Sabemos que as lojas virtuais que investem em estratégia conseguem prevenir problemas e chegar mais rápido ao objetivo, além de facilitar que as metas sejam cumpridas. Diferente do que muitos pensam o processo não é complexo. Por isso, nesse artigo vamos fazer uma introdução ao planejamento estratégico para auxiliar na elaboração do seu.

O primeiro passo do planejamento estratégico

Certamente já sabemos a importância do planejamento estratégico para um e-commerce: mostra qual caminho seguir, permite analisar o mix de produtos, traz mais assertividade, além de preparar a empresa para as crises externas. Em suma, tem como objetivo transportar a empresa de seu estado presente até o lugar em que ela gostaria de estar no futuro.

 

Para que seja um sucesso, é fundamental que a equipe esteja envolvida e engajada em todos os processos, do plano à execução. Entretanto, existem várias etapas para a criação das estratégias.

 

Aliás, uma das mais importantes é a análise de cenário. Pois é isso que vai fazer com que os envolvidos entendam o que está acontecendo no mercado que permeia o negócio.

 

Confira a seguir o passo a passo da introdução do planejamento estratégico para e-commerce:

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

1- Defina a equipe

Definir a equipe é um passo muito importante no processo de elaboração do planejamento. Reúna todos os decisores da empresa e observe quais profissionais se destacam em cada função. Em seguida, delegue tarefas que potencializam as capacidades de cada membro da equipe.

 

Um dos segredos para o sucesso é definir equipes multidisciplinares. Ou seja, formada por profissionais que detêm habilidades e conhecimentos específicos em suas áreas de atuação e trabalham juntos para o crescimento e alcance de metas da organização.

2- Levante informações sobre a empresa

Independente do tamanho ou segmento em que atuam, levantar informações sobre a empresa é algo essencial. Entender como funciona o operacional, como a organização está estruturada, qual sua capacidade produtiva, quantos funcionários e as tarefas de cada um, é uma das etapas para se conhecer melhor o negócio.

 

A parte financeira também deve passar pelo levantamento. Aliás, essas informações devem ser colocadas na ponta do lápis, com o maior detalhamento possível. Em síntese, nessa etapa você vai especificar tudo o que envolve dinheiro: gastos, investimentos, capital de giro, lucro. Desta forma você terá uma noção do investimento total e do retorno que seu negócio está trazendo.

 

Se o e-commerce ainda é novo, você pode fazer uma pesquisa de mercado para entender se a ideia é viável ou não e o quanto precisará para investir em tecnologia, mão de obra, capacitação de equipes, enfim, tudo o que for necessário para o funcionamento da loja virtual.

 

Aprenda a definir objetivos claros para alcançar suas metas de maneira eficiente.

3- Analise o cenário atual

Umas das fases mais importantes para a introdução do planejamento estratégico em uma empresa é a análise do cenário atual. Sem ela é impossível entender o mercado em que seu e-commerce atua ou irá atuar. Isso faz parte da essência do negócio.

 

Portanto, é só entendendo todo esse cenário que será possível saber se tudo está de fato alinhado com a realidade da marca e se a mesma é capaz de executar o que será planejado. Por outro lado, é provável que você e sua equipe já tenham estipulado uma meta razoável para o negócio.

 

Entretanto, nem sempre as condições internas determinam o sucesso do e-commerce. Por outro lado, a concorrência ou a conjuntura econômica podem não ser favoráveis. Portanto, nessa etapa, você analisará os aspectos positivos que ainda podem ser potencializados e verá as limitações a serem trabalhadas na companhia.

 

Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

4- Matriz SWOT

Essa tarefa pode não ser fácil, mas existem ferramentas que auxiliam a fazer essa análise. A Matriz SWOT é uma das mais utilizadas e eficientes na hora de entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa.

 

Basicamente, o propósito dessa ferramenta de trabalho é analisar os principais fatores que interferem no microambiente e no macroambiente. Quando o cenário é ruim, as ações tendem a ser conservadoras, mas se há um ambiente positivo, torna-se natural o investimento em diversas áreas para potencializar os produtos ou serviços disponíveis.

 

As empresas que fazem uso da análise SWOT ficam mais preparadas na hora de dar um passo à frente na hora planejar ações para e-commerce, sem precisar se preocupar tanto se vai ou não dar errado.

5- Entenda os cenários estratégicos

Já entendemos que é essencial que as empresas estejam atentas às mudanças de mercado para prever e prevenir que fatores negativos influenciam no andamento do negócio. Ao mesmo tempo, é fundamental destacar e entender quais são seus pontos fortes e fracos, direcionando suas estratégias para que tenham sucesso em um ambiente que pode oferecer risco no mercado.

 

Com base nesses cenários estratégicos, você deve definir planos de ação para fortalecer suas fraquezas ou utilizar bem suas forças para tirar o máximo proveito das oportunidades e se defender adequadamente das ameaças.

 

Agora que você já conhece alguns passos do planejamento estratégico para e-commerce, que tal avançar para as próximas etapas? Aprenda como fazer isso baixando o e-book Planejamento Estratégico em 40 horas.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

 

Este artigo foi desenvolvido pelo Scopi: o software para criar e executar o seu planejamento estratégico, uma empresa de tecnologia B2B cuja solução reúne canvas de modelo de negócios, diagnósticos, definição de objetivos, gestão de indicadores, projetos, processos e outras funcionalidades em um só lugar.