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Todo mundo sabe que a época do Natal está diretamente ligada ao ato de presentear. Ou seja, é um ótimo momento para vender muito com o seu e-commerce

 

Além disso, donos de lojas virtuais apostam no Natal porque as pessoas estão mais dispostas a gastar no mês de Dezembro, pois tem o diferencial do 13° salário, que é um estímulo para ir às compras.

 

Todos os anos, milhões de lojistas ao redor do mundo, no mês de Dezembro, começam a se preparar para a tão esperada data: o Natal

 

Imagino que você também, já que está lendo este post! E pode ter certeza que a concorrência já está montando suas estratégias e buscando novidades para aumentar as vendas de Natal. Agora é a sua vez!

 

Por isso, aí vão algumas dicas simples e práticas que ajudarão você a se diferenciar e bater todas as metas neste fim de ano.

 

Continue lendo e confira as maiores dicas para vender muito no Natal em seu e-commerce! Vamos lá!

Prepare sua equipe de atendentes 

A primeira dica é algo que você deve fazer antecipadamente. Mantenha sua equipe motivada; nessa época, os vendedores devem se superar e demonstrar ainda mais entusiasmo e animação.

 

O Natal inspira sentimentos positivos nas pessoas e, portanto, não deve ser difícil alinhar sua equipe com um mesmo objetivo. Demonstrar o quanto eles podem receber de comissão e premiações com o aumento das vendas pode funcionar como um gatilho para ativar a motivação necessária.

 

Contratar vendedores temporários é uma prática comum em períodos de grande movimento, mas você deve ter critérios bem definidos para escolher as pessoas certas e fazer o treinamento com antecedência para que tudo corra do modo planejado.

 

O Natal é uma época do ano em que as pessoas já estão mais dispostas a fazer compras, sendo assim,  o número de compradores aumenta muito nas lojas

 

Então, é preciso preparação e planejamento para não fazer as coisas às pressas e colocar gente despreparada para atender seus clientes na época mais importante do ano.

 

Comece, a partir de agora, a conversar com sua equipe e explicar que eles precisam mais do que nunca ser ágil e atender os desejos dos compradores da melhor forma possível

 

Foque na cordialidade do atendimento, já que é muito importante fazer com que a experiência de compra seja a melhor possível para realizar a fidelização dos clientes conquistados.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

Invista em um design de Natal especial para a sua loja virtual

O design de e-commerce é uma parte muito importante para conseguir vender mais, uma vez que ele está diretamente ligado a experiência de compra do cliente e a confiabilidade e credibilidade de uma loja virtual. 

 

Por isso, é essencial investir neste quesito no Natal, pois sua loja poderá receber nossos visitantes que ao encontrarem um layout que transmite bons sentimentos ficarão mais inspirados a comprar e finalizarão a compra dos seus produtos. Sendo assim, você poderá impulsionar as vendas pela emoção despertada.

 

O Natal é uma época para fugir do simples e do convencional e superar as expectativas criando um cenário memorável para o seu e-commerce. Lembre-se de que o retorno alcançado fará valer a pena todo o investimento!

 

Você já deve saber que o design vai muito além da questão estética. Mas se ainda não entende muito sobre este assunto, tenho um post perfeito para você sobre: ”Design para e-commerce: 6 dicas para aumentar suas vendas!”.

 

É claro que pensar em toda a parte visual que compõe seu e-commerce no Natal é muito importante para dar harmonia aos seus produtos e imagens. Mas, além disso, o design também mexe com a emoção das pessoas e é uma forma de identificação com você e sua marca.

 

Lembre-se também de fazer pequenas modificações em suas campanhas, perfis nas redes sociais e blog especialmente para esta época do ano. Isso pode ser um pequeno detalhe que faz a diferença! E não se esqueça de voltar para o tema original assim que o mês de dezembro acabar! Hahaha (ou hohoho).

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

Faça promoções atraentes

Aproveite o período do Natal para promover pequenas ofertas-relâmpago de tempos em tempos para quem está cadastrado no seu site para impulsionar as vendas. Faça promoções exclusivas para os seus melhores clientes e outras para reativar clientes que não compram há algum tempo.

 

Outra dica muito boa é principalmente as ofertas “combo” (compre 1 e ganhe outro, por exemplo). Além disso, oferecer kits de produtos prontos, já com embalagem de presente, as pessoas amam isso no Natal!

 

Aproveite a oportunidade para encantar o cliente o máximo que puder e reter boa parte do público que visitar sua loja no período de Natal para fidelizá-los e continuar vendendo bastante durante o resto do ano!

Marketing

Quando o assunto for o marketing nas ações de Natal, seu papel é definir o que sua loja irá fazer para se destacar da concorrência e atrair mais consumidores. Mais do que criar promoções temporárias, pense também em como as ações de marketing dessa época podem ajudá-lo a trazer mais clientes nos meses posteriores ao Natal.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Experiência do cliente e fidelização

Ter um atendimento eficaz, dar atenção aos detalhes e suprir as expectativas dos clientes com produtos de qualidade, são armas infalíveis para uma boa experiência de compra e possível fidelização.

 

O bom relacionamento com os clientes deve ser feito durante o ano todo, para que você seja a primeira pessoa que seu cliente lembre. Mas se você deseja ter muito sucesso durante o Natal, manter e investir mais nestas ações é a resposta certa!

 

Quem está comprando na loja quer atenção, paciência e dedicação. Dê isso aos seus clientes e veja a fidelização acontecer! Além disso, uma das melhores formas de vender mais é vender para quem já é seu cliente e já te conhece, por isso fidelizar_é tão importante.

 

Mantenha contato com os compradores dos seus produtos, seja por telefone, redes sociais ou e-mail, e convide-os para fazer uma visita, instigando-os sobre o que a sua empresa está preparando para o Natal.

 

Se seu objetivo é alcançar a fidelização, sempre que possível, dê algo de presente ou brinde. 

 

Os clientes que estão comprando para presentear vão adorar ser presenteados e terão mais empatia com você. Isso resulta em relacionamento de longo prazo, o que é muito importante para o sucesso que qualquer e-commerce.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Planejamento

Sem planejamento, dificilmente você conseguirá vender muito no Natal em seu e-commerce e potencializar os recursos investidos. Isso acontece porque não basta conhecer as datas comemorativas, é necessário descobrir quando as pessoas começam a pesquisar pelos produtos.

 

Há um grande aumento no  volume de procura pelos mais diversos produtos no Natal. Os motivos são variados, mas os dois principais argumentos para esse aumento nas vendas é a tendência dos consumidores em presentear outras pessoas e a si mesmos, além do aumento da entrada de dinheiro, oriundo do décimo terceiro salário e de férias.

 

Por isso é preciso se planejar devidamente. 

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Avalie quais serão as ações especiais que sua loja fará no Natal, quais processos precisarão ser modificados e de que maneira seu negócio pode aproveitar as oportunidades dessa época para vender mais também no próximo ano.

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
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