Como ter uma gestão de estoque no e-commerce de sucesso

Uma das principais reclamações dos clientes de e-commerce está ligada ao atraso nas entregas das mercadorias. Mas o que muita gente não sabe é que esses atrasos, algumas vezes, não são culpa apenas da distribuição, podendo ter sua origem no controle de estoque da loja.

Uma gestão de estoque do e-commerce eficiente é imprescindível para qualquer negócio, pois — além de deixar os itens bem organizados — influencia diretamente na saúde financeira da empresa.

No entanto, a boa gestão do estoque do e-commerce atividade de gerir bem um estoque não é tão simples assim.

No post de hoje, vamos oferecer algumas dicas de como ter uma gestão de estoque de sucesso. Quer saber mais? Leia até o final! Confira:

 

Defina como será o seu estoque

Primeiramente, você precisa saber se terá um estoque físico dos seus materiais ou se eles ficarão com o seu fornecedor. Quando você opta por não fazer a gestão do estoque do e-commerce, eles ficam com o fornecedor e você só compra os produtos à medida que a demanda vai surgindo.

 

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A compra dos produtos feita de forma consignada, permite a devolução do que não foi vendido, caso não haja demanda por todas as mercadorias. Dessa forma, o custo envolvido neste tipo de estoque é mais baixo e com menos riscos de prejuízos.

Você pode optar por fazer o controle do estoque de forma tradicional, o que requer mais atenção e planejamento.

 

Gerencie os indicadores

Os indicadores são uma das principais formas de ter uma visão mais ampla do seu estoque. É através deles que você consegue identificar pontos importantes como sazonalidade, taxa de obsolescência, índice de rupturas (quando o estoque disponível não é o suficiente para atender aos pedidos) e oportunidades de melhorias.

Com os indicadores, você tem maior conhecimento de sua operação e possui uma base sólida sobre a gestão do estoque do e-commerce para o processo de tomada de decisão.

 

Faça inventários cíclicos

Os inventários são uma excelente forma de controle de estoque e podem ser ainda mais eficazes quando feitos periodicamente — em alguns casos, até diariamente.

O inventário cíclico permite que os problemas sejam detectados mais rapidamente, aumentando a chance de descobrir quais são as causas daquela anomalia e até mesmo estabelecer ações rápidas para controle e resolução do problema.

Os inventários também auxiliam a manter um saneamento constante do estoque, identificando quais itens estão obsoletos, por exemplo.

 

Tenha critérios de endereçamento de estoque

Todo estoque é dividido em ruas e números, que são chamados de endereçamento de estoque. O ideal é que as mercadorias com alto giro estejam mais acessíveis, enquanto as de baixo giro podem ficar em endereços mais altos. Assim, a retirada desses produtos com maior saída se torna bem mais fácil e prática, deixando a gestão do estoque do e-commerce muito mais organizada.

Além disso, deve existir a preocupação de estocar cada item no seu devido lugar. Isso ajuda a evitar furos, perda de tempo procurando os materiais, perda de produtividade e até mesmo atrasos no envio da mercadoria.

 

Prepare-se para as datas comemorativas

Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal, dentre outras. Todas essas datas costumam ter uma grande movimentação no comércio, tanto físico quanto online.

Nessas épocas, então, você deve se preparar para receber um grande volume de visitantes e, se tudo der certo, um grande aumento de pedidos na sua loja virtual.

Então, é preciso garantir que os produtos anunciados tenham disponibilidade de estoque para os clientes e sejam entregues dentro do prazo prometido.

Portanto, a boa gestão de estoque de e-commerce inclui estar preparado para atender os aumentos de demanda.

Com uma boa gestão de estoque no e-commerce, você consegue identificar se tem produtos suficientes para a demanda, quais itens você precisa repor e com quais pode fazer promoções para “desencalhar”, por exemplo.

 

Saiba comprar seus produtos

Para fazer uma boa gestão do estoque do e-commerce, é fundamental saber comprar os produtos da sua loja virtual.

Comprar grandes quantidades de itens que não possuem giro pode fazer com que você eleve seus custos de estoque, ocupe um espaço maior do que o que precisa e ainda comprometa o seu capital de giro e o fluxo de caixa, ou seja, o lucro do seu negócio online.

Por outro lado, comprar poucas quantidades de itens que têm muita saída pode causar rupturas no seu estoque e afetar consideravelmente o seu nível de serviço de atendimento de pedidos, também afetando o lucro da sua empresa.

Como podemos perceber, a gestão do estoque do e-commerce vai muito além de guardar seus materiais em um espaço e reflete em outras áreas da sua empresa também.

 

 

Portanto, fazer uma gestão de estoque adequada, além de organizar melhor as rotinas da empresa, pode trazer vantagem competitiva para o seu negócio, visto que as taxas de não atendimento de pedidos são reduzidas drasticamente, além de fazer com que você tenha mais capital disponível em caixa para investir em outras áreas.

O que achou do nosso artigo de hoje? Como é feita a gestão de estoque do seu e-commerce? Conte pra gente através dos comentários!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

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