O que é newsletter? A newsletter é uma série de e-mails recorrentes que você envia para a sua audiência com o objetivo de conseguir que alguém o abra e, com sorte, clique no que está dentro.

 

No post hoje, vamos falar sobre a ferramenta poderosa que é a newsletter. Vamos apresentar como funciona, suas vantagens e pontos que merecem atenção. Confira!

 

E, se você quer saber mais sobre a newsletter, confira nosso post sobre: ‘’As 7 maiores dicas para criar uma excelente newsletter’’.

O que é newsletter

Newsletter é um tipo de e-mail informativo com recorrência de disparos. A mensagem não é focada em uma oferta específica e, ao contrário de e-mails promocionais, ela pode abordar diferentes assuntos. Geralmente a newsletter é a porta de entrada para o e-mail marketing.

 

Além disso, elas podem ser produzidas facilmente, pois repetem sempre um padrão de organização do conteúdo.

 

O princípio da newsletter é bastante parecido com uma assinatura de jornal ou revista. Ela é como uma assinatura online, que chega na caixa de entrada de clientes ativos ou potenciais, os quais manifestaram a intenção de receber esse conteúdo.

 

A newsletter procura oferecer conteúdo que agregue valor ao destinatário e, assim, gera tráfego orgânico ao site ou blog de uma marca ou empresa.

 

A grande sacada da newsletter é que ela não é enviada de forma aleatória. Ou seja, quem a recebe integra uma lista de pessoas que a assinaram justamente para ter acesso àquele conteúdo periodicamente.

 

Uma newsletter tem que ser feita com uma periodicidade pré-determinada, além de possuir uma linha editorial e visual próprios. Seu foco é a produção de conteúdo e não especificamente vendas.

 

Ela consegue atingir vários estágios do seu funil de vendas com o mesmo e-mail, fazendo com que todos os seus leitores se interessem pelos seus artigos e dicas.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

Como implementar a newsletter em seu negócio

Para te ajudar a implementar a estratégia de newsletter no seu e-commerce, fiz um passo a passo especial! Leia até o final para fazer muito sucesso com seus e-mails!

Passo 1: defina objetivos

Suas newsletter precisam ter objetivos claros e alinhados a sua estratégia de marketing. Você jamais deverá enviar e-mails aleatórios sem objetivos claros para o seu negócio.

 

Como toda ação de marketing, a newsletter também precisa de objetivos alinhados à sua estratégia. Com uma meta traçada, fica mais fácil definir que tipo de ação o assinante precisará fazer ao abrir o e-mail.

 

O ideal é que, quando o usuário abrir o e-mail, ele já tenha uma noção do que se trata. Então deixe as informações importantes logo no início do corpo do e-mail. Depois, distribua o conteúdo restante de acordo com suas prioridades.

 

Um ideia bastante usada e que dá certo é informar a sua lista de e-mails sobre os últimos posts.

 

Aprenda a definir objetivos claros para alcançar suas metas de maneira eficiente.

Passo 2: construa sua lista de e-mails

Faça ou construa uma lista de e-mails. Se você já tem uma, basta fazer uma segmentação em todos os grupos de e-mail que você tem. Isso serve para garantir que cada grupo receba o conteúdo mais pertinente para ele.

 

Depois dessa segmentação, você precisa definir o que seus grupos esperam receber de você. Assim, você evitará de enviar uma newsletter errada para um determinado grupo.

 

Lembre-se de que você precisa sempre respeitar a privacidade dos seus contatos com seus e-mail. Isso fará com que eles continuem sempre ativos na sua lista e jamais repasse as informações dos seus contatos para outras pessoas ou empresas.

Passo 3: envie conteúdo relevante

Só envie suas newsletters para os seus clientes quando o conteúdo produzido for realmente relevante. Não envie muitos e-mails, lotando a caixa de entrada dos seus clientes com conteúdos que não agregam valor para eles.

 

É de suma importância que você conheça os interesses dos contatos da sua lista para oferecer o conteúdo mais adequado possível. Dessa forma, consegue estabelecer uma comunicação personalizada com cada um.

Passo 4: escolha o assunto

É muito importante pensar no tema da mensagem, ele deve ser criativa, curta e que chame atenção, dando vontade ao leitor de ler o e-mail. O desafio é grande, mas nada que uma boa dose de criatividade não resolva!

 

Uma boa prática é personalizar esse campo com o nome do usuário, por exemplo. Isso aumenta bastante as chances da newsletter ser aberta.

 

Assim como no campo do remetente, a assinatura do e-mail deve estar relacionada com a sua empresa. Garanta que o nome da sua empresa ou até mesmo de alguém importante que responda por ela apareça como remetente do e-mail.

 

O ideal é que eles sejam assinados por alguém que a represente, seja o CEO ou o gestor comercial ou de marketing, por exemplo.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Passo 5: trabalhe o layout

Cerca de 90,6% dos usuários utilizam o smartphone para checar sua caixa de entrada. Por isso, é necessário ter e-mails responsivos, que se adaptam bem a qualquer tamanho de tela.

 

Trabalhe em um layout simples e que funcione bem em todas plataformas, sem prejuízos à visualização. As próprias ferramentas de e-mail oferecem modelos prontos que podem ser personalizados pela sua marca. Legal, né?

 

Caso prefira, você também pode apostar em uma configuração HTML exclusiva. Mas, também lembre-se de incorporar no layout os ícones das redes sociais nas quais a sua marca está presente, isso estimula mais o relacionamento entre você e seus leitores.

 

Resumindo, todas as suas newsletters precisam possuir alguns elementos específicos, por exemplo:

 

  1. Links das suas redes sociais no rodapé do seu e-mail;
  2. Direcionamento do e-mail da sua newsletter para o site da sua empresa com um link na parte superior da sua mensagem;
  3. Tabelas com os conteúdos do seu blog na parte de cima do seu e-mail;
  4. Definição de um limite máximo de quantidade de conteúdo por e-mail. Uma mensagem de newsletter precisa ter no máximo 5 conteúdos diferentes.

 

Jamais use fontes que não são comuns, pois seu objetivo precisa ser que todos consigam ler sua newsletter em qualquer dispositivo eletrônico. As fontes mais comuns e mais utilizadas na internet são: Arial; Tahoma; Times New Roman e Georgia.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

Passo 6: teste a newsletter

Envie seus e-mails para seus funcionários, amigos ou para você mesmo. Se algo der errado, revise todo o conteúdo da sua mensagem e clique em todos os links existentes em sua newsletter para ver se estão todos corretos.

 

Procure revisar também todo o seu conteúdo em busca de erros gramaticais e de concordância, por exemplo.

 

Essa parte é importante para que você não envie conteúdo errado ou estranho para seus assinantes.

Passo 7: siga o feedback e as métricas

É essencial que você esteja sempre focado em construir um bom relacionamento com a sua audiência. Por isso, preste sempre atenção na resposta dos seus leitores. Nunca deixe o seu público sem respostas. Se você fizer isso, com certeza ele se sentirá mal e vai parar de dar atenção para você e para a sua empresa.

 

Esteja sempre pronto a tirar dúvidas e a ouvir sugestões, por exemplo. Isso, além de ajudar você a tomar as ações corretas, faz com que sua empresa tenha maior credibilidade.

 

Depois de saber a opinião de seus leitores, é importante acompanhar os seus resultados. Melhorar cada dia mais os seus resultados só dependem de você. Colete os dados das suas interações com os seus leitores e os interprete de maneira correta.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Bom, estes foram os passos essenciais para implementar a newsletter na sua estratégia de marketing. Siga nossas dicas dadas neste post e você terá muito sucesso com seus e-mails!

 

Boa sorte e boas vendas!

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais