Um dos grandes desafios para quem tem e-commerce é a fotografia, não é verdade? Afinal, na internet, a imagem é o contato mais próximo que o potencial comprador tem do produto.

Fotos com baixa resolução, desfocadas e com aspecto amador comprometem seriamente as chances de vendas de um negócio digital.

A gente sabe que nem sempre é possível contratar os serviços de um fotógrafo. Além do investimento necessário, a rotina corrida e agitada de uma empresa pode demandar imagens com mais urgência do que o profissional tem tempo para entregar.

Por isso, é fundamental que você saiba como tirar foto para loja virtual. A habilidade vai aprimorar a qualidade dos arquivos no seu e-commerce e, além disso, pode gerar economia com a contratação do serviço fotográfico.

A seguir, você confere os seguintes tópicos:

1- Como tirar foto para loja virtual – Passo a Passo

2- Dicas para ter melhores fotografias no e-commerce

3- O que você precisa lembrar sobre como tirar foto para loja virtual

Então, continue com a gente e saiba como tirar fotografias para e-commerce e gerar melhores resultados para o seu negócio digital.

 

Como tirar foto para loja virtual – Passo a Passo

De acordo com pesquisa divulgada pela Marketing Charts, o 2º elemento de maior importância para os compradores digitais são “amplas imagens do produto”. Para 61% dos entrevistados, este é um dos principais fatores para a sua experiência de compra online.

Neste sentido, ter um e-commerce com boas e atrativas imagens é uma das características mais relevantes e que contribuem para o alcance do objetivo do negócio na internet.

Tirar boas fotos não é vantagem apenas para o e-commerce; com elas, é possível promover diversas ações de marketing e expandir consideravelmente as chances de sucesso da loja.

O Notificações Inteligentes, por exemplo, é uma solução que possibilita o envio automático de mensagens e imagens para o WhatsApp da sua lista de clientes.

Assim, ao tirar fotos de qualidade, você tem novos recursos para fazer divulgações e conquistar mais clientes para a sua loja virtual.

Mas, como fazer fotografias que realmente sejam úteis ao público e que possam gerar resultados positivos para a empresa?

Logo abaixo, você confere um passo a passo completo para produzir melhores imagens e cativar o potencial comprador.

 

1 – Entenda o tipo de fotografia que funciona para o público-alvo da marca

Antes mesmo de entrarmos em detalhes mais técnicos, é imprescindível compreender o que os potenciais compradores gostariam de ver como imagem do produto.

Uma loja virtual de peças automotivas talvez tenha um público que prefira fotos com muitos detalhes dos itens comercializados. Já shoppers de moda podem se interessar por imagens em um contexto de produção mais complexo e com uso das peças em modelos reais.

Empresas que vendem alimentos preparados e frescos são conhecidas por fotografias que “dão fome só de olhar”. E-commerces de equipamentos de tecnologia, por outro lado, podem apresentar fotos mais “limpas” e objetivas dos seus produtos.

Percebe como cada situação exige um tipo de fotografia diferente? Então, antes de pensar em qualquer outro detalhe, analise o que o público-alvo da marca espera como imagem.

Você pode fazer isso observando e perguntando diretamente aos clientes e potenciais compradores. Além disso, é interessante analisar o que as empresas do segmento já fazem. Então, veja tanto os lojistas de sucesso quanto aqueles que não têm bons resultados.

Com esta observação, será possível conhecer as boas práticas do mercado e, também, o que a sua marca deve evitar.

 

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2 – Monte o cenário

De acordo com a informação anterior, você deve preparar o local onde as fotos serão feitas.

Basicamente, existem duas soluções: fundo branco e cenário. Veja:

 

Foto com fundo branco – faça a sua caixa

Você pode montar seu próprio estúdio de fotografias com um fundo branco. Estas imagens têm como foco o produto e seus detalhes, sem que seja necessário usar qualquer outro componente.

Neste contexto, caixas são uma alternativa interessante para objetos pequenos e médios. No mercado, já existem soluções prontas, mas você também pode fazer o seu próprio fundo branco dessa forma:

  • Pegue uma caixa de papelão de tamanho suficiente para o produto;
  • Retire a tampa e mantenha o fundo inteiro;
  • Faça recortes em 3 dos 4 lados da caixa, removendo grande parte destas laterais;
  • Cubra estes espaços abertos com papel branco semitransparente (como papel canson ou folha de seda, por exemplo);
  • Forre o fundo e a única lateral ainda restante com cartolina ou outro papel mais firme na cor branca – lembre-se de não dobrar a folha e tentar mantê-la em seu caimento natural;
  • Ilumine, de maneira uniforme, cada um dos pontos cobertos com papel branco – isto é, as 3 laterais recortadas;
  • Agora, a caixa está pronta para fotografias com fundo branco.

 

No caso de itens grandes, pode ser necessário preparar um espaço maior – como uma parede, por exemplo. A ideia é a mesma: cubra o local com branco e mantenha a iluminação uniforme.

 

Foto com cenário

Produções mais complexas exigem diferentes elementos. Além de preparar um espaço com boa iluminação para as fotografias, será preciso pensar nos outros componentes que vão formar o cenário.

Lojas virtuais de roupas, por exemplo, podem fazer as fotos usando um fundo no estilo da marca e as peças vestidas em manequins. Também existe a possibilidade de elaborar composições somente com os produtos sobre um local plano – como o balcão.

Em ambos os casos, é interessante dispor acessórios e outros itens que produzam um cenário condizente com a linguagem da empresa e o perfil da clientela.

E-commerces que vendem itens personalizados para festas, como lembrancinhas e papelaria, podem produzir um espaço como se fosse um evento – e, nele, organizar os itens de forma harmônica e atrativa.

 

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Ainda que o cenário seja parte importante da fotografia, ele não deve ofuscar os produtos, está bem? A ideia central é destacar os itens vendidos pela loja e utilizar a ambientação como uma maneira de realçar o uso da mercadoria.

Por isso, capriche na produção do cenário – mas, não deixe que ele seja o foco da foto tirada para a sua loja virtual.

 

3 – Tire fotos explorando vários ângulos do produto

Agora, sim, chegamos à sessão fotográfica! Então, selecione os itens mais bonitos do seu estoque e comece o trabalho.

Como conferimos no início do conteúdo, o produto no e-commerce é a sua própria fotografia. Se ela estiver ruim, o potencial comprador terá uma má impressão da sua oferta.

Então, seja paciente e detalhista para escolher os melhores ângulos e tirar as fotos mais atrativas dos itens comercializados pela sua loja.

Para saber quais detalhes são importantes na imagem é importante conhecer o consumidor e como ele se relaciona com o produto.

Um e-commerce de artigos esportivos pode ter inúmeras demandas diferentes dentro da sua cartela de itens.

As fotos de roupas destinadas às atividades físicas ao ar livre, como corrida, devem demonstrar que as peças expelem o suor e têm proteção aos raios solares, por exemplo. Neste caso, áreas ventiladas e com tecidos especiais são destacadas.

Mas, blusas e calças térmicas para uso no frio precisam aparentar que são quentes e que retém calor. Então, o foco será em lugares com materiais que reforçam a funcionalidade em locais estratégicos do corpo.

Entende como cada produto tem suas necessidades específicas de fotografia? Assim, pense na usabilidade das mercadorias e como a foto pode ressaltar as suas qualidades.

Lembre-se, também, de tirar fotos básicas bem nítidas – como o item inteiro de frente e de costas, por exemplo.

 

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4 – Atente-se à iluminação

A iluminação natural é uma grande aliada da fotografia. Mas, nem sempre ela é suficiente no local onde a sessão vai acontecer. Por isso, é fundamental que você fique atento quanto às luzes utilizadas na locação fotográfica.

No geral, fotos para produtos são feitas com luz branca – que proporciona mais nitidez e clareza aos detalhes. Além disso, ela tende a manter a coloração natural das peças.

De acordo com a produção, a luz amarela pode gerar uma sensação de conforto e aconchego. Mas, atenção! Cores diferentes da branca podem distorcer a cor real do produto. Por isso, somente as utilize caso isso agregue valor à produção e não cause confusão ao cliente.

Atualmente, existem diversas opções no mercado para iluminar o espaço em fotos de produtos. O Ring Light é um deles e, com preços bem acessíveis, consegue gerar resultados interessantes para as imagens que serão utilizadas no e-commerce.

É importante, além disso, que a iluminação esteja no nível adequado (nem baixa, nem forte demais) e bem distribuída no ambiente.

 

 

5 – Use um tripé

Fotos tremidas e fora de foco podem ser facilmente resolvidas com a utilização de um tripé. O item mantém o celular ou a câmera devidamente apoiados e firmes; assim, as imagens serão feitas com mais precisão e nitidez, estando livres destes erros.

O tripé também é bastante útil para tirar fotos em sequência ou para manter a mesma posição das fotografias. Com ele, as imagens terão um só ângulo e vão gerar mais harmonia para o conjunto de imagens.

O item pode ser comprado – com diferentes formatos, tamanhos e regulagens. Mas, também é possível improvisar e usar algum apoio que firme o dispositivo durante a sessão fotográfica.

 

6 – Edite as fotografias

Quando falamos em edição de fotos, logo pensamos em grandes alterações, não é verdade? Bem distante da ideia dos filtros de rede social, editar imagens para e-commerce significa corrigir eventuais erros, ressaltar detalhes, melhorar a iluminação e destacar o produto.

Imagine que, depois de terminar a sessão com o fundo branco, uma pessoa percebe que havia um pontinho preto no papel, bem próximo aos itens fotografados. Neste caso, não será necessário refazer todo o trabalho porque basta corrigir a imperfeição com o editor de imagem.

Você pode usar formatações prontas para um conjunto de fotografias e, assim, editá-las juntas, com as mesmas características. Dessa forma, será possível manter a harmonia entre os arquivos.

Caso seja necessário corrigir uma a uma as imagens, seja detalhista e evite grandes alterações que possam prejudicar o equilíbrio da sessão.

O principal ponto de atenção é: não altere as características do produto. Então, seja cuidadoso com correções e modificações para transmitir uma imagem mais próxima possível da mercadoria real. Combinado?

 

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Dicas para ter melhores fotografias no e-commerce

Agora que você conferiu este passo a passo para tirar foto para loja virtual, veja algumas dicas que separamos para você ter excelentes resultados com a sessão fotográfica:

  • Limpe a lente do seu celular ou da câmera antes de começar as fotografias – e lembre-se de mantê-la sempre limpa;
  • Tenha cuidado com o flash! O recurso ajuda a tirar fotos mais nítidas em alguns contextos; entretanto, ele pode prejudicar o resultado, “estourando” a imagem – isto é, deixando-a clara demais;
  • Utilize a máxima resolução para a sessão fotográfica; depois, otimize os arquivos para as configurações indicadas à loja virtual a fim de não “pesar” o site;
  • Tenha atenção ao recorte; nunca elimine partes importantes do produto e mantenha uma clara visão sobre o item;
  • Tire fotos criativas e que possam gerar interesse real dos potenciais clientes.

 

Além dessas dicas, uma outra questão é fundamental para que as fotos da sua loja virtual tenham qualidade e sejam exibidas de forma atrativa para o seu público-alvo: a escolha da plataforma de criação.

Neste sentido, a iSET é a solução que você procurava. Somos uma plataforma de e-commerce avançado, com múltiplos temas, design responsivo e mais de 1.000 recursos para sua loja.

Então, saiba como transformar o seu negócio em uma máquina de vendas com a iSET.

 

O que você precisa lembrar sobre como tirar foto para loja virtual

  1. Entenda o tipo de fotografia que funciona para o público-alvo da marca;
  2. Monte o cenário;
  3. Tire fotos explorando vários ângulos do produto;
  4. Atente-se à iluminação;
  5. Use um tripé;
  6. Edite as fotografias.

 

Para ter melhores resultados com a sua loja virtual, conte com:

  • Notificações Inteligentes, para enviar mensagens automáticas pelo WhatsApp para leads e clientes;
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