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Neste conteúdo você vai aprender:

 

  • O que são OKR?
  • Quais são os benefícios para a gestão
  • Estrutura OKR
  • Checklist de Implementação OKR
  • Plano de Ação
  • Resumo Final

 

Neste artigo, você saberá como aplicar OKR dentro do seu e-commerce para atingir resultados que vão, de fato, alavancar sua empresa.

O que são OKR?

OKR (Objectives and Key Results) é um sistema de criação de metas usado por grandes empresas como o Google, Sears, Intel, Swipely, Oracle, Linkedin e muitas outras!

 

Quando falamos de OKR, não estamos falando de algo novo. O conceito pulverizou no mundo corporativo após o investidor John Doerr sugerir o uso em 1999 para o Google, que alavancou seus resultados após aplicar os conceitos na sua operação.

Quais são os benefícios para a gestão

De forma prática, as OKR proporcionam um alinhamento maior nos objetivos da empresa, unificando as equipes que estarão trabalhando em prol de objetivos e resultados únicos. 

 

Elas podem ser definidas em nível de objetivos da empresa, bem como para a gerentes, departamentos, colaboradores, entre outros. 

 

Em nosso dia a dia de trabalho, muitas vezes falamos sim para certas tarefas e, consequentemente, ao decidirmos fazê-la, estamos falando não para outras.

 

Mas, será que estamos falando não para uma tarefa importante? Qual o impacto disso para a operação?

 

Muitas pessoas não conseguem identificar isso, pois não possuem objetivos claros para perseguirem. Simplesmente saem fazendo o que acham melhor, sem entender o impacto para a gestão.

 

Aí que entra o OKR, que de forma fácil, vai te mostrar quais são os itens que devem ser priorizados.

 

Aprenda a definir objetivos claros para alcançar suas metas de maneira eficiente.

Estrutura OKR

Dentro da estrutura das OKRs, temos os Objetivos e os Resultados-chave, sendo eles:

Objetivos

  • Ambiciosos;
  • Qualitativos;
  • Acionáveis pela equipe.

Resultados-Chave

  • Mensuráveis;
  • Tornar os objetivos alcançáveis;
  • Levar a um objetivo difícil, mas não impossível de ser alcançado.

 

Ao definir os objetivos e resultados-chave para seu e-commerce, considere sempre:

 

Quero chegar (neste objetivo) que será mensurado por (esse conjunto de resultados-chave).

 

Veja um exemplo:

 

  • Objetivo: Aumentar Vendas do E-commerce
  • Resultado-Chave 1: Aumentar as vendas de 100 para 300 e aumentar X% no Faturamento.
  • Resultado-Chave 2: Levar 2000 novos usuários qualificado no site na campanha de tráfego XYZ.
  • Resultado-Chave 3: Otimizar a taxa de conversão de 1% para 1,3% e aumentar x% as vendas

 

Ao analisar o exemplo acima, definimos que nosso objetivo é “aumentar as vendas do E-commerce” e depois, para que isso aconteça, temos como resultados-chave “aumentar para 300 nossas vendas”, que vai gerar um “aumento de x% em nosso faturamento”

 

Além disso, para aumentar as vendas, temos que “impactar um público potencial de 2000 novos usuários qualificados” e também, “melhorar nossa taxa de conversão atual”, que vai ajudar nas vendas.

 

Quando temos isso de forma clara, trabalhamos em prol desses resultados e, a partir disso, sabemos o que priorizar.

 

O que faz mais sentido: eu trabalhar com foco em atingir esses objetivos ou ficar realizando tarefas que não me levam para lugar algum dentro do que eu espero?

Checklist de Implementação OKR

Para implementar a OKR em sua gestão, tenha em mente os seguinte checklist:

 

  1. Liste 3 objetivos que você quer buscar;
  2. Estime as OKRs trimestralmente;
  3. Para cada objetivo, liste de 3 a 5 resultados-chave para alcançar;
  4. Alinhe os objetivos e resultados-chave com a equipe;
  5. Regularmente atualizem cada resultado-chave numa escala de 0-100%;
  6. Quando um objetivo tem resultado de 70-80% concluído, é considerado com feito;
  7. Revise sempre suas OKR e defina novas sempre que necessário.

Plano de Ação

Uma vez que você definiu os objetivos e resultados, agora você precisa pensar no plano de ação e tudo que precisa ser feito para chegar ao resultado que você projetou.


Vamos voltar ao nosso exemplo para entender aonde entra o plano de ação:

 

  • Objetivo: Aumentar Vendas do E-commerce
  • Resultado-Chave 1: Aumentar as vendas de 100 para 300 e aumentar X% Faturamento.
  • Resultado-Chave 2: Levar 2000 novos usuários qualificado no site na campanha de tráfego XYZ.
  • Resultado-Chave 3: Otimizar a taxa de conversão de 1% para 1,3% e aumentar x% vendas

 

Adicionamos agora o Plano de Ação baseado nos indicadores acima:

 

  • Estruturar plano de divulgação de tráfego;
  • Criar copys dos anúncios;
  • Estudar públicos;
  • Estimar investimento tráfego para impactar 2000 novos usuários;
  • Desenvolver os criativos que serão usados;
  • Ativar Anúncios;
  • Acompanhamento dos resultados;
  • Otimização do CRO.

 

Veja que agora, temos além das metas, as tarefas que precisamos trabalhar em busca dos objetivos. 

 

De forma clara, temos um direcionamento do caminho a ser percorrido, tornando nosso trabalho mais assertivo.

 

Se antes, você fazia qualquer tarefa que tinha em mente; agora, definindo seus objetivos e resultados, você está falando sim para tarefas importantes e não para tarefas que não estão te levando a lugar algum!

 

Para acompanhar suas OKR, você pode usar Planilhas, Trello, entre outros sistemas de gestão.

 

No exemplo abaixo, mensuramos o progresso e qual a porcentagem estamos para atingir os objetivos.

 

Perceba que no gráfico abaixo, no dia 11 ultrapassamos o resultado-chave, que era 200 novos pedidos:

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

Resumo Final

Pense como a OKR pode ajudar sua operação de e-commerce, por mais que possa parecer complexo, as ORKs são um dos sistemas mais fáceis de serem compreendidos e aplicados.

 

Além disso, a OKR pode ser usada em conjunto com outras metodologias ágeis como, por exemplo, o SCRUM para otimizar ainda mais sua execução e entrega.

 

Em resumo, tenha em mente que, sem metas claras, você não saberá aonde quer chegar e quando não sabemos aonde queremos chegar, qualquer lugar está bom!

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Autor: Bruno Bastelli

Gerente de comércio eletrônico na UGB Ecommercetriz da Socialtriz Inovação. Desde 2010 trabalhando com e-commerce. Experiência e certificação em Web Analytics, além de palestrante e co-criador do Livro Online E-commerce do Planejamento aos Resultados da Socialtriz Inovação e Palestrante na Imersão Socialtriz E-commerce.

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Bruno Bastelli
Gerente de comércio eletrônico na UGB Ecommercetriz da Socialtriz Inovação. Desde 2010 trabalhando com e-commerce. Experiência e certificação em Web Analytics, além de palestrante e co-criador do Livro Online E-commerce do Planejamento aos Resultados da Socialtriz Inovação e Palestrante na Imersão Socialtriz E-commerce.
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