Você sabe o que é Inbound Marketing e como esta estratégia é capaz de ajudar uma empresa a escalar suas vendas?

Inbound é o nome dado a uma técnica que tem ganhado cada vez mais espaço entre os profissionais de marketing.

Se você ainda não conhece essa estratégia, está na hora de aprender mais sobre ela!

Neste artigo vamos explicar o que é Inbound Marketing, quais as suas principais características e por que ele é tão importante para os negócios.

 

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma abordagem de marketing que visa atrair leads e clientes através de conteúdo relevante e de qualidade.

Ela surgiu no início da década como uma alternativa às abordagens tradicionais de marketing, como o marketing de atração, o marketing de interrupção e o marketing de guerrilha.

Inbound Marketing é baseado na ideia de que os consumidores não querem ser incomodados com propagandas e spams.

Ao contrário, eles preferem receber conteúdo útil e relevante, que os ajude a resolver seus problemas!

 

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Principais características do Inbound Marketing

  • Foco no cliente

Inbound Marketing se concentra na criação de conteúdo relevante para os clientes potenciais e na promoção desse conteúdo através de diversas fontes de divulgação.

 

  • Uso de conteúdo para atrair leads

Essa estratégia utiliza o conteúdo para atrair leads e construir relacionamentos com os clientes. Os leads são atraídos através de conteúdo relevante e de qualidade, o que consequentemente oferece valor para eles.

 

  • Utilização de diversas fontes de mídia

Inbound Marketing usa diversas fontes de mídia para promover o conteúdo, como blogs, redes sociais, e-mail marketing, vídeos e várias outras fontes.

 

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  • Acompanhamento e análise dos resultados

O uso do Inbound requer um monitoramento constante dos resultados para avaliar a eficácia da estratégia e identificar pontos de melhoria.

 

Objetivos do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia muito eficiente para qualquer empresa, ela atua através de quatro fases principais:

 

Atrair

Conseguir tráfego capacitado é um dos princípios quando o assunto é vendas online.

Portanto, o primeiro passo da estratégia de Inbound Marketing é fazer com que pessoas que antes não conheciam sua marca, passem a consumir conteúdo produzido por você regularmente.

Para isso, um dos principais meios utilizados é o blog, ele vai atrair visitantes e leads para o seu site, onde eles poderão conhecer melhor os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

 

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Portanto, dedique-se a produzir textos criativos, informativos e interessantes para os leitores.

Quanto mais completo e atrativo seu blog for para a persona, maior será a chance de converter esses visitantes em clientes fiéis.

 

Converter

Após mostrar que realmente entende as necessidades do seu público e está preparado para oferecer soluções, o foco passa a ser a conversão.

Depois de atrair estranhos e fazer com que se tornem leitores do seu blog e seguidores nas redes sociais, é preciso converter tantos quanto for possível em leads, ou seja, clientes em potencial.

Portanto, seu próximo passo na estratégia de Inbound é converter os visitantes em Leads!

 

Vender

Após converter todos os visitantes em leads, o objetivo passa a ser transformar leads em clientes.

Com todos os leads devidamente nutridos, é preciso analisar quais deles realmente estão no estágio certo para concluir a venda.

 

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Encantar

Encantar o consumidor tem muito haver com o pós-venda da sua loja virtual!

Muitas empresas pensam que a relação com o cliente é encerrada após a compra, mas não é bem assim que funciona.

Depois de comprar seu produto ou serviço, é indispensável oferecer ao cliente um suporte ágil e eficiente.

Os benefícios de investir na fidelização de clientes vão muito além do custo!

É sabido que é bem mais rápido e barato vender para os consumidores atuais do que conquistar novos compradores. No entanto, a questão não se resume a isso.

Ao manter uma relação duradoura com os clientes, você estabelece um elo de confiança e credibilidade, o que pode gerar grandes resultados no futuro.

Os clientes satisfeitos também costumam indicar a empresa para outras pessoas, o que contribui para o crescimento da marca.

Portanto, investir em fidelização é sinônimo de ganhar em longo prazo!

 

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Mensurar

E por último, mas longe de ser a etapa menos importante a mensuração dos resultados.

O Marketing Digital oferece a possibilidade de avaliar os resultados com base em fatos, o que permite direcionar melhor os esforços.

Além disso, é possível detectar quais ações estão gerando menos resultado para direcionar melhor as campanhas.

É extremamente importante que a sua empresa possua processos bem definidos, caso contrário, terá dificuldades para mensurar os resultados obtidos.

 

Por que Inbound Marketing é importante para os negócios?

Utilizar uma estratégia de Inbound bem estruturada é importante para os negócios porque ela oferece diversos benefícios, tais como:

 

Maior ROI

O Inbound Marketing é uma estratégia mais barata que as abordagens tradicionais de marketing, e geralmente oferece um retorno sobre o investimento (ROI) mais elevado.

 

Maior taxa de conversão

Uma das muitas vantagens do Inbound é diminuir o tempo necessário para levar um visitante a comprar.

Isso acontece por causa do conteúdo altamente valioso e personalizado, que acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para compra.

Portanto, podemos afirmar que o Inbound é muito mais eficaz na conversão de leads em clientes. A taxa de conversão é geralmente maior do que nas abordagens de marketing tradicionais.

 

Maior engajamento dos leads

A tática é capaz de criar relacionamentos com os leads através do conteúdo, o que gera um maior engajamento com a marca.

 

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Maior retenção de clientes

O Inbound Marketing ajuda a manter os clientes engajados com a marca, reduzindo a probabilidade deles procurarem a concorrência.

 

Melhor branding

Além de todos os benefícios citados acima, utilizar a estratégia de Inbound ainda ajuda a construir uma imagem positiva da marca, o que aumenta a sua credibilidade perante os consumidores.

Depois de ver todas estas vantagens, eu tenho só uma dúvida. O que você está esperando para começar a usar a estratégia de Inbound Marketing?

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