Para a maioria dos empresários, a Black Friday 2022 não foi tão lucrativa quanto nos anos anteriores.

No entanto, é importante capitalizar nessa nova temporada de presentes e, por isso, é essencial investir nas estratégias corretas para recuperar o faturamento no Natal!

Mas, afinal, quais são as melhores estratégias para isso?

Neste artigo, vamos abordar algumas das principais estratégias que podem ser utilizadas para aumentar as vendas no Natal. Acompanhe!

 

Um pouco sobre a Black Friday 2022

Conforme dados da empresa Neotrust divulgados pela Globo, houve uma redução de 23% em termos de faturamento na Black Friday, somada à queda recorde de R$6,1 bilhões entre a última quinta-feira e domingo, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na quinta-feira e sexta-feira, dias importantes para as promoções, o volume de vendas caiu significativamente: 36% e 28%, respectivamente. Esta retração foi observada tanto no varejo virtual quanto no varejo presencial.

A Copa do Mundo também contribuiu para esta diminuição nas vendas: na sexta-feira, a Seleção Brasileira foi o assunto que mais gerou comentários, ao invés das ofertas, como de costume!

Apesar de não ter oferecido o aumento de faturamento esperado em relação aos anos anteriores, os lojistas ainda têm motivos para comemorar.

E assim vamos para nossa primeira dica!

 

1 – Utilize o estoque da Black Friday para o Natal

Os estoques acumulados da Black Friday, podem ser utilizados para gerar promoções na sua loja virtual. Isso pode ajudar a atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Para isso, basta divulgar as promoções com antecedência e garantir que os produtos estejam disponíveis no site durante o período da campanha.

Assim, você poderá aproveitar melhor os estoques e gerar mais resultados para o seu negócio.

É importante, no entanto, fazer um planejamento adequado para gerenciar os estoques e evitar problemas com a entrega dos produtos de Natal. E assim vamos para nossa segunda dica!

 

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2- Disponibilize diversas opções de frete

Para atender às necessidades dos clientes é essencial oferecer opções de frete mais rápidas!

Disponibilizar diversas opções de frete tornará sua loja mais atrativa e flexível, aumentando as chances de fechar negócio com o cliente.

Muitas pessoas deixam para comprar na última hora e não se importam de pagar pelo serviço de entrega rápida.

Outra possibilidade é o frete grátis, que pode ser uma boa escolha para quem tem um orçamento apertado.

Isso permite que sua loja virtual ofereça um serviço completo e eficiente, garantindo a satisfação dos seus clientes.

 

3- Ofereça um processo de pagamento otimizado

Otimize seu processo de pagamento solicitando apenas as informações essenciais!

Isso é essencial pois, quanto menos tempo for exigido para a conclusão da compra, maior a possibilidade de fechamento de negócio.

O abandono de carrinho é uma questão que frequentemente afeta os e-commerces, portanto procure minimizar ao máximo esse tipo de problema, possibilitando que os usuários realizem a aquisição com a maior rapidez possível.

Além disso, é importante aceitar métodos de pagamento variados, como cartões de crédito/débito, boletos, PIX, entre outros. Essas estratégias facilitam ainda mais a vida do consumidor e consequentemente aumentam as chances de conversão!

 

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4- Inbound Marketing para o Natal

O Inbound Marketing envolve o emprego de estratégias de comunicação que visam criar e compartilhar conteúdo com o objetivo de estabelecer uma conexão duradoura com o seu público-alvo.

Isso pode ser conseguido por meio de diferentes formatos de conteúdo, como textos, vídeos e podcasts, a fim de construir credibilidade e despertar interesse nas pessoas.

 

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O Natal é uma época promissora para cativar e converter usuários. Criar um guia de presentes pode ser benéfico para mostrar os produtos e facilitar a escolha dos clientes.

Crie conteúdo temático relacionado às festas natalinas para encantar os usuários e mantê-los no site por mais tempo. Utilizar recursos como gatilhos mentais e linguagem de pressa também ajuda a persuadir o visitante para realizar a compra.

Além disso, criar uma landing page que mostre todos os itens de uma só vez pode encorajar o comprador a comprar sem ter que procurar em outros lugares. Isso nos leva para a quinta dica do artigo!

 

5- Trabalhe suas redes sociais para a data

Nos dias de hoje, as mídias sociais desempenham um papel fundamental como meios eficazes de comunicação, permitindo uma maior proximidade com o público, quer seja em empreendimentos físicos ou digitais.

A criação de uma marca nessas plataformas é imprescindível para construir uma relação de confiança e para reforçar a identidade da marca.

Promova campanhas de Natal personalizadas em seus perfis, oferecendo conteúdos significativos e concisos. Considere que as redes sociais são fáceis de usar!

Compartilhe materiais criativos e temáticos, presenteando prêmios aos seguidores, como cupons exclusivos e orientações únicas.

Incentive o seu público com posts que promovam o engajamento, aproveitando ao máximo as funcionalidades fornecidas pelas plataformas.

 

 

6- Não se esqueça dos cartões de presente

Muitos compradores que estão adquirindo presentes para outras pessoas podem não ter certeza do que querem.

Para aqueles que não se sentem seguros para escolher, os cartões presente são a alternativa perfeita!

Portanto, caso esteja fornecendo cartões-presente em seu site, certifique-se de que sejam facilmente localizados, se possível, dedique uma parte do seu e-commerce apenas para eles!

 

7- Personalize sua loja virtual conforme a época

Aproveite as vendas de Natal para inserir um toque de espírito natalino em seu site!

Como acontece com muitas lojas físicas, as decorações são uma grande oportunidade para estimular o consumidor a comparecer às lojas ou shoppings na época do Natal.

É evidente que a experiência de compra no e-commerce é diferente, mas isso não significa que você não possa aproveitar a energia dessa data significativa.

Seu site será o local da sua loja, portanto, invista em um design temático que incentive o consumidor a se conectar com a data e aumente a propensão de compra.

 

 

8- Utilize o Remarketing para aumentar as conversões

O remarketing oferece a possibilidade de se criarem campanhas publicitárias dirigidas a usuários que já tiveram contato com a sua loja virtual.

A partir dessa segmentação, é possível oferecer ao público o produto ou serviço que já foi visualizado ou produtos e serviços similares.

Para executar este tipo de estratégia, é necessário implementar pixels, que são essencialmente ferramentas para obtenção e análise de dados de comportamento.

Dessa forma, consegue-se obter informações sobre as páginas que os usuários visitam, bem como verificar a quantidade de cadastros provindos dos anúncios no Facebook e no Instagram.

 

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Neste post você recebeu as 8 dicas essenciais de como preparar seu e-commerce para recuperar as vendas que não ocorreram na Black Friday, durante o Natal.

Espero que algum destes ensinamentos possa ser útil em sua loja virtual!

Caso você conheça alguma dica importante de como preparar seu negócio para vender mais durante o Natal, não compartilhe conosco aqui nos comentários!

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