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O comércio eletrônico veio para ficar. Esta é a maneira mais barata de vender produtos e também a mais cômoda para os consumidores que realizam e recebem suas compras no conforto de sua casa.

 

Todas essas vantagens encontram um entrave em um mercado tão competitivo. Por isso, todos que possuem uma loja virtual ou e-commerce devem buscar formas de se manter e crescer.

 

Não é a toa que pauta constante dos gestores é a melhoria de processos. Nisso, a integração e-commerce com um software de ERP se mostra uma excelente estratégia.

 

Assim é possível otimizar os processos, evitar erros, reduzir prazos e custos e, consequentemente, melhorar a experiência do cliente.

 

Neste post, vamos falar sobre a importância de integrar o e-commerce e o sistema de gestão e as principais vantagens. Confira!

Por que integrar e-commerce – ERP?

Gerenciar uma loja virtual requer atenção e tempo. É preciso cadastrar produtos, organizar o estoque, controlar o financeiro, emitir nota fiscal, enviar mercadorias, responder aos clientes, entre outras tarefas.

 

Quando a loja virtual está no início, esses processos podem ser feitos manualmente, sem problemas. Porém, à medida que a loja cresce e os produtos e as vendas aumentam, esse controle fica mais difícil.

 

Para maior controle dos processos os softwares de gestão ERP se tornam os maiores aliados dos lojistas.

 

O Enterprise Resource Planning (ERP)  é um sistema de gestão que permite integrar todas as atividades do negócio, automatizar tarefas, reduzir erros e custos.

 

Leia este post e descubra cinco diferentes tarefas que podem ser automatizadas em seu e-commerce!

 

A integração e-commerce e ERP não só simplifica as rotinas administrativas da sua loja virtual, como também ajuda nos bons resultados.

 

Desse modo, fica mais fácil gerenciar sua loja virtual desde o cadastro de produtos à entrega dos pedidos.

 

A partir daí já deu pra ter uma ideia da importância da integração entre e-commerce e um sistema de gestão. Então vamos listar mais algumas vantagens.

Aumento da produtividade 

Ao integrar um ERP ao seu e-commerce, vários processos repetitivos e demorados passam a ser realizadas de forma automática.

 

Dessa forma, não será mais necessário inserir dados manualmente de uma plataforma para outra. A comunicação entre a loja virtual e o sistema de gestão ocorre automaticamente.

 

Com isso, você economiza tempo, reduz o envolvimento de recursos humanos, diminui os gastos e aumenta a produtividade.

 

Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

 

O processamento de informações entre os diferentes setores ocorrem tempo real. Com isso, além de menos erros, o ciclo de atendimento de pedidos também é reduzido.

Menos erros 

A automatização e comunicação ágil entre os setores faz com que muitas preocupações dos lojistas desapareçam.

 

Duplicações de pedidos e vendas do mesmo produto em canais diferentes são erros inexistentes depois da integração.

 

O risco de erros manuais também é reduzido drasticamente, fazendo com que você trabalhe com mais eficiência e menos custos.

Melhor gerenciamento de estoque 

A loja virtual exige uma gestão de estoques eficiente, principalmente quando existe uma grande variedade de produtos à venda. Nesse caso, não pode faltar e nem ter produtos em excesso.

 

Um dos maiores benefícios da integração e-commerce e ERP para o controle de estoque são os relatórios de vendas que identifica os produtos com maior demanda, facilitando a programação de compras e promoções.

Agilidade e organização 

A gestão de um comércio virtual requer atenção em diferentes atividades, seja na área financeira, no controle de estoque, na aquisição de novos produtos, relacionamento com fornecedores, clientes, tributação, frete, etc.

 

Com a integração e-commerce e software ERP, diversas funções podem ser automatizadas e as informações de todos os departamentos ficam concentradas em um único ambiente.

 

Assim, seu e-commerce ficará mais organizado, trazendo agilidade especialmente na análise de dados e resultados.

Menos burocracia 

Processos mais burocráticos, como emissão de notas fiscais, ordens de produção e pedidos, boletos bancários, são simplificados com a integração.

 

Muitos processos são realizados automaticamente como, por exemplo, o cálculo dos impostos e a geração de notas fiscais de cada produto, bem como os boletos bancários.

 

Assim, os processos ficam mais rápidos, evita erros e falhas, aumenta o faturamento, concentra as informações financeiras em um único lugar, além de facilitar o controle e visualização dos resultados do negócio.

Maior controle das finanças 

A organização financeira é fundamental para o seu sucesso de qualquer negócio e é também uma das áreas onde os gestores mais pecam.

 

A gestão financeira exige mais do que visualizar as vendas. É preciso ter a visão geral, transparente e com informações de toda a organização.

 

A integração da sua loja com um sistema ERP permite controlar melhor as informações de compras, vendas, fluxo de caixa, tributação, cobranças, facilitando o gerenciamento das atividades financeiras.

 

Um software de gestão também emite relatórios financeiros, como de contas a receber, vendas realizadas e demonstrativos de resultados (DRE).

Melhor experiência para o consumidor 

Quando o cliente realiza uma compra pela internet, ele busca por agilidade, eficiência e segurança. Demora e erros fazem com que ele desista da compra.

 

Ao entrar na sua loja virtual, o cliente precisa ser surpreendido não só pelo visual, qualidade dos produtos e bom preço. Mas também pela experiência de compra. É isso que influencia a fidelização do consumidor.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

A chave para oferecer um melhor atendimento e continuar convertendo clientes, está na otimização dos processos facilitada pela integração e-commerce e ERP. 

 

Com todos os departamentos alinhados e funcionando de forma eficaz, se reduzem os erros e aumenta a agilidade e eficiência no atendimento.

 

Permita que o cliente acompanhe o processo de compra em tempo real, evite erros de pagamento e e-mails não enviados.

 

O conhecimento sobre cada etapa melhora a experiência do cliente e traz mais credibilidade para sua loja. O mesmo vale para detalhes do produto e disponibilidade de estoque.

 

Todos esses pontos podem ser melhorados integrando sua loja a um bom sistema de gestão.

 

O setor de vendas virtuais está passando por um processo intenso de digitalização visando a agilidade em todos os processos.

 

Portanto, um sistema integrado se faz quase necessário para quem deseja se manter competitivo.

 

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