Você sabe como utilizar e para o que servem os gatilhos mentais?

Diariamente milhões de pessoas precisam fazer escolhas. Enfim, nossa vida é feita de decisões e o todo instante estamos escolhendo aonde vamos, o que vamos vestir, comer, fazer, etc.

Isso também inclui comprar, é claro!

Você deve estar se perguntando: o que incentiva uma pessoa decidir comprar algo? Qual é o fator crucial para sua decisão de compra?

Podem ser diversos fatores, desde impulso, necessidade, influência de outras pessoas, desejos de consumo e até mesmo, gatilhos mentais bem desenvolvidos.

Continue lendo e descubra quais são os principais gatilhos mentais e como usá-los para aumentar suas vendas.

 

Descubra o que são Gatilhos Mentais

Muitas pessoas enxergam os gatilhos mentais como algo mágico, como se basicamente você colocasse um gatilho mental e a sua venda seria concluída magicamente.

De fato, essa é uma ideia completamente distorcida da realidade.

Os gatilhos mentais são técnicas utilizadas com a finalidade de que, ao analisar sua persona, seja possível criar uma comunicação muito mais convincente.

Dessa forma, observamos que os gatilhos mentais são acessórios que podem ser utilizados através da comunicação como impulsionadores de vendas quando bem utilizado.

 

Como os Gatilhos Mentais podem impulsionar suas vendas

Para atingir resultados satisfatórios em sua loja virtual, saber utilizar os gatilhos mentais e a escrita persuasiva é indispensável.

Isso porque, a concorrência no mercado virtual é enorme, portanto, você precisa garantir que o consumidor finalize a compra com você o mais rápido possível.

É importante se lembrar que, os gatilhos mentais não são utilizados unicamente para trazer mais vendas…

Eles também podem ser utilizados para conduzir o seu consumidor à ação que você pretende naquele momento.

Por exemplo: se você deseja que ele se cadastre em sua newsletter, é necessário induzi-lo a tomar essa ação.

A ideia se aplica também, quando você propõe para que o visitante te siga nas redes sociais ou até mesmo participe de uma pesquisa de mercado.

 

 

Como funciona o Gatilho Mental de urgência

O gatilho da Urgência está ligado diretamente com a questão do tempo, ou seja, trata-se de um prazo curto onde um produto ou serviço específico está disponível através de uma condição especial.

Com certeza você já deve ter se deparado com a seguinte frase “por tempo limitado” ou “últimas peças disponíveis”.

Esse é um ótimo exemplo de como este gatilho mental funciona e consegue convencer consumidores a tomarem a decisão de compra com mais “facilidade”.

Muitas vezes, este é justamente o incentivo que faltava!

As ofertas relâmpago também são um exemplo de como o gatilho da Urgência é funcional.

Ao saber que o tempo é curto, o consumidor precisa escolher rapidamente o que vai levar e acaba agindo por impulso.

Geralmente, o gatilho mental de urgência e utilizado em conjunto com o gatilho mental de escassez, isso porque o uso deles juntos, consegue aumentar sua taxa de conversão, sendo para geração de leads ou vendas.

 

gatilhos-mentais

 

Conheça o Gatilho Mental de escassez

O gatilho da escassez é um dos mais comuns quando o assunto é marketing e vendas.

No momento em que os consumidores percebem que algo está esgotando, a tendência é deles comprarem logo para não perder a oportunidade.

Esse gatilho é um dos mais poderosos, visto que, ele mexe com um dos sentimentos mais intensos do consumidor, o de ter algo que poucas pessoas têm.

Isso está relacionado a um instinto de sobrevivência: precisamos garantir os itens básicos para sobreviver antes que eles acabem.

Se um produto está disponível de forma abundante, ele não valorizado da forma que deveria, podemos observar isso de maneira clara com o exemplo do ouro.

Por qual motivo ele é tão valorizado? Basicamente, porque é um dos metais mais escassos do mundo, é exatamente por isso as pessoas o admiram.

 

gatilhos-mentais

 

Gatilho Mental utilizando a autoridade

O gatilho mental da autoridade mostra que as pessoas tendem a cofiar mais em quem é respeitado como autoridade em um determinado assunto ou grupo.

É muito mais fácil convencer uma pessoa de determinada decisão, quando uma referência no assunto está do seu lado.

O que é mais fácil, convencer uma pessoa de algo que o doutor Drauzio Varella citou ou que outro médico desconhecido disse?

É preciso entender que, para que as pessoas confiem em você, essa autoridade precisa ser conquistada com o tempo, não adianta chegar agora e dize que entende tudo do assunto.

É necessário primeiramente criar autoridade em sua área para ganhar a confiança e credibilidade dos consumidores.

Construir um blog é perfeito para isso, visto que, ele te permite exibir todo entendimento e perícia da marca em sua área de atuação.

Dessa maneira, sua página tende a se posicionar melhor nos mecanismos de busca.

No momento em que os visitantes observarem o seu site em primeiro lugar, eles vão entender automaticamente que você é uma autoridade.

 

Gatilho Mental de novidade

Quando o assunto é novidade, que pessoa não se sente atraída?

Seus consumires provavelmente também estão interessados em produtos e ideias revolucionárias.

E é justamente por isso que lançamentos de produtos novos no mercado ou soluções inéditas para obstáculos antigos têm um apelo enorme.

Já do ponto de vista comercial, esse é um dos motivos para as organizações estarem sempre agregando novidades em seus produtos, exatamente para utilizar deste gatilho mental em suas campanhas e peças.

Em marketing e vendas, o anúncio de lançamento de novos produtos costuma gerar bastante agitação, especialmente entre os early adopters (Abertos ao novo e costumam engajar com a marca, auxiliando a empresa com feedbacks valiosos sobre o desempenho do produto e seu desenvolvimento).

Além disso, anunciar novidades nas redes sociais, também costuma gerar bastante engajamento.

 

[rock-convert-cta id=”52895″]

 

Gatilho Mental através da antecipação

O gatilho da antecipação é um dos principais gatilhos mentais na hora de lançar um produto novo, o gatilho da antecipação está muito próximo do gatilho da curiosidade, isso porque ele também quer instigar o público sobre o que vem por aí.

Dessa maneira, é possível criar uma sensação de ansiedade no cliente, pois ele fica na expectativa, sem saber o que estar por vir.

Nesse gatilho as marcas precisam trabalhar bem as expectativas e criar um cenário futuro do qual os clientes queiram entrar.

Fazer o anúncio de um produto de forma antecipada, proporciona a você a chance de exibir todas as qualidades do produto ou serviço, e como ele consegue suprir as dores do consumidor.

Através desse gatilho mental, é possível construir uma expectativa responsável por impulsionar as vendas logo no lançamento.

 

Gatilho Mental utilizando a prova social

O gatilho mental da prova social é praticamente indispensável atualmente, em especial quando falamos de um ambiente onde as redes sociais auxiliam no atendimento ao cliente e influenciam na decisão de compra.

O gatilho da prova social resumidamente, mostra que somos seres sociais, somos influenciados por grupos e queremos fazer parte deles. Baseado nisso, tomamos decisões pensando no que as pessoas esperam ou nas expectativas que elas têm sobre nós.

Portanto, mostre quantos clientes já compraram da sua marca e explore o que os consumidores têm a falar sobre você, por depoimentos e cases. Ao perceber que outros clientes tiveram êxito, os visitantes tendem a confiar mais na sua empresa.

O gatilho da prova social é baseado em exibir declarações de clientes que recomendam seu produto ou serviço. Quando outra pessoa recomenda o que você vende, isso consegue gerar ainda mais valor às suas alegações sobre o que está sendo apresentado.

Este é considerado um dos principais gatilhos mentais por mostrar às pessoas que outros clientes já experimentaram seu produto e aprovaram a sua indicação. Em suma, indispensável.

Este é um dos gatilhos mentais mais importantes que serve como prova para as pessoas que outros consumidores da sua empresa que tiveram uma boa experiência de compra com você.

 

[rock-convert-cta id=”53012″]

 

Gatilho Mental visando sanar dor e proporcionar prazer

Esse gatilho mental engloba vários outros. É super comum o ser humano fugir da dor e buscar o prazer para seguir sua vida.

As pessoas gostam da sensação de prazer quando são recompensadas por seu empenho. E é justamente buscando esse sentimento que nós tomamos decisões conscientes e inconscientes visando alcançar essa recompensa.

Nas estratégias de marketing das empresas, é comum utilizar esse gatilho para demonstrar a mudança que a compra daquele produto fará na vida do cliente.

Para tal, é necessário conhecer bem sua persona e saber sobre suas dores, quais ações vão gerar satisfação nela e de que forma seu produto pode sanar essa dor.

Disponha seu produto como a solução concreta para o acabar com o problema. Relacionar seu produto com algo prazeroso é o segredo deste gatilho.

Portanto, é importante exibir as soluções que seu serviço ou produto oferecem. Se expresse com empatia, demonstrando sua compreensão sobre a situação enfrentada pelo cliente.

A plataforma da iSET oferece diversos recursos focados justamente na criação de gatilhos mentais, descubra mais sobre nossa plataforma aqui.

 

 

Leia também:

 

Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!