Neste ano a Black Friday chega com força total e promete movimentar a economia brasileira. Com o objetivo de estimular o consumo e impulsionar os negócios, a data tornou- se uma das principais do calendário no país. 

Para os empreendedores, é fundamental estar pronto para esse grande momento!

Você que vende online e quer descobrir como preparar sua loja virtual para vender muito nesta Black Friday, vem comigo que nesse artigo eu vou te ajudar com 7 dicas que farão a diferença no seu negócio! 

 

Um pouco sobre a Black Friday 2021

Segundo a Nielsen eBit | reportagem Exame 11/21, a Black Friday de 2021 movimentou um total de R$4,2 bilhões em vendas no e-commerce.

De acordo com a Behup | Pesquisa pós Black Friday 2021, 80% dos consumidores declararam estar satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras durante o evento. 

Entre os fatores que mais incentivaram os clientes a comprarem estão:

 

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Já para a Black Friday deste ano, segundo a pesquisa realizada pela Globo, 50% dos consumidores já afirmaram que pretendem comprar algum produto, 3% a mais do que em 2021. 

E assim vamos para a nossa primeira dica de como preparar sua loja virtual para esta data tão importante do comércio! 

 

1- Ofereça múltiplas formas de pagamento 

De acordo com o relatório Varejo 2022, da Adyen, 41% dos integrantes abraçaram de vez as formas de pagamento digitais e estão deixando de lado o dinheiro e os cartões físicos.

Após ouvir 2 mil participantes, a pesquisadora pôde constatar que o uso dos pagamentos digitais foi fomentado pela pandemia, que proporcionou novas experiências de compra e mudou a expectativa dos clientes. 

Neste momento, os pagamentos digitais mais comuns entre o consumidores são:

  • Pagamentos por aproximação via cartão, smartwatch e celular; 
  • QR Code;
  • Carteiras Digitais;
  • WhatsApp Pay;
  • Pix;
  • Links de pagamento online.

 

Analisando esta pesquisa, podemos observar que o cliente está cada vez mais familiarizado com o digital, afinal, 52% dos participantes disseram que já desistiram de uma compra por não encontrarem a forma de pagamento desejada!

Portanto, não poderíamos deixar de citar este tópico em nossa lista!   

Para você que não quer perder nenhuma oportunidade nesta Black Friday, não se esqueça de disponibilizar as formas de pagamento mais utilizadas pelo seu público

Realize uma pesquisa utilizando suas redes sociais, dessa forma você estará interagindo com seus seguidores e descobrindo um pouco mais sobre eles.

 

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2- Treine sua equipe de atendimento

Mesmo que seu time de atendimento seja excelente, é importante preparar ele para enfrentar a alta demanda do período de Black Friday!

Essa é uma medida importante para garantir a satisfação dos clientes e evitar possíveis transtornos. Além disso, esse é um momento ideal para fidelizar os consumidores e conquistar novos clientes. 

É ideal que mesmo após a Black Friday, o suporte da sua loja virtual esteja preparado para solucionar eventuais transtornos relacionados ao pós-venda!

Infelizmente problemas podem acontecer a qualquer momento, mas é importante ter sempre um retorno prestativo para solucioná-los da melhor maneira possível. 

Ter uma atitude positiva e buscar soluções rápidas sempre será a melhor opção para o sucesso!

 

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3- Prepare seu estoque

É essencial que você faça um controle de estoque para garantir que seu negócio estará preparado para atender a demanda de Black Friday! 

Mas nada de reforçar o seu depósito com tudo o que você vende, foque nos produtos que têm mais saída. Dessa forma, você garante a satisfação dos seus clientes e evita gastos desnecessários.

Para garantir que as ofertas sejam feitas apenas em relação aos itens que realmente possam ser vendidos e estejam disponíveis, é fundamental que a sua loja virtual esteja devidamente integrada ao seu estoque! 

 

 

4- Estruture seu site para receber a Black Friday

Quando falamos em Black Friday, o objetivo principal é tentar vender o máximo possível e para isso, você precisa se atentar a dois pontos essenciais. 

 

1- A aparência da sua loja virtual

Já que estamos falando de um evento onde o foco é vender produtos com desconto, é fundamental destacar os carros chefes do seu negócio. Escolher produtos ou categorias que mais vendem e destacá-los em banners pela loja é uma ótima tática para isso!

E não se esqueça de personalizar seu negócio com temas e cores que remetem a Black Friday, lembrando sempre de manter o perfil da sua marca.

Estes cuidados irão influenciar positivamente na experiência do usuário durante a compra!

 

2- Segurança e estabilidade

Outras duas questões essenciais são a segurança e a estabilidade da sua loja virtual.

A segurança porque, com as vendas online se tornando uma prática comum, o número de tentativas de fraude também cresceu.  É preciso garantir a segurança do seu site para evitar futuras fraudes em compras e se certificar de que os dados sigilosos dos clientes não estão em risco.

Além disso, ter um e-commerce estável é fundamental para vender muito na Black Friday. A última coisa que nós queremos é um site fora do ar!

Para isso é recomendado utilizar uma plataforma de e-commerce bem estruturada e capaz de manter sua loja virtual funcionando durante toda a Black Friday.

 

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5- Planeje descontos reais

É cada vez mais comum encontrar empresas que oferecem promoções aparentemente vantajosas, mas que na verdade não representam efetivas vantagens para o público. 

O consumidor neste caso se sente lesado, podendo deixar de comprar na loja e até propagar uma imagem negativa sobre a sua empresa. 

Portanto, jamais cobre preços muito altos em determinado item um período curto antes da Black Friday somente para baixar os valores durante a data. 

Isso pode fazer o consumidor desconfiar das promoções oferecidas e prejudicar suas vendas de Black Friday.

 

6- Cumpra com os prazos de entrega

É extremamente importante respeitar os prazos de entrega acordados com o cliente, as pessoas gostam de receber suas entregas no dia agendado ou antes dele. De qualquer forma, é fundamental medir a data de entrega da maneira mais honesta possível. 

Outro ponto importante é disponibilizar o número de rastreio do produto, dessa forma o cliente pode acompanhar sua entrega com mais exatidão.

A pior sensação para um consumidor é não receber sua encomenda dentro do período programado ou pensar que foi lesado!

Para evitar este tipo de situação, é indispensável se antecipar e escolher a forma de entrega mais vantajosa para o seu negócio. E não se esqueça que, se houver algum imprevisto e for necessário atrasar a entrega, é importante comunicar o fato o quanto antes ao consumidor. 

Esse cuidado com o cliente transmite um diferencial e agrega valor para o público!

 

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7- Divulgue sua campanha de maneira estratégica

Os canais digitais se tornaram fundamentais para os negócios!

As redes sociais, em especial, permitem a divulgação da marca, de produtos e serviços, de promoções, de eventos e de épocas especiais para um público cada vez mais abrangente. 

O Facebook, o Instagram, o LinkedIn e o Youtube são os principais canais estratégicos utilizados atualmente!  Cabe destacar que cada um oferece características próprias que podem ser aproveitadas pelas empresas para alcançar seus objetivos.

 

 

É importante lembrar que não adianta jogar informação em toda rede social, sem critério!

Você precisa identificar quais são os canais mais acessados pela persona do seu negócio e, a partir disso, nutrir estas redes com conteúdo relevante e atraente para aquele público em específico.

A Black Friday é uma data importante para o comércio brasileiro e, em especial, para as lojas virtuais. Se você ainda não tem uma loja virtual e pretende lucrar muito na data, a iSET é a plataforma ideal para isso. 

Caso você já tenha um negócio digital, espero que as dicas citadas neste artigo tenham sido úteis e te ajudado a preparar seu e-commerce para esta data tão especial! 

Agora chegou a sua vez, mãos à obra e boas vendas! 

 

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