Se você tem um e-commerce, sabe que um dos principais componentes para o sucesso é o estoque!

Seja qual for o tamanho da empresa, é preciso ter um nível de produtos suficiente para atender a demanda no prazo. Assim, o financiamento de estoque acaba sendo uma opção de garantir o atendimento da demanda dos seus clientes.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela Forrester Research, em 2021, mais de 80% dos consumidores online esperam que as empresas tenham produtos em estoque e prontos para envio imediato.

Essa é a força vital do seu negócio, o que mantém a empresa à tona e mantém os clientes satisfeitos.

 

Mas antes, o que é o financiamento de estoque?

O financiamento de estoque consiste em uma linha de crédito específica para a aquisição de mercadorias a serem comercializadas em um e-commerce.

Essa modalidade de crédito permite que os e-commerces comprem mais produtos, diversifiquem seu mix de produtos e negociem melhores preços com seus fornecedores.

Dessa forma, eles conseguem aumentar sua competitividade no mercado e, consequentemente, aumentar suas vendas e lucratividade. Separamos outras vantagens de recorrer a essa modalidade de capital, leia a seguir:

 

financiamento-de-estoque-guest-post-a55-2-iset-700x480

 

1 – Mantenha seu Fluxo de Caixa saudável

A compra de matéria prima pode comprometer todo o fluxo de caixa de uma empresa!

Nem sempre é possível negociar prazos de pagamento com fornecedores muito longos, sendo até preciso quitar no momento da compra em alguns casos.

O que acaba sacrificando todas as entradas financeiras do caixa para pagamento de mercadorias!

Já com o financiamento de estoque, você pode manter um fluxo de caixa saudável, evitando a necessidade de usar seus recursos financeiros para comprar produtos.

Isso pode te ajudar a comprar em grandes quantidades, pagando descontos maiores. Pode ser especialmente útil se você tiver flutuações sazonais ou se estiver expandindo sua linha de produtos.

Essa movimentação pode até reduzir os custos e aumentar os lucros!

 

2- Invista em outras áreas do seu negócio

O financiamento de estoque libera caixa que pode ser usado em outras áreas de negócios igualmente importantes, por exemplo, para investir em ativos fixos e ajudar a empresa a crescer ou em marketing digital, por exemplo.

Ou seja, a empresa terá caixa excedente que poderá ser utilizado para investir em seu crescimento!

 

[rock-convert-cta id=”52945″]

 

3 – Melhore o seu Capital de Giro

O financiamento de estoque ajuda a melhorar o ciclo do capital de giro. Especificamente, ajuda a garantir que o capital de giro da empresa seja sempre positivo e, consequentemente, melhora a saúde financeira da empresa. Reduz o risco da inadimplência dos clientes que pode comprometer em ter uma viabilidade futura.

Uma das principais soluções no mercado é o Smart Capital da a55, fintech parceira da iSET e pioneira no financiamento para e-commerces no Brasil.

Através da previsibilidade de receita dos produtos da curva ABC do seu estoque, a a55 consegue financiar o seu estoque com taxas acessíveis e sem burocracia!

Ficou interessado? Clique aqui e aproveite.

 

4 – Fidelize fornecedores

Outro benefício importante do financiamento de estoque é a possibilidade de fidelizar os fornecedores!

Como os e-commerces têm mais poder de negociação, eles conseguem obter melhores condições de pagamento e preços mais competitivos.

Isso faz com que os fornecedores se tornem parceiros estratégicos dos e-commerces, contribuindo para o crescimento sustentável do negócio.

 

5 – Responda rapidamente às tendências de mercado

Um relatório da consultoria McKinsey & Company aponta que o gerenciamento eficiente de estoques pode aumentar a receita das empresas em até 3% e reduzir os custos operacionais em até 10%.

Isso se deve ao fato de que ter o produto certo no momento certo pode aumentar a eficiência do processo de atendimento e reduzir os custos associados a reembolsos e devoluções.

 

financiamento-de-estoque-guest-post-a55-iset-700x480

 

Dessa forma, o financiamento de estoque também te permite responder rapidamente às tendências de mercado e às mudanças na demanda dos clientes, o que pode ser especialmente importante em um ambiente comercial em rápida evolução, como o e-commerce.

 

6 – Prepare-se para picos de demanda

Uma pesquisa da empresa de logística UPS revelou que mais da metade dos consumidores dos Estados Unidos (56%) abandonariam uma compra online se os produtos que desejam comprar estiverem fora de estoque.

Isso é especialmente importante quando são esperados picos de demanda, para os quais é necessário aumentar o estoque antecipadamente.

Caso contrário, a empresa corre o risco de não conseguir atender toda a demanda e evitar rupturas de estoque. Há datas que você pode ter marcadas no calendário, como: Black Friday, temporada de compras natalinas e a Amazon Prime Day.

 

7 – Gerencie o seu inventário com mais eficiência

Por fim, o financiamento de estoque pode ajudar você a gerenciar seu inventário com mais eficiência!

É uma vantagem se você estiver com dificuldades para acompanhar seus níveis de estoque ou se descobrir que está constantemente ficando sem produtos.

Em geral, financiar o estoque é uma maneira eficaz de impulsionar o crescimento de um e-commerce, desde que seja feito de maneira estratégica e com uma compreensão clara dos riscos e benefícios envolvidos!

 

Leia também:

 

Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!