Automatizar não é tarefa fácil, só aparenta ser. Ela precisa de muita estratégia, análise e manutenção.

Se a automação é necessária normalmente, imagine então na Black Friday? Período em que as vendas aumentam exponencialmente, e todos esperam um atendimento excelente, cumprindo os prazos e com uma comunicação próxima entre cliente e empresa?

Por isso, se você ainda não conta com um serviço de automação no seu e-commerce, corra, já que ainda dá tempo de se preparar para a Black Friday 2021.

Para isso vamos falar sobre as vantagens que você encontra utilizando esse processo no seu processo de compra e relacionamento com os leads.

 

Black Friday em números

Você, que trabalha com ecommerce e varejo no geral, sabe que uma das grandes datas do comércio é a Black Friday. 

Porém, se você ainda está em dúvida se a demanda realmente vai aumentar na Black Friday 2021, vamos trazer alguns números para você conferir.

Segundo um levantamento Ebit/Nielsen, a data bateu records em 2020, mesmo com o cenário de pandemia trazendo incertezas para a economia.

  • Houve um aumento de 15,5% no número de pedidos realizados no ano passado;
  • No total, foram realizados 6 milhões de pedidos de compras via ecommerce, considerando apenas as vendas realizadas na quinta (26) e sexta-feira (27).;
  • O faturamento nesse período foi de R$4,02 bilhões;
  • Já quando incluímos as vendas do período do ‘esquenta’ da Black Friday, referente ao período de 19 a 27 de novembro, o faturamento foi de R$6 bilhões.
  • Foi um aumento de 30,1% com relação às vendas do mesmo período em 2019.

Ou seja, se você ainda não se preparou, vale se planejar e se organizar. Já que os números apontam esse período como uma ótima oportunidade de faturamento e claro, com uma alta demanda de vendas e acessos ao seu ecommerce.

 

 

Automação x Performance

Ok, você já confirmou o quanto a Black Friday é um período importante de vendas para seu ecommerce, mas ainda não entendeu exatamente como a automação pode influenciar nete momento?

Nós vamos listar alguns benefícios que a automação pode trazer para sua equipe e dia a dia. E então, você vai perceber como ela influencia diretamente na performance do seu time.

  • Eficiência na automação de envio de e-mails. Como, por exemplo, toda vez que uma venda for concluída, você pode deixar programado um e-mail com os próximos passos para o cliente não ter dúvidas sobre a compra;
  • Segmentação de leads, com a automação é possível criar automações seguindo comandos que já separam seus leads. Assim, você envia a mensagem que mais interessa para o cliente ideal.
  • Integração dos canais de atendimento, a automação une os canais de atendimento em um só lugar, além de algumas ferramentas que oferecem até mesmo chats de atendimento.
  • Integração de equipes, muitas vezes as equipes de diferentes departamentos precisam se comunicar. E o trabalho de um, influencia totalmente no resultado do outro. Mas quantas vezes uma mensagem que chegou nas redes sociais, acaba se perdendo e não chega até o SAC? Ou no caso dos e-commerces com equipes de vendas, quantas vezes o primeiro contato não chega pelo Instagram e se perde no caminho até o vendedor? Quando você conta com uma ferramenta de automação, é possível programar o caminho exato do contato. E assim, ele não se perde pelo trajeto.
  • Métricas, mais do que automatizar processos, o que já é uma grande ajuda no dia a dia, com as ferramentas de automação. Você também passa a ter análises aprofundadas das métricas das suas campanhas. Isso vai trazer dados importantes para aprimorar suas campanhas.
  • Tempo é a maior vantagem que você ganha com a automação, que faz total diferença na performance. Com ferramentas de automação, tarefas que demandam muito tempo, podem ser realizadas automaticamente. Liberando sua equipe para tarefas que realmente importam e precisam da atenção deles.

Ou seja, além de automatizar processos. Como, por exemplo, enviar o e-mail certo, automaticamente, logo após determinada ação do lead. A automação traz outras vantagens.

São todas ações que fazem parte do dia a dia de quem trabalha com e-commerce, e sabe o quanto essas pequenas tarefas levam tempo. 

Então, quando você inclui a automação no processo das equipes, traz para a rotina mais agilidade, eficiência. E quando bem programado e testado, diminui as chances de envios errados e comunicações enviadas fora de contexto.

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

Como lidar com a alta demanda na Black Friday

Agora que você já está cheio de informações sobre a Black Friday e sobre as vantagens da automação, vamos falar especificamente sobre a este período.

Na verdade, selecionamos as principais situações que acontecem no planejamento, esquenta, execução e pós Black Friday . E como a automação pode auxiliar nessas etapas.

Lembramos que essas estratégias também são bem-vindas independente da época do ano. E podem ser essenciais em outras datas de alta demanda, como Natal e Dia das Mães.

 

Planejamento e estratégia

Para não ter problemas ou surpresas indesejáveis, trace uma estratégia muito bem definida. Desenhe todo o processo antes de começar a criar sua campanha e peças.

Vale lembrar que a Black Friday já faz parte do calendário do varejo nacional. Então, quanto antes se dedicar para criar uma campanha eficiente, menores são as chances de erros.

Aqui vale pensar não só no dia da Black Friday, mas também no esquenta. Aliás, como apontamos no início do artigo, esse é um momento importante de vendas. 

Também é um momento importante para comunicar os clientes sobre o que vem por aí. Então crie uma comunicação integrada, que atue tanto nas redes sociais, e-mail marketing, SMS, anúncios pagos.

Como você já percebeu, uma campanha de Black Friday envolve muitos detalhes. Por isso, contar com a automação para alimentar esses leads, vai fazer toda a diferença na eficiência das vendas neste período.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Para quem você vai vender?

Qual é sua persona? Quem é o seu público alvo? Para quem você vai vender?

Essa é a pergunta chave quando falamos de performance, principalmente na Black Friday. Quando várias empresas apostam em anúncios e enchem o público de informações.

Para não ser apenas mais um post patrocinado ou e-mail na caixa de entrada do lead, entenda profundamente quem é ele. 

O que ele deseja? Quais são as dores? Como seu produto pode solucionar um problema do dia a dia desse lead?

Quando começar a produzir as páginas, conteúdos e comunicação, não se esqueça de quem são as pessoas que você quer impactar.

Aliás, a forma como você se comunica vai fazer toda a diferença entre a conexão e venda. Ou ser simplesmente ignorado pelo cliente.

 

Use a automação no seu planejamento

A comunicação da sua campanha de Black Friday começa muito antes da data. Aliás, começa muito antes do primeiro e-mail marketing enviado.

Ela começa na captação de leads qualificados, na segmentação do público, na criação de copys irresistíveis.

E em todos esses processos você pode contar com a ajuda de uma ferramenta de automação, que vai deixar tudo automatizado.

Com a automação, você pode criar páginas que antecedem sua Black e começar a capturar leads. Iniciando uma comunicação e nutrição através de e-mails. Podendo como, por exemplo, divulgar promoções e lançamentos, além de entregar conteúdos e vender produtos.

Tudo isso sem precisar perder horas cadastrando e-mails na plataforma de disparo.

 

Utilize os canais de comunicação a seu favor

Além da automação de e-mails, você pode automatizar outras formas de comunicação, como chatbot, SMS, Whatsapp e Facebook! 

Todos esses canais de comunicação podem e devem ser utilizados na sua estratégia de vendas da Black Friday. Só é importante criar uma campanha com uma linguagem que faça sentido para todos esses canais.

Tudo depende da sua estratégia, por isso é muito importante ter todo o processo desenhado, antes de começar a criar qualquer coisa.

E mais uma vez, conhecer seu público vai fazer toda a diferença, afinal, do que adianta investir tempo, configurações e muitas vezes, dinheiro, em um canal em que seu cliente não está?

 

Teste todos os processos

Mas um lugar onde poucos olham e muitos pecam, é nos testes, para que não tenha problemas durante sua Black, TESTE MUITO, mas muito mesmo, desde a primeira etapa do processo, até a entrega do seu produto. 

Por isso o planejamento é essencial, só assim, você terá tempo de realizar todas as configurações necessárias, fazer todos os disparos de testes que forem precisos, e deixar sua campanha sem erros.

Aqui também vale redobrar a atenção com os leads que vão ser utilizados, afinal, com a Lei Geral da Proteção de Dados, todos os contatos precisam ter autorizado previamente esse envio.

Mais uma dica, não custa nada revisar o conteúdo das mensagens e posts. Tudo está correto? As informações estão certas? O preço está certo? O parcelamento também? 

Afinal, uma vírgula fora do lugar pode causar muita dor de cabeça e até mesmo prejuízos para seu negócio.

 

Integre os canais de comunicação e equipes

Quantos canais de comunicação você utiliza no dia a dia? Quais vão ser explorados durante a Black Friday?

Com a automação você consegue integrar a comunicação entre esses canais, e direcionar as mensagens para a equipe responsável sem perda de tempo.

O que levanta mais um ponto importante neste período. Sua equipe está alinhada? Todos estão sabendo das promoções? Já foram comunicados das campanhas que vão acontecer durante a Black Friday? 

A comunicação é essencial neste período, principalmente em e-commerces onde a equipe é pequena e na hora da alta demanda, todo mundo entra na linha de frente.

Então, sempre se alinhe às suas metas e necessidades neste período com a sua equipe! Além das mensagens chegarem na pessoa certa, — afinal, esse problema foi resolvido com a automação —, toda a equipe está alinhada para oferecer o melhor atendimento para o cliente.

 

Crie comunicações exclusivas para cada etapa do funil de vendas

Essa é uma estratégia que teoricamente você já aplica na sua comunicação. Afinal, cada etapa do funil de vendas pede uma abordagem específica.

Mas isso também pode ser aplicado durante o período de Black Friday. Use e abuse das automações para segmentar os leads conforme a etapa do funil e envie conteúdos específicos para cada um deles.

Quem sabe um mega desconto para quem já está no topo do funil? Com certeza será um chamariz para conversão deste lead.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Ferramentas de automação

Tudo perfeito até aqui! Você já se planejou, criou uma estratégia imperdível, comunicou sua equipe, testou todos os processos, está pronto para a Black Friday.

Mas como vai realizar essa automação? É aí que entram as ferramentas de automação de marketing.

Existem várias opções no mercado, desde as ferramentas mais simples, que realizam a automação apenas de envio de e-mails, e nesse caso, existem opções gratuitas.

Até opções completas, que vão atender todo o processo de comunicação e relacionamento do seu e-commerce. Nesse caso, as opções são pagas e oferecem diferentes funções nos pacotes oferecidos.

Na hora de escolher a ferramenta ideal sempre analise as funções oferecidas, a quantidade de disparos de e-mail, se a ferramenta pode ser integrada com outras funções. Como, por exemplo, oferece módulos de CRM, oferece modelos de páginas e e-mail marketing prontos. 

E principalmente, se oferecem um suporte em português para tirar suas dúvidas. Afinal, você está fazendo um investimento para trazer mais eficiência para sua equipe, e não uma ferramenta que ninguém vai conseguir usar.

Nós, indicamos a leadlovers, uma ferramenta de automação completa, que atende desde pequenos e-commerces, que estão começando sua jornada neste mercado, até e-commerces com grandes estruturas. 

Além de toda a automação de disparos de e-mail, a leadlovers ainda oferece soluções completas para relacionamento e engajamento, disparos de SMS, integração com o gerenciador de anúncios do Facebook e relatórios completos, com todas as métricas e análises necessárias para melhorar seu desempenho e eficiência. 

 

Conclusão

Com a automação, seu desempenho irá aumentar muito, pois vários processos que você precisaria estar fazendo manualmente, agora é automático, onde você só precisa configurar, e depois ficar analisando e melhorando todas as etapas do seu funil de vendas.

Enquanto isso, sua equipe estará dedicada nos processos que vão fazer a diferença neste período de Black Friday, que neste ano, com a automação, será muito mais eficiente e de alta performance.

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