Que estamos na era da internet todo mundo já sabe. Agora, se você deseja empreender com um e-commerce, e se aproveitar dessa época, é imprescindível que você contrate uma Agência de Marketing Digital.

 

De uma maneira geral, um projeto de e-commerce envolve o trabalho específico de diversas áreas. Seja da construção do site, plataforma de pagamento, indo até mesmo à logística de entrega de produtos.

 

Mas uma coisa que não pode ficar de fora e precisa ser pensada em primeiro lugar, é o marketing para esse negócio. E por se tratar de um e-commerce, é de Marketing Digital que estamos falando.

 

Dessa forma, para um trabalho bem feito, não adianta contratar apenas um profissional e jogar em cima dele todo o esforço de trabalho necessário e esperar resultados mirabolantes. A conta não irá fechar.

 

Você precisa, sim, de um profissional interno que irá conhecer a fundo o seu negócio, mas você também irá precisar de uma Agência de Marketing Digital para executar todo o restante, caso queira um negócio que cresça.

 

Assim, preparamos esse artigo para que você entenda a real necessidade e importância de uma Agência de Marketing Digital para um e-commerce, principalmente se o assunto for uma loja virtual.

 

Qual a vantagem de contratar uma agência digital?

 

A principal vantagem em ter uma Agência especializada em E-commerce, é que ela irá apoiar a gestão de marketing como um todo. Ou seja, fará parte no processo de construção e consolidação da marca, atuando para melhorar o posicionamento, ou seja o branding do negócio.

 

O ambiente online e a interface digital, diariamente, cria diversas oportunidades para quem tem um negócio.

 

E se você está lendo esse artigo, possui um negócio físico e ainda não está no mundo online, sinto em te dizer que você está perdendo tempo.

 

Mas, não vale a pena, entrar nesse mundo de qualquer jeito. É preciso ter todo um planejamento, um projeto realista e bem preparado.

 

É um alto investimento? Sim, mas o retorno de um projeto estratégico bem feito e executado é certo!

 

É nesse planejamento inicial que entra a Agência digital. Quando ela é incluída antes do site ser lançado, é muito mais fácil de começar a ver o e-commerce “andar com as próprias pernas”.

Como se destacar frente à concorrência do mundo digital?

Após elaborar o projeto e deixar tudo da parte offline esquematizada, a implementação do site não se torna uma dor de cabeça, visto que, já existem plataformas de e-commerce específicas para introduzir as formas de pagamento e meios de compra, por exemplo.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

 

A partir disso, a principal questão e desafio, passa a ser a concorrência.

 

Quem é a minha concorrência? Como faço para me destacar? Como consigo gerar tráfego para o meu site e, consequentemente, para minha loja? Como conseguir vender em todos os períodos do ano?

 

Como você pode ver, as perguntas são muitas. E para respondê-las nada melhor do que ter alguém com experiência.

 

Provavelmente, você conhece muito bem o produto que irá vender e, se já possui uma loja física, certamente conhece sua concorrência e sabe responder esses questionamentos.

 

Mas esse é o ponto chave, você sabe responder para a loja física. Para o online, tudo muda totalmente.

 

A concorrência pode ser outra. Sem falar no processo de compra, que é totalmente diferenciado.

 

A agência especializada em Marketing digital para e-commerce irá agir justamente nesses passos: analisando a concorrência, verificando estratégias que gerem visibilidade maior perante o cliente e configurar o melhor processo de compra para o usuário. E indo mais além, auxiliando no processo pós venda, que é essencial.

 

A partir da escolha de uma boa agência, o apoio para as diversas estratégias de vendas, design e do marketing digital de fato, estará garantido.

 

Dessa forma, a agência estará realizando as seguintes atividades:

Planejamento estratégico

Como já falamos, é o mundo ideal quando a Agência participa desde o processo de criação e implementação da loja online. Dessa forma, ela poderá auxiliar no planejamento estratégico.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Como já terá feito uma análise da concorrência online, conseguirá verificar, até mesmo, diferenciais que podem ser implementados no site, e assim, já sair à frente deles.

 

De uma maneira geral, a agência conseguirá criar um processo que viabilize a melhor comunicação do site, da empresa, com o usuário, facilitando assim, todo o processo.

 

Por já possuir experiência com outros clientes, a agência sabe o que é necessário fazer para que esse fluxo aconteça de forma fácil e simples, melhorando assim, um dos pontos chaves de sucesso de um e-commerce: o relacionamento com o cliente.

Identidade visual e design

Não se engane, possuir identidade visual é de extrema necessidade.

 

Não adianta ter uma logomarca de um jeito no site, de outro no produto e de um terceiro modo em um busdoor, por exemplo.

 

Você precisa ter um Manual de Identidade Visual da marca. E, com certeza, se você não tiver, a agência irá te indicar isso para ontem.

 

Assim, da mesma forma, é preciso que essa construção seja levada para a WEB. O site precisa ter a cara da empresa, as cores, a tipografia. E, logicamente, precisa ter legibilidade.

 

Um bom design para e-commerce pode trazer muito mais resultados do que você imagina e, principalmente, pode lhe ajudar a aumentar suas vendas!

 

É aí que a agência entra. Com toda sua experiência, ela irá indicar as fontes ideias para a leitura tanto no desktop como no mobile, irá indicar o que proporciona melhor aceitação em termos de cores e disposição de elementos.

 

Existem inúmeros estudos de neuromarketing, por exemplo, que avaliam justamente essas situações. E se você tiver uma agência especializada, o seu e-commerce terá grandes chances de ter sucesso.

 

Além disso, há também estudos que confirmam que o usuário vem relacionando a aparência do site com a credibilidade da loja. Portanto, você não pode ter algo amador, precisa de um site bem planejado e executado.

Execução do Marketing digital

Em termos de estratégias, ferramentas, usos e aplicativos, a agência é quem é, de fato, especializado nisso. Com a experiência que possui, saberá o que é melhor para o seu produto.

 

Quais são as melhores formas de capturar leads, criar email marketings, produzir o conteúdo certo e da maneira correta para posicionar tanto nos buscadores como para agradar e vender para o público?

 

Devo usar redes sociais? Quais redes sociais usar? Produzir vídeos para o Youtube e IGTV? Patrocinar posts? Investir em SEO? Criar um aplicativo para iOS e Android de loja online?

 

Todos esses questionamentos serão feitos e respondidos pela própria agência. Todo o trabalho será pensado e feito com base na jornada de compra do consumidor, que será analisada pela agência, para assim, produzir o conteúdo certo e entregar na hora certa para o usuário, através dos canais corretos.

 

Você precisa ter em mente, que é indispensável esse tipo de parceiro para o seu negócio funcionar e funcionar bem. As estratégias de marketing digital, serão pensadas e implementadas pela agência, já que ela conhece as melhores técnicas para lidar com o ambiente digital.

 

É claro, que você como gestor do negócio, junto com a sua equipe interna de marketing deverá avaliar questões orçamentárias com relação às ideias que serão propostas pela agência.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Enfim, é importante entender, que com essa parceria, você terá os insights mais atuais e modernos, não ficando obsoleto com relação à concorrência.

 

O que você acha sobre ter uma agência de Marketing digital como parceira para o seu E-commerce? Comente aqui!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.