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O que é newsletter? A newsletter é uma série de e-mails recorrentes que você envia para a sua audiência com o objetivo de conseguir que alguém o abra e, com sorte, clique no que está dentro.

 

No post hoje, vamos falar sobre a ferramenta poderosa que é a newsletter. Vamos apresentar como funciona, suas vantagens e pontos que merecem atenção. Confira!

 

E, se você quer saber mais sobre a newsletter, confira nosso post sobre: ‘’As 7 maiores dicas para criar uma excelente newsletter’’.

O que é newsletter

Newsletter é um tipo de e-mail informativo com recorrência de disparos. A mensagem não é focada em uma oferta específica e, ao contrário de e-mails promocionais, ela pode abordar diferentes assuntos. Geralmente a newsletter é a porta de entrada para o e-mail marketing.

 

Além disso, elas podem ser produzidas facilmente, pois repetem sempre um padrão de organização do conteúdo.

 

O princípio da newsletter é bastante parecido com uma assinatura de jornal ou revista. Ela é como uma assinatura online, que chega na caixa de entrada de clientes ativos ou potenciais, os quais manifestaram a intenção de receber esse conteúdo.

 

A newsletter procura oferecer conteúdo que agregue valor ao destinatário e, assim, gera tráfego orgânico ao site ou blog de uma marca ou empresa.

 

A grande sacada da newsletter é que ela não é enviada de forma aleatória. Ou seja, quem a recebe integra uma lista de pessoas que a assinaram justamente para ter acesso àquele conteúdo periodicamente.

 

Uma newsletter tem que ser feita com uma periodicidade pré-determinada, além de possuir uma linha editorial e visual próprios. Seu foco é a produção de conteúdo e não especificamente vendas.

 

Ela consegue atingir vários estágios do seu funil de vendas com o mesmo e-mail, fazendo com que todos os seus leitores se interessem pelos seus artigos e dicas.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

Como implementar a newsletter em seu negócio

Para te ajudar a implementar a estratégia de newsletter no seu e-commerce, fiz um passo a passo especial! Leia até o final para fazer muito sucesso com seus e-mails!

Passo 1: defina objetivos

Suas newsletter precisam ter objetivos claros e alinhados a sua estratégia de marketing. Você jamais deverá enviar e-mails aleatórios sem objetivos claros para o seu negócio.

 

Como toda ação de marketing, a newsletter também precisa de objetivos alinhados à sua estratégia. Com uma meta traçada, fica mais fácil definir que tipo de ação o assinante precisará fazer ao abrir o e-mail.

 

O ideal é que, quando o usuário abrir o e-mail, ele já tenha uma noção do que se trata. Então deixe as informações importantes logo no início do corpo do e-mail. Depois, distribua o conteúdo restante de acordo com suas prioridades.

 

Um ideia bastante usada e que dá certo é informar a sua lista de e-mails sobre os últimos posts.

 

Aprenda a definir objetivos claros para alcançar suas metas de maneira eficiente.

Passo 2: construa sua lista de e-mails

Faça ou construa uma lista de e-mails. Se você já tem uma, basta fazer uma segmentação em todos os grupos de e-mail que você tem. Isso serve para garantir que cada grupo receba o conteúdo mais pertinente para ele.

 

Depois dessa segmentação, você precisa definir o que seus grupos esperam receber de você. Assim, você evitará de enviar uma newsletter errada para um determinado grupo.

 

Lembre-se de que você precisa sempre respeitar a privacidade dos seus contatos com seus e-mail. Isso fará com que eles continuem sempre ativos na sua lista e jamais repasse as informações dos seus contatos para outras pessoas ou empresas. 

Passo 3: envie conteúdo relevante

Só envie suas newsletters para os seus clientes quando o conteúdo produzido for realmente relevante. Não envie muitos e-mails, lotando a caixa de entrada dos seus clientes com conteúdos que não agregam valor para eles.

 

É de suma importância que você conheça os interesses dos contatos da sua lista para oferecer o conteúdo mais adequado possível. Dessa forma, consegue estabelecer uma comunicação personalizada com cada um.

Passo 4: escolha o assunto

É muito importante pensar no tema da mensagem, ele deve ser criativa, curta e que chame atenção, dando vontade ao leitor de ler o e-mail. O desafio é grande, mas nada que uma boa dose de criatividade não resolva!

 

Uma boa prática é personalizar esse campo com o nome do usuário, por exemplo. Isso aumenta bastante as chances da newsletter ser aberta.

 

Assim como no campo do remetente, a assinatura do e-mail deve estar relacionada com a sua empresa. Garanta que o nome da sua empresa ou até mesmo de alguém importante que responda por ela apareça como remetente do e-mail.

 

O ideal é que eles sejam assinados por alguém que a represente, seja o CEO ou o gestor comercial ou de marketing, por exemplo.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Passo 5: trabalhe o layout

Cerca de 90,6% dos usuários utilizam o smartphone para checar sua caixa de entrada. Por isso, é necessário ter e-mails responsivos, que se adaptam bem a qualquer tamanho de tela.

 

Trabalhe em um layout simples e que funcione bem em todas plataformas, sem prejuízos à visualização. As próprias ferramentas de e-mail oferecem modelos prontos que podem ser personalizados pela sua marca. Legal, né?

 

Caso prefira, você também pode apostar em uma configuração HTML exclusiva. Mas, também lembre-se de incorporar no layout os ícones das redes sociais nas quais a sua marca está presente, isso estimula mais o relacionamento entre você e seus leitores.

 

Resumindo, todas as suas newsletters precisam possuir alguns elementos específicos, por exemplo:

 

  1. Links das suas redes sociais no rodapé do seu e-mail;
  2. Direcionamento do e-mail da sua newsletter para o site da sua empresa com um link na parte superior da sua mensagem;
  3. Tabelas com os conteúdos do seu blog na parte de cima do seu e-mail;
  4. Definição de um limite máximo de quantidade de conteúdo por e-mail. Uma mensagem de newsletter precisa ter no máximo 5 conteúdos diferentes.

 

Jamais use fontes que não são comuns, pois seu objetivo precisa ser que todos consigam ler sua newsletter em qualquer dispositivo eletrônico. As fontes mais comuns e mais utilizadas na internet são: Arial; Tahoma; Times New Roman e Georgia.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

Passo 6: teste a newsletter

Envie seus e-mails para seus funcionários, amigos ou para você mesmo. Se algo der errado, revise todo o conteúdo da sua mensagem e clique em todos os links existentes em sua newsletter para ver se estão todos corretos.

 

Procure revisar também todo o seu conteúdo em busca de erros gramaticais e de concordância, por exemplo.

 

Essa parte é importante para que você não envie conteúdo errado ou estranho para seus assinantes.

Passo 7: siga o feedback e as métricas 

É essencial que você esteja sempre focado em construir um bom relacionamento com a sua audiência. Por isso, preste sempre atenção na resposta dos seus leitores. Nunca deixe o seu público sem respostas. Se você fizer isso, com certeza ele se sentirá mal e vai parar de dar atenção para você e para a sua empresa.

 

Esteja sempre pronto a tirar dúvidas e a ouvir sugestões, por exemplo. Isso, além de ajudar você a tomar as ações corretas, faz com que sua empresa tenha maior credibilidade.

 

Depois de saber a opinião de seus leitores, é importante acompanhar os seus resultados. Melhorar cada dia mais os seus resultados só dependem de você. Colete os dados das suas interações com os seus leitores e os interprete de maneira correta.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Bom, estes foram os passos essenciais para implementar a newsletter na sua estratégia de marketing. Siga nossas dicas dadas neste post e você terá muito sucesso com seus e-mails! 

 

Boa sorte e boas vendas!

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
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