Você sabe o que é Logística reversa no pós-Black Friday e como ela pode transformar a experiência do cliente?

Uma das datas que mais movimentadas do mercado varejista está se aproximando. É claro que estamos falando da Black Friday, um dia recheado de ofertas e condições especiais.

O evento teve sua primeira edição aqui no Brasil no ano de 2010, no dia 28 de novembro, o evento aconteceu completamente online e contou com a participação de mais 50 lojas do varejo nacional.

Quando falamos em Black Friday, logo pensamos em um dia com o número de vendas bem maior do que o rotineiro.

Com todo esse aumento, consequentemente cresce também o número de pedidos devolvidos e a quantidade de pessoas que compram por impulso e acabam desistindo da compra.

Prevendo esse cenário, sua loja precisa estar preparada para lidar com a logística reversa no pós Black Friday.

E é por isso que nós preparamos nesse artigo um conteúdo rico em como trabalhar a logística reversa do seu negócio após o evento de Black Friday.

Leia agora e descubra tudo que você precisa saber para transformar a experiência do seu cliente.

 

O que é logística reversa?

Logística reversa é, de forma resumida, uma maneira de fazer com que produtos que estão com o cliente voltem para a empresa.

No nosso país, em toda compra feita de forma remota pela internet, o consumidor tem o direito a 7 dias para se arrepender conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, por meio da Lei 8.078/1990.

Já em situações em que exista defeito de fabricação, o tempo de solicitação do consumidor é de 30 dias para produtos perecíveis e de 90 dias para não-perecíveis, lembrando que a empresa tem até 30 dias para resolver a situação.

E para garantir a satisfação do cliente, o lojista precisa fazer o processo reverso, no caso, trazer o produto de volta para sua empresa, para ser feita a manutenção ou a troca dele.

Claro que quando você estiver começando com seu e-commerce, essas solicitações acontecerão de forma esporádica, mas de acordo com que seu negócio for crescendo, é interessante criar um processo de logística reversa eficiente.

Dependendo do tamanho da sua empresa e onde ela está localizada, é interessante que você tenha pontos de coleta!

É importante também ressaltar que o custo para trazer a mercadoria de volta para a empresa é por conta do lojista, trata-se de uma lei do código de defesa do consumidor que diz que o cliente não pode ter nenhum custo a mais por causa disso.

Segundo o Conselho de Logística Reversa Brasileiro, 10% dos itens comprados online retornam para as lojas, seja por troca ou devolução do produto.

Além disso, de acordo com uma pesquisa da Ebit aponta que 92% dos clientes voltaram a comprar em uma loja onde tiveram uma boa experiência de troca ou devolução.

 

 

Durante a Black Friday

Com o número elevado de vendas e compras durante a Black Friday, acaba sendo corriqueiro o retorno de produtos, seja pela entrega incorreta de um modelo ou toda a encomenda.

O atendimento na pós-venda, quando realizado com cautela e de forma correta, garante que a mercadoria não volte e, principalmente, consiga a fidelização e a satisfação do consumidor.

Em situações de trocas dos produtos, a empresa deve realizar a logística reversa para atender certa demanda no período de Black Friday sem atrasos e erros no reenvio dos produtos.

Alguns lojistas apostam até na contratação de empresas de logística especialistas para atender toda essa demanda, principalmente na logística reversa, isso pode ajudar para que a experiência do cliente seja a mais agradável possível.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

Atenção ao pós-venda

Mesmo com todo o marketing da Black Friday voltado apenas para os dias do evento, a verdade não é bem assim para as empresas, após finalizar as vendas em promoção, começa uma sequência de processos para que todos os negócios fechados aconteçam da forma mais certa possível.

O pós-venda, então, aparece como um ponto fundamental para o sucesso da Black Friday de todo negócio, garantindo uma experiência de compra completa ao consumidor. É por isso que o varejo também deve dedicar esforços para atender o consumidor depois de toda aquela fase de intensa agitação.

Esse é o momento de oferecer canais de atendimento para sanar dúvidas, receber reclamações e apoiar o cliente naquilo que ele necessita.

Vale ressaltar que o pós-venda é, com certeza, um meio valioso para fidelizar o cliente.

 

 

Importância da logística reversa

Da mesma forma que vender e entregar os produtos no prazo acertado com o consumidor, o sucesso da logística para a Black Friday também necessita de uma boa estratégia de logística reversa.

Da mesma forma que ocorre o aumento nas vendas, há também um aumento no número de devoluções de produtos, por inúmeros fatores.

Para se ter uma ideia, a Black Friday já é apontada como a principal data do e-commerce brasileiro. Segundo o levantamento realizado pela Ebit|Nielsen, 88,6% dos e-consumidores pretendem comprar na ocasião.

Portanto, é comum que, junto às vendas, aumente também os pedidos de devoluções, substituição de produtos e cancelamentos.

Por esse motivo, é muito interessante que os varejistas também se preparem para isso, formando estratégias de logística reversa adequadas com o número de pedidos que surgirá.

O objetivo é evitar quaisquer problemas e atrasos nesse tipo de demanda, garantindo a satisfação do usuário.

Podemos observar que, programar a logística reversa para a Black Friday é a saída para que as organizações consigam agir de maneira satisfatória, aproveitando todo o potencial de conversões que o evento promete.

Para isso, planejar e preparar sua loja é fundamental.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Dicas para utilizar o mínimo possível a logística reversa

A logística reversa é um trabalho custoso para a empresa e demanda tempo e esforço, então o ideal é que, quanto menos devoluções, melhor!

Foi justamente pensando nisso que separamos algumas dicas básicas que podem ajudar seu negócio a evitar utilizar a logística reversa.

  • Tenha fotos bem tiradas de seus produtos, com cores fiéis para que o consumidor não se surpreenda quando receber sua compra;
  • Crie descrições completas com todas as informações e dúvidas frequentes do produto;
  • Vídeos do produto também são excelentes para ajudar o cliente a tomar a decisão de compra com mais certeza, sem falar que os vídeos também ajudam seu produto a ranquear nas pesquisas do Google;
  • Tenha uma página com informações claras sobre as condições de troca e devolução de produtos;
  • Invista em um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) que consiga atender o cliente com agilidade e qualidade.

 

Temas para sua loja virtual

Utilizar um tema compatível com seus produto é fundamental para proporcionar ao visitante uma experiência completa em sua loja virtual. Pensando nisso, nós da iSET desenvolvemos temas que se encaixam perfeitamente em certos nichos de mercado.

Para você lojista que quer vender muito durante a Black Friday, o tema ideal para sua loja é o Black Friday.

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O tema Black Friday foi criado utilizando cores escuras, desenvolvido especialmente para a data, ele destaca promoções e apresenta banners bem visíveis, o tema é perfeito para preparar sua loja virtual para o evento de Black Friday.

Veja todos os temas disponíveis na plataforma iSET.

Nesse artigo você pode descobrir um pouco sobre a logística reversa, como ela funciona, sua importância e algumas simples dicas de como evitar esse processo. Espero que tenham gostado do conteúdo.

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