo marketing de conteúdo, alimentando o seu público-alvo com materiais ricos divulgados em um blog. As postagens no blog podem ser divulgadas em outros canais, como nas newsletters e nas redes sociais.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Uma dica é diferenciar. Seja referência em produtos naturais que as pessoas encontram em poucos lugares. Pense em mercadorias únicas, por exemplo, por serem típicas da região onde mora.

Lembre-se de que lidar com a alimentação das pessoas é algo muito sério. É imprescindível que você trabalhe com fornecedores de confiança e certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ok?

Hoje, quem demonstra desejo de montar um nicho de e-commerce desse segmento só tem a ganhar, tanto pelo lado profissional quanto pelo pessoal: a venda de produtos naturais faz bem às pessoas e ao mundo.

 

Temas para sua loja virtual

Utilizar um tema compatível com seus produto é fundamental para proporcionar ao visitante uma experiência completa em sua loja virtual. Pensando nisso, nós da iSET desenvolvemos temas que se encaixam perfeitamente em certos nichos de mercado.

Para você lojista que já vende ou quer vender no mercado alimentício, o tema ideal para sua loja é o Matrix.

 

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O tema Matrix é aplicado como padrão em toda loja virtual da iSET, ele combina praticidade e funcionalidade, criado em tons claros, o tema se encaixa perfeitamente em diversos nichos de venda.

Veja todos os temas disponíveis na plataforma iSET.

Agora, você já sabe tudo sobre e-commerce de produtos saudáveis e está pronto para colocar sua ideia em prática e montar sua loja virtual. Para receber todas as dicas que publicamos aqui e nosso conteúdo em primeira mão, não deixe de assinar também a nossa newsletter!

 

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