Saiba como preparar o estoque de sua loja virtual para a Black Friday

Quando pensamos nas campanhas de Black Friday, logo imaginamos que os pontos principais a serem organizados com antecedência são a divulgação de campanhas, descontos ou funcionamento da plataforma. É claro que isso tudo é fundamental para um bom resultado em vendas, mas o ponto principal – que nem sempre os lojistas estão atentos nesse período – é o estoque!

 

É preciso criar estratégias de compra antecipada e manutenção do estoque, para poder alavancar as vendas no momento da campanha Black Friday, que neste ano acontece em 29 de novembro. Afinal, de nada adianta conseguir o consumidor se o produto está em falta no estoque. O contrário também é relevante: cuide para não estocar demais produtos que não tenham tanta saída, pois caso não puder realizar a devolução ou troca de itens ao fornecedor, terá prejuízo devido ao investimento sem retorno.

 

A Black Friday teve início no Brasil em 2010, e alguns anos depois o brasileiro aderiu a ideia por completo. E é nessa época em que muitas pessoas aguardam para comprar produtos com desconto. A cada ano, novos consumidores se inserem na campanha, e para 2019, estima-se que 370 mil pessoas comprem produtos online pela primeira vez.

 

O crescimento em vendas promete contribuir principalmente para os números do e-commerce brasileiro, que deve encerrar 2019 com R$ 53,5 bilhões de faturamento e 60 milhões de consumidores. Portanto, nesses meses que antecedem a temporada, as lojas físicas e virtuais já devem iniciar sua organização para que tudo aconteça conforme o desejado.

Como organizar seu estoque com eficiência

Mesmo faltando um bom tempo ainda para a Black Friday, é fundamental o e-commerce antecipar as campanhas de venda, pensar nos descontos e principalmente alinhar o estoque. Um sistema de gestão integrado faz toda a diferença quando o assunto é estoque. Isso por que a partir do momento que o produto é cadastrado, ficam registradas todas as movimentações: venda, estoque, troca, logística.

 

O Bling!, por exemplo, é uma ferramenta de gestão online, fácil de utilizar e assertiva para o controle de estoque, definição de descontos, atendimento ao cliente, pós venda, etc.

 

Principalmente durante campanhas grandes como a Black Friday, vale ter um estoque um pouco maior do que normalmente teria, a fim de atender a demanda deste período. Além da data, a Black Week, Cyber Monday e as sequentes comemorações de Natal e Ano Novo, também costumam movimentar bastante o e-commerce.

 

Esse também pode ser um bom momento para vender produtos encalhados no estoque a preços promocionais, vale uma boa estratégia de precificação.

 

Leia este post e aprenda sobre o controle de estoque e a sua importância para o sucesso de seu negócio!

Conhecer o estoque para vender mais e melhor

É importante calcular que a compra dos produtos que compõe o estoque pode definir decisões associadas ao preço, como por exemplo: Se o seu negócio dispor de muito estoque, isso significa que pode ter um preço mais competitivo, o que é um fator relevante para a Black Friday, já que a data se formou devido às promoções interessantes. Neste caso, é preciso avaliar se vale a pena vender tudo e ficar sem estoque, ou selecionar uma quantidade determinada do produto para vender com desconto.

 

O mesmo vale caso tenha pouco estoque do produto. Primeiro deve-se avaliar a possibilidade de colocar esse produto com desconto ou não. Caso o produto esteja em estoque e sem procura, vale a ideia de montar ‘kits’, como uma estratégia de venda mais atraente para o consumidor. Outra dica importante é ficar de olho no estoque dos concorrentes durante a Black Friday, para caso faltar estoque em um deles pode ser uma chance de aproveitar e subir um pouquinho a sua margem de lucro.

Dicas Para vender mais e melhor

Em campanhas como a Black Friday é importante projetar suas ações com base no estoque para manter uma dinâmica de vendas interessante. Mas também é importante fazer com que toda a experiência do consumidor seja ideal e satisfatória para ele.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

O consumidor de e-commerce tem por característica a múltipla pesquisa antes de efetuar a compra, por isso, quando ele decide efetuar a compra ele precisa ser bem atendido. Apostar em um atendimento personalizado é um diferencial para mostrar-se disponível quanto a dúvidas sobre o produto, ou esclarecimentos sobre a entrega.

 

E atenção: não deixe para divulgar sua campanha Black Friday na última hora. Quanto antes a comunicação com o consumidor for estabelecida, mais chances terá de finalizar a compra na sua loja. Lembre-se que a divulgação deve vir acompanhada de uma campanha interna na empresa de organização: estoque, definição de descontos, atendimento ao cliente, pós venda, dentre outros.

 

É por isso que tudo isso fica mais fácil e organizado com um sistema de gestão: um ERP como Bling! Se ainda não é cliente, faça um teste grátis por 90 dias e confira na prática as facilidades e integrações variadas do Bling!

 

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

 

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